Beleza Multifuncional

Beleza Multifuncional

Muitos Produtos em um: agregar benefícios diversos em um único produto, num pacote que une praticidade e economia, ganha ainda mais força na retomada pós-pandemia.

Diversidade de benefícios e economia são duas das características apontadas como responsáveis pelo crescimento do interesse em produtos híbridos, voltados para os cuidados com a pele, nos últimos anos

Não se trata exatamente de uma tendência nova. A explosão do BB Cream há alguns anos já apontava nessa direção, a da busca do consumidor por produtos que, além de diversos benefícios em um, também representem benefícios econômicos. Nesse sentido, os produtos multifuncionais, híbridos ou 2 em 1 respondem a uma demanda do consumidor que ganhou ainda mais impulso com a evolução da pandemia nos dois últimos anos e que promete continuar num mundo pós-pandemico. Nos últimos anos vimos um crescente interesse do consumidor por produtos multifuncionais e híbridos, no que diz respeito aos cuidados faciais.

Denise Moraes, Gerente de Produtos da Bioage, aponta que a demanda por produtos multifuncionais vem crescendo a cada dia, pela praticidade, pela falta de tempo ocasionada pelo dia a dia cada vez mais atribulado e, também, pelo custo-benefício de utilizar um produto que sozinho atenda diversas necessidades, no lugar de uma rotina mais complexa e às vezes, mais custosa ao consumidor. “É uma grande tendência para este ano que este mercado se intensifique, trazendo novos benefícios em produtos já consagrados”.

“Todos nós já ouvimos as expressões ‘menos é mais‘e ‘o tempo é um bem escasso’,  quando escutamos essas frases ,  lembramos que comportamento do consumidor  acompanha o seu tempo”, explica José de Almeida.

CEO da Pelenova Tecnologia Almeida acredita que o momento atual e a tendência de futuro indicam que o consumir precisa de produto híbridos, multifuncionais, que ofereçam praticidade, com economia de tempo e de dinheiro, tornando verdadeiro o conceito minimalista de que mais é realmente menos.  Pare ele os produtos híbridos e multifuncionais devem oferecer mais benefícios com menor quantidade de produtos, porém, esses benefícios do “5 em 1” devem ser perceptivos, duradouros e seguros. “Vivemos um momento da Cosmética baseada em evidências e não apenas em vidência.  Multifuncionalidade é atuar de forma a cuidar da pele como pele, pensando no mais rápido, no mais cômodo, no mais efetivo e no mais seguro, o cosmético deverá ser cada vez mais smart. Atualmente novas tecnologias baseadas em evidências cientificas indicam novos produtos, movas apresentações, que irão cuidar da pele como um todo, melhorando os aspectos visíveis e nos fatores causais” conta. 

Para Karina Teixeira, gerente de Marketing da Lubrizol Life Science, a crescente simplificação das rotinas de beleza já era uma realidade observada pela indústria de beleza que foi acentuada pelos orçamentos mais reduzidos, principalmente durante e pós-pandemia, trazendo uma nova realidade de consumo que foca no que é essencial, inclusive em rotinas de beleza mais reduzidas e formulações “limpas”.  Aliado a esses fatores, observa ela, há uma crescente consciência ecológica, resultando um consumo mais consciente da beleza, onde consumidores reduzem a compra e utilização de produtos, reduzindo assim, o impacto ambiental na sua rotina, traduzida em uma mudança para o mercado de beleza global naquilo que é conhecido como uma abordagem mínima para a beleza com produtos multifuncionais que tenham uma lista de ingredientes reduzida e claims verdes como foco. “Uma recente inovação da Lubrizol Life Science nesse sentido, é o lançamento do Argirline Amplified, alinhado à tendência de skip-care, que traz cuidado multicamada para uma pele integralmente mais jovem: vimos uma mudança na conhecida tendência K-beauty, baseada na rotina de beleza em 10 etapas, para um movimento mais minimizado que pode se adequar melhor a estilos de vida mais ocupados. Essa nova tendência também é conhecida como tendência de cuidados com a pele skip-care. Ela consiste na seleção de vários produtos poderosos multifuncionais que oferecem vários benefícios à pele e, portanto, simplificam a rotina diária para torná-la mais conveniente, sem sacrificar a eficácia. As novas rotinas de beleza são minimalistas, mas a pele deve ser tratada de maneira integral. Para poder oferecer múltiplos benefícios à pele, cada camada deve ser visada de maneira inteligente”.

