Produtos "efeito cinderella" para os cabelos - E de repente...

Produtos
Casando com o anseio de uma consumidora que vive presa a um dia a dia corrido e busca itens que tragam rápidos resultados, produtos que prometem um efeito imediato aos cabelos ganham força dentro da já agitada categoria de Haircare


Com ou sem a informação correta, a mulher sempre busca um item que esteja de acordo com o seu tipo de cabelo. Mais do que isso, ela está atrás mesmo é de algo que possa resolver o problema dela ou proporcione o resultado almejado como que num passe de mágica. De fato, esta é uma premissa que vale para qualquer cosmético, porém, com cabelos, isso ganha contornos ainda mais relevantes por se tratar de um dos principais patrimônios da mulher brasileira. É sem dúvida a parte do corpo em que ela mais investe.

Diante de uma consumidora que vive uma rotina corrida e anseia por resultados mais rápidos de um produto capilar, a indústria passou a desenvolver itens que agissem e trouxessem um resultado praticamente imediato, instantes após o uso. Alguns desses produtos chegam a prometer ação instantânea e o seu resultado se dá durante algum tempo apenas, quase que como um "efeito cinderela". O termo, inspirado nos contos de fada, foi incorporado primeiro na categoria de Skincare, para designar produtos que oferecem ação imediata e sustenta o resultado por algumas horas, até as 12 badaladas do relógio, por exemplo.

Associação do conceito
Embora se aproprie de um termo que se popularizou na categoria facial, há diferenças gritantes quando comparamos os produtos considerados de "efeito cinderela" desta categoria com os que são indicados para os cabelos. De cara, a distinção inicial que fazemos diz respeito ao aspecto visual, afinal, num primeiro momento, ter a sensação de que o resultado veio imediatamente acontece ao bater o olho e ver o que mudou. Em Pele, itens como os que trazem efeito instantâneo à face também apresentam uma resposta plenamente visível, facilmente comprovados com um famoso comparativo de "antes e depois". E mesmo que esses produtos busquem proporcionar benefícios a longo prazo também, seu principal atributo é digno do conto da Cinderela, ou seja, trazer uma ação imediata à pele, mas apenas por um período, não mais do que isso. Depois desse tempo indicado, "a carruagem vira abóbora".

Com os cabelos, este conceito muda um pouco de figura e o resultado percebido de um produto que visa trazer efeito imediato para os fios está muito mais ligado ao sensorial do que ao visual. Para Alan Tristão, gerente de Marketing de Haircare da Chemyunion, na categoria Capilar os produtos de efeito imediato ou "efeito cinderela" precisam trazer percepções ao toque, basicamente a suavidade e o desembaraço, isso tanto com os fios molhados como secos. "Depois, quando o cabelo seca, acho que os atributos continuam sendo os mesmos, principalmente se o cabelo vai estar sedoso, brilhante, macio, se vai estar com balanço, se não vai ter frizz, se estará alinhado e se terá essas características por um bom tempo", situa.

O gerente de Marketing da Chemyunion lembra que as brasileiras costumam associar a hidratação capilar ao brilho e desembaraço. "A consumidora final não avalia, por exemplo, se de fato as cutículas foram seladas. Ela não consegue ver isso. Então, a relação que elas fazem é que 'o produto que vai reparar o meu cabelo é um que vai deixá-lo desembaraçado e com brilho'", diz.
Outro ponto distinto quando comparado a Skincare é justamente o tempo de duração, citado por Alan. Se para um poduto de pele para este fim o intuito é promover uma ação por um tempo determinando (normalmente até no máximo oito horas), um item de "efeito cinderela" para os cabelos deve manter esses aspectos citados ao menos por um período que corresponda a um dia inteiro de trabalho, por exemplo. Mas há diferentes tipos de produtos dentro desse mesmo conceito, como veremos adiante.

