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A área criativa da casa de fragrâcias alemã Symrise, responsável por sucessos como Kriska, Biografia , Humor 1 , Quasar Fire , Luiza Brunet entre outros - cinco das fragrâncias femininas mais vendidas do País -, está recebendo reforços internacionais: o perfumista senior francês Philippe Roques e o perfumista neozelandês Isaac Sinclair. Por aqui, os dois vão se unir aos experientes Joachim Correll e Magali Lara.

Farmacêutico de formação, Philippe iniciou sua carreira na matriz da L’Oreal, dando suporte técnico aos compradores de fragrâncias da gigante francesa. Três anos depois, Philippe foi contratado pela casa de fragrâncias Symrise. A partir da sua chegada na Symrise, Philippe passou por alguns postos em áreas criativas até iniciar o seu treinamento de perfumista. A melhor coisa para aprender é conhecer e trabalhar com perfumistas mais experientes, conta com um português bastante avançado, fator que facilitou na sua mudança para São Paulo. Hoje, com quinze anos de carreira como perfumista e com trabalhos nos estúdios de Paris, Nova Iorque e Holzminden para clientes de perfumaria fina.

Para entender mais sobre o perfil dos consumidores, Philippe ainda conta com a ajuda dos colegas de trabalho e faz uma avaliação própria. Vou todo final de semana ao supermercado cheirar as coisas, brinca.
Apesar de ter se estabelecido há poucos meses, o perfumista já tem experiência no mercado brasileiro. É ele quem assinou a criação da fragrância de Humor 4, outro grande sucesso da Natura e da Symrise.

Se Phillipe Roques teve uma trajetório dentro dos padrões perfumísticos tradicionais, a história de Isaac desvia (mas não muito), do padrão. Para começar. Ele não cursou faculdades de química, farmácia ou biologia, as escolhas favoritas dos profissionais da área por seu background técnico. Na verdade, Isaac é músico de formação e tem uma veia artística que salta. Dono de um talento nato e de um ‘nariz’ poderoso, ele foi recrutado nos quadros da Symrise, o neozelandês é uma das grandes promessas de novos narizes da Symrise. O Isaac foi o perfumista júnior com a melhor performance na nossa escola de pefumaria. Ele é a grande promessa, enxerga o executivo Ricardo Omori, diretor da divisão Scent & Care da Symrise Brasil.

Um dos motivos que trouxe o jovem perfumista ao Brasil, foi a possibilidade de atuar em diversas categorias de produtos. Em Paris e Nova York, os perfumistas são divididos por especialidades (Fine Fragrances, Home Care, Personal Care). Aqui eu terei a oportunidade de desenvolver e aplicar os conhecimentos em todas as categorias, comemora.

Sobre as preferências dos consumidores para o qual terá que criar nos próximos anos, Isaac enxerga o gosto do brasileiro como um intermédio entre gostos europeus e americanos. Uma mescla de tradição com ousadia. Como características típicas da perfumaria brasileira já percebidas, ele destaca a assinatura envolvente, a sensualidade, e a duração dos perfumes na pele, com o uso de notas como madeira e vanilla.

OBRA COLETIVA
A Symrise também incentiva o trabalho coletivo na criação dos perfumes.Ricardo acredita que os projetos em conjunto são uma característica natural da empresa. Nossos principais Centros Criativos possuem, naturalmente, as salas para cada perfumista criar dentro do seu universo. Mas as submissões e avaliações olfativas são sempre realizadas em um grande espaço aberto, bem no meio da área do centro criativo. Posso dizer por experiência própria, que na Symrise, existe uma visão de empresa e de cooperação que eu nunca vi nas outras casas nas quais trabalhei no últimos 10 anos. Segundo o diretor, o mesmo modelo será utilizado no Brasil e, se depender do talento dos dois perfumistas, funcionará tão bem quanto no exterior.

Investimentos continuam
Nos últimos dois anos, a Symrise já investiu R$ 70 milhões, entre a nova planta industrial em Sorocaba (SP) e também no novo Centro Criativo para a América Latina, com previsão de inauguração no primeiro semestre. Até 2012, devemos estar com todo o plano de investimentos concluído. Até porque, segundo os próprios executivos da casa, 2011 deve ser um ano mágico. Estamos sendo coroados no mercado de perfumaria fina com vários projetos, comemora Ricardo Omori.
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