A executiva da Lubrizol chama atenção para o maior interesse por ingredientes essenciais de beleza, embalados com toda a eficácia para simplificar o regime de cuidados com a pele, trazendo um cuidado multicamada para obter uma pele integralmente mais jovem. “O minimalismo representa também um impacto positivo no meio ambiente: quem escolhe simplificar sua rotina diária também contribui para tornar a beleza mais sustentável, minimizando a quantidade de produtos e, portanto, o número de embalagens utilizadas”, explica.

INOVAÇÕES NO CAMPO TECNOLÓGICO

Florencia Jinchuk, fundadora e CEO da The Chemist Look, chama atenção para o fato de que a evolução dos produtos multifuncionais em andamento e o atendimento às demandas do consumidor por mais produtos com tais propriedades demanda muita pesquisa e inovações no campo tecnológico. “Como a inovação está no DNA da nossa marca, combinamos ingredientes clássicos com o que há de mais moderno em inovação biotecnológica aplicada à pele. Na The Chemist Look nós revisamos nossas fórmulas e as reformulamos constantemente, uma vez que os nossos clientes valorizam isso. Os nossos consumidores são bem informados e o nosso dever é oferecer as mais recentes inovações. Somos uma empresa centrada no cliente, portanto, estamos sempre trabalhando em beta. Aqui, nos concentramos em cuidar da saúde da pele, otimizando seus processos biológicos e respeitando sua integridade. Temos produtos multifuncionais, com diversos benefícios em uma só fórmula, mas também temos produtos específicos e eficazes para uma finalidade”. 

Florência cita como exemplo uma das novidades em termos de ingrediente na qual a empresa vem trabalhando, o Acetil Hexapéptido-1, que é a alternativa cosmética à toxina botulínica mais eficaz do mercado. “A partir deste ativo, criamos o Booster MUNAP-18, uma fórmula avançada ideal para prevenir e suavizar linhas de expressão proporcionando um efeito tensor imediato na pele. Além desse ativo, também incorpora dois pós-bióticos, um firmador e um hidratante que, combinados, melhoram a aparência do contorno dos olhos, aumentam a elasticidade da pele estimulando a síntese de colágeno, que é a principal proteína da derme, e reforçam a barreira cutânea. É um produto para pessoas que pretendem iniciar o tratamento ou a prevenção de linhas de expressão. Pode ser usado diariamente, uma ou duas vezes, durante todo ano”, explica.

Denise Moraes, da Bioage, lembra que este é um caminho que já vem sendo traçado no mercado há algum tempo, e as novas tecnologias cosméticas, a evolução dos ativos, abrem possibilidades para trazer soluções assertivas de skincare. “Um exemplo é o nosso novo pó compacto lançado recentemente, que vai muito além da maquiagem. Possui fator de proteção solar FPS60 em uma fórmula rica em ativos como a vitamina C. Oferece ação antiaging, antioxidante e antipoluição, e protege contra a ação nociva proveniente da luz de equipamentos eletrônicos. São benefícios práticos, que fazem toda diferença na rotina diária de tratamento e beleza”.

Karina Teixeira, da Lubrizol, aposta que essa é certamente uma tendência que tem chamado a atenção nos últimos anos, através de produtos com diferentes ingredientes ativos normalmente encontrados em cuidados com a pele aplicados a maquiagem e que, ao usar diferentes tecnologias, os benefícios desses produtos individuais são combinados, complementados e expandidos. “Uma vantagem clara nesse tipo de produto é que se pode economizar alguns passos na rotina de cuidados com a pele. Um limpador facial que limpa a pele em apenas uma etapa devido às suas propriedades emulsificantes elimina a necessidade de produtos adicionais, inclusive muitos limpadores faciais híbridos também têm propriedades nutritivas agregadas”.