Cuidados nem tão à vista
Partindo do princípio de que não há milagre, a dermatologista Fernanda Nichelle faz uma ressalva quanto a composição de produtos como os de "efeito cinderela". Para ela, itens como esses que se vendem até como "milagrosos" podem conter ingredientes em sua composição de forma saturada, o que pode ser prejudicial para os fios em determinado momento. "Isso pode ser silicone, por exemplo, que num primeiro momento dá um brilho lindo para o cabelo, mas a longo prazo é como se entupisse o fio e isso de fato mais prejudica do que melhora. Ou muitas vezes esse brilho pode ser derivado de um produto mais ácido, um exemplo é o do vinagre, que deixa o cabelo mais brilhoso por conta de um pH muito ácido. Produtos com uma acidez maior vão deixar o cabelo mais brilhoso, mas a longo prazo isso preocupa, porque pode deteriorar o fio", alerta. Ela dá como exemplo a dermatite seborreica, uma doença de pele atópica que também se manifesta no couro cabeludo e pode ser agravada pelo excesso de oleosidade, que pode ser gerada pelo uso indiscriminado de produtos saturados.

Adriano Pinheiro, diretor Executivo da Kosmoscience, acrescenta que o risco de excesso de ingredientes vale para qualquer produto capilar, não apenas para os que prometem efeito imediato. Ele lembra que isso depende das composições de cada fabricante. "Mas a consumidora deverá ficar atenta à questão relacionada ao pH dos produtos, evitar uso caseiro de produtos que apresentam pH extremo, ou seja, muito ácido ou muito alcalino. Ao mesmo tempo evitar produto com alta concentração de materiais graxos, que muitas vezes podem incorrer em coceira do couro cabeludo. Por vezes, é necessário um olhar específico com os silicones empregados, de maneira a reduzir o depósito acumulativo deste material sobre os cabelos", acrescenta.

Alan, da Chemyunion, concorda que, para se entregar benefícios em um curto tempo, talvez seja necessário aumentar a concentração de alguns ingredientes. Porém, aponta como alternativa o uso de matérias-primas de alta performance, sem que necessariamente precise aumentar sua concentração. Ainda assim, admite que podem restar alguns resíduos que são prejudiciais ao couro cabeludo. Ele recorda o que aconteceu com o co-wash, técnica que se popularizou no mercado e que consiste em lavar os cabelos apenas com condicionador, visando recuperar a vitalidade e a saúde dos fios, sem ressecá-los. Conforme as pessoas começaram a lavar os cabelos apenas com esta técnica, houve o efeito build up, que é o acúmulo de resíduos de produtos na fibra capilar. "E dentro dos produtos com efeito imediato, este risco pode sim acontecer, se estiverem colocando dentro do produto uma quantidade um pouco aumentada de ingredientes para se ter performance", sinaliza.

Imediatos e distintos
É preciso esclarecer que existem diferentes tipos de produtos que podem usar esta alcunha. Quando um item se propõe a restaurar ou reidratar imediatamente, ele terá de ter em sua composição ingredientes que de alguma maneira ajam na estrutura capilar. Sendo assim, a percepção de resultado rápido se dará da forma que foi dita, via sensorial, sem que necessariamente se altere o visual de cara, mas tendem a trazer benefícios aos fios a um prazo mais longo também, conforme seu uso.

Mas há aqueles que buscam trazer um efeito imediato de fato, com uma transformação temporária. Um exemplo são itens que prometem alisar os fios por um tempo e conforme o cabelo vai sendo lavado, ele volta à sua característica natural. Esta é a proposta do produto 7 Dias Liss, da La Bella Liss, companhia que conta com uma série de itens que visam trazer efeito imediato aos fios. O 7 Dias Liss é um leave in criado com o intuito de deixar o cabelo liso e alinhado por até sete dias. Segundo Danielle Fernandes, diretora da La Bella Liss, este produto não altera a estrutura dos fios, pois forma uma película que mantém o cabelo liso e alinhado. À medida que ele vai sendo lavado, retorna ao aspecto anterior. Ela conta ainda que o 7 Dias Liss foi criado porque a mulher atual realiza multi tarefas e precisa se cuidar com um produto prático e eficiente. "A consumidora é uma mulher inteligente, então precisa de um produto de qualidade e que traga resultados rápidos. Elas sabem o que quer, e por isso lançamos 7 Dias Liss. Uma pesquisa nos mostrou esse indicador", relembra.

