Farmax adquire a Sanavita

Farmax adquire a Sanavita

A mais recente aquisição da companhia mineira, agora na linha de suplementos, reforça avanços consistentes nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar. Empresa fechou 2022 com vendas de R$ 600 milhões e crescimento de 32%
 

A mineira Farmax, deu mais um passo importante  para a formação de um grupo de empresas no segmento de saúde, beleza e bem-estar. A companhia adquiriu a Sanavita, empresa paulista especializada em produtos de nutrição e suplementação alimentar, especialmente colágeno e ácido hialurônico oral. A estratégia é uma continuidade aos planos de crescimento do negócio, iniciados desde a aquisição da empresa mineira pela firma de private equity Vinci Partners, no final de 2021. Essa é a segunda movimentação do tipo anunciada pela Farmax neste ano. Recentemente a empresa comunicou a incorporação da Negra Rosa, focada em produtos de beleza e cuidados pessoais voltados para peles negras.

Fundada há quase 40 anos, a Sanavita é uma indústria 100% brasileira, com sede em Piracicaba (SP), onde também fica a fábrica, um centro de pesquisas e uma estrutura própria de e-commerce. Atualmente a empresa conta com 120 colaboradores. De acordo com o CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro, a aquisição é fruto de um longo processo de negociação iniciado há quase um ano e se consolida em um contexto positivo da saúde financeira da Sanavita, que tinha gestão familiar. "É uma movimentação estratégica que marca o nosso ingresso em categorias complementares de produtos no segmento de beleza, saúde e bem-estar. Estamos expandindo a atuação para novos canais nos quais enxergamos oportunidade de reforço de posicionamento no mercado", explicou Ribeiro. 

Entre os principais fatores apontados para viabilização do negócio está a sinergia existente entre as empresas. "Assim como a Farmax, a Sanavita tem o cuidado como uma de suas principais causas. Este movimento também consolida nosso posicionamento nacional. Contamos agora com 1106 colaboradores, presentes em mais de 20 estados, operações fabris em Minas Gerais e São Paulo e presença em mais de 94% das farmácias de todo o Brasil", destacou o CEO.

A Sanavita já está em mais de três mil pontos de venda pelo Brasil, como lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, drogarias, empórios, lojas especializadas, além do e-commerce. Nessa nova fase, haverá uma expansão significativa nos canais farma, uma das principais vantagens competitivas da Farmax devido à capilaridade alcançada em todo o território nacional. "Apoiaremos a Sanavita na conexão com novos públicos, com os quais a Farmax já possui credibilidade e acesso", reforçou Ribeiro. Outra vantagem para a articulação é a expertise que a Sanavita acumula nos canais verde e ecommerce.

As duas incorporações anunciadas em 2023 fortalecem a formação do grupo composto pelas marcas Farmax, Sanavita e Negra Rosa. Além das marcas adquiridas neste ano e da linha com marca própria, a Farmax é dona de Hidraderm, Moskitoff, Vasemax, Sunless, Be Veg, entre outras, produzindo 200 milhões de unidades de seus 450 produtos em 2022.

Ainda no primeiro semestre de 2023, a Farmax lançará outra iniciativa importante: a inauguração da Farmax Distribuidora, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um reconhecido hub logístico nacional. A Distribuidora fortalecerá a expansão estratégica e geográfica da empresa, ampliando a capacidade de armazenamento e trazendo ganhos de produtividade.

A Farmax atingiu um faturamento bruto de R$ 600 milhões em 2022, o que representa um crescimento de 32% na comparação com 2021. Para este ano, a previsão da companhia é ter um crescimento orgânico de 20%, sem incluir receita vinda de aquisições. Ainda conforme Ribeiro, outras oportunidades de M&As estão em estudo para 2023, com possibilidade de acelerar ainda mais a agenda de crescimento.

}

Comentários ()

Blogs

Tags