De acordo com dados de uma pesquisa da revista Supermercado Moderno, especializada no varejo alimentar, realizada com mais de 300 supermercadistas de todo o País, a categoria de higiene e beleza foi a que apresentou o maior recuo de margem bruta entre 14 departamentos pesquisados. Os supermercados brasileiros, apontaram um recuo de 6,8 pontos percentuais na margem bruta no ano passado, para 36,8%. A queda é superior a meda das 14 seções, que foi de 4,4%.
De acordo com a pesquisa, o motivo para o recuo na seção de higiene e beleza foi principalmente a concorrência com as farmácias. Isso levou os supermercadistas a aumentar a quantidade de ofertas na seção. 11 tiveram retração. Cresceram apenas as áreas de padaria, bebidas não alcoólicas e mercearia de alto giro.
Apesar da queda na margem bruta, o setor de higiene e beleza, ainda está nos que oferecem a maior margem aos supermercadistas. Das 14 áreas pesquisadas, o setor está na quinta posição de melhor margem bruta.