Grupo Boticário investe na capacitação profissional de comunidades na Bahia

Com um investimento de R$ 535 milhões para construir uma nova fábrica (foto) e um novo centro de distribuição na Bahia, o Grupo Boticário está trabalhando junto com a população local para contribuir com a formação profissional dos moradores.

Mais de 1500 pessoas participaram do processo seletivo para a formação de duas turmas de 40 alunos nos cursos de Auxiliar de Gestão da Produção e de Logística oferecidos pelo Grupo Boticário nas cidades de São Gonçalo dos Campos e de Camaçari. “A política de relacionamento do Grupo Boticário com a comunidade pretende ampliar a formação profissional e potencializar a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho da área industrial. Como estamos chegando à região agora, não sabíamos qual seria a resposta da comunidade para a nossa política de atuação. A grande quantidade de interessados nos cursos nos deixa muito satisfeitos porque demonstra que há demanda. E se há disposição dos alunos, certamente haverá interesse também dos empregadores em contratá-los após os cursos”, afirma a gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Malu Nunes.
 
Em São Gonçalo dos Campos, em dois dias de divulgação, mais de 1000 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo para o curso de Auxiliar de Gestão da Produção e Logística. Já em Camaçari, a lista dos interessados foi obtida a partir do banco de dados do CIAT (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), entidade local que dá apoio aos cidadãos que buscam recolocação profissional. Os trabalhadores que atendiam aos requisitos do curso, mais de 200 pessoas, participaram de uma dinâmica que selecionou 40 profissionais para participar do curso gratuito oferecido pelo Grupo Boticário.

O processo seletivo foi conduzido pelo SESI (Serviço Social da Indústria), baseado em critérios referentes ao interesse e à habilidade para trabalho na área industrial e no tempo em que os participantes estavam fora do mercado de trabalho. Além disso, o SESI considerou se os candidatos eram moradores dos municípios de Camaçari e de São Gonçalo dos Campos, maiores de 18 anos e tinham Ensino Médio completo. Interessados em participar dos cursos, em Camaçari, devem procurar o CIAT (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador) e, em São Gonçalo dos Campos, devem aguardar a divulgação do próximo período de inscrições.
 
Em São Gonçalo dos Campos, a primeira turma iniciou as atividades em 3 de junho. Já em Camaçari, os 40 aprovados começaram o curso em 17 de junho. A previsão é formar 400 profissionais nos dois municípios até o final de 2013. Após a conclusão dos cursos, os formados serão encaminhados para agências de recolocação profissional e podem ser contratados por qualquer indústria local

A unidade industrial que o Grupo Boticário está construindo na Bahia, entra em operação no último trimestre de 2013 e tem previsão de inauguração oficial para o início de 2014. Somado ao Centro de Distribuição em construção na cidade de São Gonçalo dos Campos, as instalações vão gerar 529 empregos diretos.
Ainda em 2013, a unidade fabril deverá atingir o número de 315 contratações diretas, e o Centro de Distribuição, outras 119. Para a fábrica, 60% das vagas serão preenchidas por mulheres.

Na foto abaixo, o diretor de operações do Grupo Boticário, Giuseppe Musella (o quarto da esquerda para a direita), recebe autoridades e empresários locais no canteiro de obras da fábrica de Camaçari.
}

Comentários ()

Blogs

Tags