Atualidade Cosmética Workshop em Belo Horizonte debateu sobre inovação e diferenciação na categoria de cabelos

Atualidade Cosmética Workshop em Belo Horizonte debateu sobre inovação e diferenciação na categoria de cabelos

O estado de Minas Gerais possui um dos maiores parques produtivos da indústria de cosméticos, com empresas de diversos portes e atuando em todos as principais categorias de produtos. Mas é na área de produtos para os cabelos que o mercado realmente se destaca e foi essa a categoria escolhida para mais uma edição do Atualidade Cosmética Workshop, realizado em 14 de junho, em Belo Horizonte.

Pela manhã, cerca de 40 profissionais da indústria de beleza do estado se reuniram para debater sobre os temas de inovação, pesquisa e desenvolvimento na categoria. O evento contou com o patrocínio da Sarfam.

Abrindo o workshop, a gerente de projetos da Kline/Factor de Solução, Elaine Gerchon, deu aos participantes uma visão geral do mercado de produtos para os cabelos no segmento profissional, um negócio que movimenta US$ 12 bilhões anualmente no mundo e R$ 1,2 bilhão no Brasil, respondendo por cerca de 3% do negócio de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no País. De acordo com os dados da Kline, por aqui o negócio ficou estável em 2015. Elaine destacou o avanço dos produtos que reforcem o aspecto de beleza natural dos cabelos, especialmente o mercado afro, que depois de anos focado em alisamentos, ganhou tração no mercado profissional. 70% do mercado profissional está concentrado nas dez maiores empresas do setor, um ranking que tem as multinacionais na dianteira e apenas três empresas brasileiras: Inoar, Cadiveu e Italian Hairtech. Apesar disso, existem grandes oportunidades abertas para pequenas empresas que souberem operar em segmentos de nicho.

Na sequência, Pedro Bretzke, da Terramater, mostrou todo o potencial oferecido pelos ativos à base de argila. Ele destacou o potencial equilibrante dos ativos argilominerais, que são 100% naturais e certificados pela EcoCert e pela COSMOS. Esses ingredientes agem de maneira inteligente, absorvendo as impurezas e o excesso de oleosidade, mas sem gerar o ressecamento da pele, retirando apenas o excesso, sem agredir e gerar o ressecamento do órgão. Os diferentes ativos da empresa possuem eficácia comprovada e são vendidos em mais de 30 países. Entre os principais claims viabilizados estão o de “Minerais magnéticos”, “Microabsorvedores minerais”, “Cerâmica capilar”, “Detox” e “Hair Anti-ageing”.

O primeiro painel da manhã discutiu “As oportunidades e desafios da inovação em haircare” e contou com a participação da diretora da Mutari, France Batistelli; de Daniela Meira, diretora da Brasil Ervas; e Célia Anrelink, gerente de produtos da L´acqua di Fiori, que compartilharam suas visões sobre como vencer os desafios de fazer com que a área de inovação se equilibre entre o tempo natural de desenvolvimento de um novo produto - tanto do ponto de vista do desenvolvimento como dos aspectos regulatórios - para acompanhar tendências que aparecem rapidamente e geram cobranças por parte da área comercial, ao mesmo tempo em que precisam desenvolver produtos que diferenciem a empresa e a ajudem a ocupar espaços novos, ainda não tomados pela concorrência. 

Para encerrar, o workshop reuniu quatro blogueiras de Belo Horizonte no painel: “Como as blogueiras compreendem as tecnologias propostas pela indústria”. Fran e Geisi Alves, do blog Trashy Fame; Alessandra Faria e Nath Campos, dos blogs que levam as suas assinaturas, explicaram da dificuldade em conseguir se aprofundar nas explicações sobre determinados produtos por conta da falta de informação enviada pelas indústrias, que não costumam apontar no material de divulgação os mecanismos de funcionamento dos ativos principais ou mesmo explicar a história que está por trás do desenvolvimento do produto.

No período da tarde, o Atualidade Cosmética Workshop enveredou pela seara do Marketing e do Consumo. Para saber como foi, clique aqui.





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