IBM e Symrise firmam parceria e produzem perfumes com uso de tecnologia de inteligência artificial para Boticário

IBM e Symrise firmam parceria e produzem perfumes com uso de tecnologia de inteligência artificial para Boticário
Com isso em mente, o time de IBM Research, juntamente com a Symrise, uma das maiores produtoras globais de sabores e fragrâncias, criou um sistema de IA que pode aprender sobre fórmulas, matérias-primas, dados históricos de sucesso e tendências do mercado.

Desenvolvido pelo recém-anunciado grupo IBM Research AI for Product Composition e também com base em estudos anteriores da IBM, que utiliza IA para comparar sabores e criar receitas, nasceu o Philyra. O sistema utiliza novos e avançados algoritmos de aprendizado de máquina para filtrar centenas de milhares de fórmulas e milhares de matérias-primas, auxiliando na identificação de padrões e novas combinações de aromas. Mais do que apenas servir de inspiração, o sistema pode projetar fórmulas de fragrâncias totalmente novas, explorando todo o cenário de combinações possíveis para descobrir as lacunas no mercado global de perfumes.

O trabalho da IBM com a Symrise abrange três unidades de negócios dentro da sua Divisão de Fragrâncias: Fragrâncias Finas, Home Care e Beauty Care. Os primeiros resultados de pesquisa, porém, vieram com a divisão de Fragrâncias Finas. Criar uma fragrância fina não é só uma arte como também uma ciência que requer precisão, pois até mesmo a menor alteração na quantidade de um ingrediente pode ser o fator decisivo para o sucesso de um novo perfume. Assim, o time de pesquisa da IBM adotou uma abordagem baseada em dados, incluindo informações sobre centenas de milhares de fórmulas, famílias (frutado ou floral, por exemplo) e matérias-primas de fragrâncias, além de informações históricas que apontam quais foram os fatores de sucesso de fórmulas e perfumes desenvolvidos previamente.

Com esses dados, o Philyra usa aprendizado de máquina para gerar novas combinações de formulações de fragrâncias que se ajustam a objetivos específicos de cada cliente como, por exemplo, criar uma fragrância exclusiva para o público jovem masculino no Brasil. 

O sistema inclui algoritmos que aprendem e preveem, entendendo questões de dosagens para cada matéria-prima, seus substitutos para cada tipo de fórmula, as respostas humanas a esses ingredientes e a originalidade do perfume em relação às fragrâncias já existentes no mercado. Quando se trata de novos designs de perfumes, a originalidade é um dos principais fatores levados em conta. Por isso, o ele aprende por meio de um modelo de proximidade capaz de identificar fragrâncias com aromas similares a outras já existentes. Quanto maior a distância entre uma fragrância e seus semelhantes, mais inovador será o perfume.

A Symrise utilizou o Philyra para desenvolver dois perfumes para O Boticário, ambos com lançamento programado para meados de 2019. Como parte do processo de desenvolvimento humano-máquina, as fórmulas iniciais sugeridas pelo sistema foram minimamente ajustadas por um mestre perfumista para enfatizar uma nota específica da fragrância e aprimorar o seu tempo de fixação na pele.

O conhecimento do sistema de inteligência artificial, em relação às preferências do consumidor, permitiu que os perfumistas da Symrise não precisassem mais gastar tempo buscando novas combinações de fragrâncias, mas sim se concentrassem no processo de finalização dos perfumes. Essa colaboração com permitiu que O Boticário explorasse a Inteligência Artificial para criar um produto personalizado para um determinado grupo de consumo, com base em características demográficas e de personalidade.

O objetivo de longo prazo da casa de perfumaria é apresentar essa tecnologia aos seus principais perfumistas em todo o mundo e continuar a usar a solução para o design de fragrâncias para produtos de cuidados pessoais e domésticos. Ela também planeja introduzir o Philyra em sua Escola de Perfumaria para ajudar a treinar a próxima geração de perfumistas, integrando firmemente a IA na essência de criação de uma fragrância.



Compartilhe

Comentários ()

© 2012 • Cosmética News. Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por Index Software

Voltar ao topo