Abrafarma divulga ranking das farmácias de 2015

Abrafarma divulga ranking das farmácias de 2015
Baseada no faturamento e no número de lojas em 2015, a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), anunciou o ranking de suas associadas referente ao desempenho no ano passado. O estudo foi realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e apontou a manutenção na liderança da Raia Drogasil (SP) em FATURAMENTO (foto abaixo). Em seguida aparecem as Farmácias Pague Menos (CE), Drogaria São Paulo (SP), Drogarias Pacheco (RJ) e Big Ben (PA). Este Top 5 foi igual ao de 2014. Na sequência, houve troca de colocações entre Panvel (agora sexta) e Drogaria Araújo (sétima), e Extrafarma (agora oitava) e Drogaria Nissei (nona).

O estudo elencou as redes também de acordo com o número de lojas, lista encabeçada novamente pela Raia Drogasil (SP), com as Farmácias Pague Menos (CE) na segunda colocação, a Drogaria São Paulo (SP) na terceira, Drogarias Pacheco (RJ) na quarta e Drogarias Big Ben (PA) em quinto lugar. Neste ranking, as 12 primeiras colocações foram mantidas. A exceção foi a alteração de posições entre Extrafarma (PA) e Farmácias Wal-Mart, com a rede que atua no Norte e Nordeste brasileiro saindo do nono lugar e tomando o sétimo posto da rede da varejista de origem norte-americana.

Quando levado em conta a análise de grupos farmacêuticos, a Raia Drogasil (SP) permaneceu no topo em faturamento. Na sequência figuram Drogaria Pacheco São Paulo, Farmácias Pague Menos (CE), BR Pharma e Panvel (RS), que adquiriu a posição da Drogaria Araújo (MG), agora sexta. Extrafarma (sétima) e Drogarias Nissei (oitava) também se alternaram nesses postos com relação à edição de 2014.

Já o ranking pelo número de lojas dos grupos tem, nos cinco primeiros lugares, Raia Drogasil (SP), Drogaria Pacheco São Paulo, Farmácias Pague Menos (CE), BR Pharma e Panvel (RS). Novamente, destaca-se o avanço da Extrafarma nesta relação, que ganhou duas posições e assumiu o sexto lugar. A rede de origem paraense foi adquirida no início de 2014 pelo Grupo Ultra, detentora dos postos Ipiranga e distribuidora de GLP Ultragaz. Desde então, a rede teve sua expansão facilitada por conta dos milhares de de pontos de venda que o grupo já possuía, entre postos de gasolina Ipiranga e de revendas Ultragaz.



Abrafarma divulga ranking das farmácias de 2015
}

Comentários ()

Blogs

Tags