Deputado apresentou emenda à MP anunciada pela presidente Dilma, na semana passada
O deputado federal Walter Ihoshi (PSD) apresentou, na última quarta-feira (14/03), uma emenda à Medida Provisória 609/13, solicitando a desoneração da escova de dente e sua inclusão à cesta básica. A MP, anunciada no início de março pela presidente Dilma Rousseff , exclui todos os produtos da cesta de impostos federais. O ICMS, imposto estadual, no entanto, continuará a ser cobrado.
A cesta básica também ganhou três itens de higiene: pasta de dente, papel higiênico e sabonete. Mas a escova de dente, produto essencial de higiene bucal, ficou de fora. Segundo o deputado Ihoshi, o objetivo de sua emenda é corrigir isso. A escova de dente não é algo barato de se comprar. E os consumidores que mais sofrem com os altos preços são os mais humildes. Embora seja de suma importância para a saúde, muitas famílias não têm esse produto em casa. Minha meta é ajudar a mudar este fato, ressaltou o deputado, que é um nome bastante conhecido dentro da indústria de higiene pessoal e beleza. Ele foi dono da fabricante Shizen, que tinha marcas como Charming, Essenza e a representação da coloração japonesa Bigen (Todo o portfólio de marcas da Shizen foi assumido pela Cless Cosméticos há alguns anos).
O texto será analisado por uma comissão especial e depois seguirá para o Plenário da Câmara.
O deputado federal Walter Ihoshi (PSD) apresentou, na última quarta-feira (14/03), uma emenda à Medida Provisória 609/13, solicitando a desoneração da escova de dente e sua inclusão à cesta básica. A MP, anunciada no início de março pela presidente Dilma Rousseff , exclui todos os produtos da cesta de impostos federais. O ICMS, imposto estadual, no entanto, continuará a ser cobrado.
A cesta básica também ganhou três itens de higiene: pasta de dente, papel higiênico e sabonete. Mas a escova de dente, produto essencial de higiene bucal, ficou de fora. Segundo o deputado Ihoshi, o objetivo de sua emenda é corrigir isso. A escova de dente não é algo barato de se comprar. E os consumidores que mais sofrem com os altos preços são os mais humildes. Embora seja de suma importância para a saúde, muitas famílias não têm esse produto em casa. Minha meta é ajudar a mudar este fato, ressaltou o deputado, que é um nome bastante conhecido dentro da indústria de higiene pessoal e beleza. Ele foi dono da fabricante Shizen, que tinha marcas como Charming, Essenza e a representação da coloração japonesa Bigen (Todo o portfólio de marcas da Shizen foi assumido pela Cless Cosméticos há alguns anos).
O texto será analisado por uma comissão especial e depois seguirá para o Plenário da Câmara.