O ativo principal do 7 Dias Liss é a Turmalina Branca, que juntamente ao pH baixo, faz com que as cutículas sejam seladas e fiquem protegidas da ação térmica do secador e da chapinha. A própria companhia trata este produto como uma ?poderosa escova temporária com efeito Cinderela?. A La Bella Liss conta ainda em seu portfólio com o item Progress no Chuveiro, que também promove efeito liso temporário, mas possui mais uma ação de tratamento. Já o 7

Dias Liss é um finalizador sem enxágue, que proporciona efeito liso por até uma semana, de acordo com o tipo de cabelo e a quantidade de lavagens nesse período.

Já produtos com o objetivo de oferecer um tratamento com efeito imediato são encontrados em maior quantidade no mercado. É possível afirmar que uma das principais percursores deste tipo de produto foi a Pantene, com suas ampolas desenvolvidas para trazer efeitos imediatos aos fios. Quando apresentou, ainda em 2011, a ampola 3 minutos milagrosos, a marca da P&G movimentou o mercado e abriu caminho para o lançamento de diversos itens com este propósito. Desde sua primeira versão, a ampola passou por algumas transformações e já ganhou diversas versões, sendo que "3 minutos" acabou virando uma linha, com o Condicionador 3 minutos milagrosos sendo o seu lançamento mais recente, realizado no ano passado.

Mais recentemente, foi a vez de outra multinacional se aventurar neste segmento dentro da categoria Capilar. A Unilever, com Dove, lançou uma Linha de Super Condicionadores que promete recuperar a saúde dos cabelos em apenas um minuto. A linha é apresentada com três fatores de nutrição, sendo que cada um deles oferece uma combinação específica de glicerina, silicone, hidratantes e tecnologia Microsheet que, segundo a marca, possui uma microestrutura mais resiliente ao enxágue que age com o fluxo da água afastando os fios de cabelo, facilitando seu desembaraço e alinhamento. De acordo com a Unilever, a Linha de Super Condicionadores foi desenvolvida especialmente para os cabelos que precisam de cuidados mais profundos e podem substituir o condicionador regular no uso diário, se houver necessidade de um tratamento mais intenso.

Neste mesmo caminho, a Niely apresentou há pouco tempo o Condicionador Bomba, que também age em um minuto. Com quatro versões, busca oferecer uma performance profunda em pouco tempo de ação e pode ser usado diariamente após o shampoo. Segundo Isis Provençano, gerente de Produto da marca que agora faz parte da L'Oréal, este condicionador possui uma fórmula rica em agentes condicionantes, ideal para fortalecer, reconstruir e reduzir quebra, conferindo mais maciez e brilho, além de ser livre de silicones e parafinas. "Hoje, as mulheres têm cada vez menos tempo no dia a dia e vimos que simplificar sua rotina de cuidados com os cabelos era uma oportunidade. E o condicionador bomba é um produto super relevante para a nossa consumidora, pois se encaixa perfeitamente em sua rotina corrida. É um tratamento mais profundo que o condicionador comum, que age em pouquíssimo tempo e não necessita um desembolso tão pesado", aposta.

A categoria de Haircare sempre recebe uma enxurrada de novidades e os produtos que "vendem" efeito imediato podem começar a ganhar um espaço ainda mais interessante, sobretudo pela atuação de companhias que têm força para ditar tendências. A consumidora que busca este tipo de produto só precisa ter conhecimento de que itens para este fim podem trazer mudanças que são temporárias, sem comprometer a estrutura dos fios, numa espécie de "maquiagem capilar", como esses que trazem um liso instantâneo, assim como há produtos que visam recuperar os fios imediatamente, mas agem com o viés de tratamento. Esta movimentação pode agitar ainda mais o já agitado mercado capilar.

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