L´Oréal e Natura figuram mais uma vez na lista das companhias mais éticas do mundo

A Ethisphere, entidade global que atua na definição e aprimoramento das práticas empresariais éticas e o principal fornecedor de verificação independente de ética empresarial e programas de conformidade, divulgou os resultados da edição deste ano do prêmio World’s Most Ethical Companies. A premiação reconhece o trabalho das organizações que tiveram impacto importante na condução do negócio ao fomentar uma cultura de ética e transparência em todos os níveis da companhia. A relação que engloba empresas de todos os setores da economia, listou na edição deste ano a francesa L´Oréal e a brasileira Natura.

"A premiação do Ethisphere Institute compreende a correlação entre a ética empresarial e o melhor desempenho das companhias que apostam nesse tipo de atuação. Essas empresas usam a ética como um meio de definir ainda mais a sua liderança no setor e entendem que a criação de uma cultura ética e o reconhecimento do World’s Most Ethical Companies envolve mais que apenas uma mensagem impactante ou executivos dizendo coisas belas", disse o CEO do Ethisphere Institute, Timothy Erblich. "Ganhar este reconhecimento envolve uma ação coletiva dos colaboradores, que parte de cima para baixo", completou o executivo.

Em comunicado, a Natura diz que a premiação coroa o comprometimento da empresa com os padrões éticos de negócio e com as práticas de longo prazo que asseguram benefícios a todos os stakeholders da empresa, incluindo consumidores, colaboradores, fornecedores, órgãos reguladores e investidores.  “Para nós é uma honra estar, pela quinta vez consecutiva, entre as empresas mais éticas do mundo. Trabalhamos diariamente para aprimorar nossos processos e reforçar nosso compromisso com a ética e com o respeito com os clientes e com todos os públicos com os quais nos relacionamos, apostando na transparência e no aprimoramento das práticas de governança corporativa. Esse reconhecimento simboliza a concretização dos nossos valores e crenças”, afirma Roberto Lima, diretor-presidente da Natura.

Já a L´Oréal foi nomeada pela sexta vez consecutiva. “Este 6º reconhecimento deixa todos nós muito orgulhosos porque é o resultado do comprometimento de cada funcionário, diariamente. Para nós, a ética é um dever essencial. Uma sólida cultura de integridade é uma vantagem competitiva para uma empresa, trazendo valor a longo prazo”, declarou Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L’Oréal. “Estamos particularmente felizes por receber este reconhecimento do Ethisphere, porque as perguntas éticas são raramente simples; a nossa força é ter a coragem de tratar destas questões para que a L'Oréal continue a inspirar confiança. Em um mundo que nunca mudou tão rapidamente, o lançamento de uma nova edição do nosso Código de Ética melhora as nossas práticas ao adaptar nossos valores e princípios éticos aos novos desafios da nossa época”, disse Emmanuel Lulin, Vice-Presidente Sênior & Diretor Executivo de Ética da L’Oréal.

A avaliação das empresas para a premiação é feito por meio do Quociente Ético, (EQ) um sistema desenvolvido ao longo dos anos pelo próprio Ethisphere Institute como forma de estimar o desempenho das organizações de forma objetiva, consistente e padronizada. A informação recolhida proporciona uma amostragem completa de competências essenciais e não apenas aspectos de governança corporativa, risco, sustentabilidade, conformidade e ética da companhia.
 
O Quociente Ético e a metodologia são determinados, controlados e aperfeiçoados pela consultoria especializada da rede de líderes do Ethisphere Institute e validados pelo World’s Most Ethical Company Methodology Advisory Panel. As pontuações são geradas em cinco categorias principais: ética e programa de compliance (35%), responsabilidade e cidadania corporativa (20%), cultura de ética (20%), governança (15%) e de liderança, inovação e reputação (10%).
 
Além de L´Oréal e Natura, as japonesas Shiseido e Kao, a norte-americana Colgate-Palmolive e a alemã Henkel (dona de marcas como Schwarzkopf e Fa) representam o segmento de higiene e beleza na lista.
}

Comentários ()

Blogs

Tags