E qual é o futuro? Produtos de maquiagem que ofereçam benefícios estéticos e propriedades reparadoras da pele com alto desempenho nas duas funções, aposta. “Na Europa 40% de lançamentos de maquiagem inclui benefícios de hidratação. Nos EUA 42% de mulheres desejam que seus produtos de maquiagem também beneficiem sua pele. Na Coreia do Sul, a maquiagem está evoluindo para produtos que proporcionam ainda mais efeitos benéficos para a pele”.

Para José de Almeida, da Pelenova, cuidar da pele é um fator muito mais abrangente que envolve entender a fisiologia da pele e como ela reage a utilização dos ativos. “Demanda um olhar para a pele não apenas como revestimento que precisa e deve ser belo, mas um olhar para a pele como um órgão, por exemplo, que precisa, respirar, estar hidratado, eliminar toxinas, que precisa estar bem nutrido e que essa preocupação impacta no organismo como um todo e para isso, tudo conta, qualquer produto na pele deve levar em consideração a condição da pele atual e a impacto nela no futuro”, declara. 

MENOS É MAIS

Chamando atenção para as tecnologias e produtos, há também a pressão por menos ingredientes e fórmulas mais limpas e puras. Até que ponto pesquisa em cosmética vem avançando nesse sentido? Segundo Florência Jinchuk, da The Chemist Look, em geral, os cosméticos não conseguem acompanhar o ritmo das pesquisas científicas, e essa é uma diferença substancial.  “Por sermos uma empresa pequena e independente, podemos inovar constantemente, sempre usando ativos de eficácia comprovada e com as melhores combinações de ingredientes” conta. 

Um avanço grande vem sendo os ingredientes desenvolvidos por meio da biotecnologia. Ela acredita que eles podem fornecer soluções inovadoras que aumentem a eficácia dos produtos, podem ser seguros e produzidos através de um processo altamente eficiente. “Não acreditamos na lacuna entre o natural e o sintético: usamos o melhor dos dois mundos. Entendemos que saber a origem de um ativo não é o suficiente para sabermos tudo sobre ele: eficácia do ingrediente na pele, o quão biocompatível ele é e o impacto que sua produção tem no meio ambiente. Quando falamos em eficácia do produto, queremos dizer que os ingredientes precisam atuar de forma correta quando entram em contato com a pele. Por isso, escolhemos ativos clássicos e inovadores, com eficácia comprovada e sem poupar na concentração, proporcionando-lhes um ambiente químico que os valorize e garanta sua biodisponibilidade na pele”.

Ainda de acordo com Florência, a empresa está também comprometida com a transparência, oferecendo claramente a formulação e as concentrações nos rótulos das embalagens. “Criamos as nossas fórmulas a partir do que chamamos de formulação consciente. Este conceito foca em conseguir a combinação perfeita com ingredientes ativos de alta qualidade priorizando sempre sua biocompatibilidade com a pele, ou seja, ativos que sejam compatíveis com a pele e minimizem a possibilidade de irritação”.

Para Karina Teixeira, da Lubrizol, aliado a esses fatores, deve-se observar também uma crescente consciência ecológica, resultando um consumo mais consciente da beleza, onde consumidores reduzem a compra e utilização de produtos, reduzindo assim, o impacto ambiental na sua rotina, traduzida em uma mudança para o mercado de beleza global naquilo que é conhecido como uma abordagem mínima para a beleza com produtos multifuncionais que tenham uma lista de ingredientes reduzida e claims verdes como foco. “Uma recente inovação da Lubrizol Life Science nesse sentido, é o lançamento do Argirline Amplified, alinhado à tendência de skip-care, que traz cuidado multicamada para uma pele integralmente mais jovem: vimos uma mudança na conhecida tendência K-beauty, baseada na rotina de beleza em 10 etapas, para um movimento mais minimizado que pode se adequar melhor a estilos de vida mais ocupados. Essa nova tendência também é conhecida como tendência de cuidados com a pele skip-care. O Skip-care consiste na seleção de vários produtos poderosos multifuncionais que oferecem vários benefícios à pele e, portanto, simplificam a rotina diária para torná-la mais conveniente, sem sacrificar a eficácia. Mas as novas rotinas de beleza são minimalistas, mas a pele deve ser tratada de maneira integral. Para poder oferecer múltiplos benefícios à pele, cada camada deve ser visada de maneira inteligente”.

