Uma "Nespresso" para a pele

Uma
As máquinas de café em cápsulas representaram uma novidade disruptiva no mercado, criando um mercado completamente novo e mudando a forma como as marcas de café se posicionam  e distribuem os seus produtos em todo o mundo. Ainda hoje, outros segmentos do próprio mercado de bebidas tentam, sem sucesso, emular o formato. Agora, a indústria de beleza, cada vez mais às voltas com uma busca por individualização, é quem tenta estabelecer um negócio de "cápsulas" consistente. Uma empresa avançada nesse processo é a B2B Cosmetics, fundada no final de 2014 por dois engenheiros químicos, Julien Gros e Grégoire Tutenuit. A empresa desenvolveu a tecnologia Emuage, que permite aos usuários criarem seus próprios produtos de cuidados pessoais personalizados escolhendo cápsulas, colocando-as na máquina e recebendo o produto final - por exemplo, para os cabelos, proteção solar ou cuidados com a pele. De acordo com a empresa, a máquina permanece perfeitamente limpa para atender aos padrões mais rígidos de higiene com o mínimo esforço. As cápsulas foram projetadas para serem de material único e reciclável. O negócio chamou a atenção da alemã BASF, maior empresa de ativos e ingredientes cosméticos do mundo, que fez um investimento para ficar com parte da companhia, além de estabelecer uma parceria para a venda das suas próprias soluções cosméticas. "Esta cooperação vai nos permitir estabelecer e comercializar a tecnologia e o dispositivo", afirma Grégoire Tutenuit, CEO da B2B Cosmetics.

De acordo com Renata Oki, gerente de Personal Care da BASF na América do Sul, máquina, em princípio, a ideia da BASF é vender o sistema inteiro: a máquina e as cápsulas, além de desenvolver a formulação. "Uma das grandes tendências do mercado é, justamente, fazer cosméticos personalizados, customizados. E essa máquina ajuda a entregar isso", diz a executiva. A ideia é que o produto seja lançado em vários mercados internacionais, de forma faseada, a partir deste ano. As limitações regulatórias variam em cada país, por isso a BASF está trabalhando individualmente para gerenciar estas questões em cada mercado e viabilizar a solução.

 A B2B Cosmetics recebeu o "Prêmio Inovação" na feira de exposição Consumers Electronics Show (CES) realizada recentemente em Las Vegas, EUA, pela sua tecnologia Emuage pelo segundo ano consecutivo.

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