Ela lembra também que surge um maior interesse por ingredientes essenciais de beleza, embalados com toda a eficácia para simplificar o regime de cuidados com a pele, trazendo um cuidado multicamada para obter uma pele integralmente mais jovem. “O minimalismo representa também um impacto positivo no meio ambiente: quem escolhe simplificar sua rotina diária também contribui para tornar a beleza mais sustentável, minimizando a quantidade de produtos e, portanto, o número de embalagens utilizadas”.

Com o que concorda José de Almeida, da Pelenova. “Sim, voltando a questão minimalista e entendendo e procurando ativos híbridos e multifuncionais, e sempre com suporte técnico científico sério, podemos oferece produtos com vários benefícios e uma única embalagem. Ganha a consumidora, ganha a indústria, ganha o meio ambiente, ganha o mercado como um todo. Hoje associamos vários ativo e produtos para obter, hidratação, nutrição, uniformização de tons e recuperação cutânea, porém, já existe tecnologia e ativos que podem oferecer duas ou mais atividades com um único produto e com comprovação cientifica. Precisamos de mais produtos visionários, do que produtos missionários”. 

Ao que Denise Moraes, da Bioage, completa. “O conceito do menos é mais e beleza limpa está ganhando espaço no mercado, e a indústria tem se movimentado de acordo com esta tendência que não é somente de produtos, mas de lifestyle do nosso público. Está tudo conectado, e a pesquisa em cosmética tem buscado mais soluções sinérgicas, onde uma associação inteligente de poucos ingredientes seja capaz de oferecer uma entrega de grande valor, com alta eficácia percebida. Temos uma equipe de P&D altamente qualificada, liderada pela Sula Hage que tem expertise na criação destas formulações, e uma vez alinhados os conceitos, a busca e aplicação de ativos inovadores e sustentáveis que atendam estes requisitos é iniciada”.

Para Karina Teixeira, da Lubrizol, BB's, os produtos multifuncionais, híbridos ou 2 em 1 representam a grande oportunidade de inovação em cosméticos e vem revolucionando como a indústria pensa a beleza. Para ela, novas propostas que mesclam categorias e benefícios vem se tornando realidade e o mesmo se aplica a bases que contenham ingredientes ativos ou fatores de proteção solar, o BB creme evolui para o CC cream que combinam múltiplos efeitos que tem ainda antioxidantes e agentes clareadores, e este evoluiu para o DD Cream - Daily Defense Cream – que traz um claim de hidratação mais pesada, podendo ser usado no rosto e no corpo como autobronzeador. “Quando os consumidores aplicam maquiagem, eles querem uma pele saudável, uniforme e hidratada como base de sua aplicação. Querem não apenas mostrar o seu melhor ao longo do dia com maquiagem de longa duração e sem transferência. Buscam melhorar a aparência da pele. Os consumidores lutam com uma extensa rotina de cuidados com a pele e usam mais produtos para cobrir imperfeições quando esses benefícios juntos não estão disponíveis para eles. Dito isso, vemos uma nova trend de maquiagens híbridas para além do cuidado facial, além das bases com multibenefícios, produtos específicos para as áreas dos olhos, lábios, bochechas que utilizam ativos de alto desempenho e entregam benefícios e propriedades de reparo a pele, oferecendo resultados tão expressivos quanto os tradicionais cosméticos de tratamento, enquanto trazem cor e uniformidade do tom da pele”, explica.

Ao que Denise Moraes, da Bioage, completa. “Ainda que as nomenclaturas mudem, ainda é uma tendência. Ter um benefício chave, aliado a outros claims fortes comunicam eficácia e multifuncionalidade. Este conceito permanece fortalecido na indústria cosmética, em diversas categorias. Neste sentido, temos em linha primer facial com vitamina C, bases líquidas de alta cobertura e FPS com efeito corretivo UD, e uma série de desenvolvimentos recentes que contemplam diversas necessidades e oferecem a praticidade desejada pelo consumidor”.

Florência Jinchuk, da Chemist Look: a diversidade de benefícios em um produto único como instrumento de reduzir impacto ambiental.

 

Anunciantes da Revista Atualidade Cosmetica ed. 177

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