K Constâncio em crescimento constante

K Constâncio em crescimento constante

Finalista do Prêmio Atualidade Cosmética 2020 em 3 categorias, Karla Constâncio fala sobre a trajetória de sucesso da sua empresa


De farmacêutica renomada à frente da L’acqua di Fiori por mais de trinta anos a Empresária de sucesso, o que mudou na sua vida? O que te levou a tomar esta decisão? Conte-nos um pouco da sua história.

Mudou tudo, mesmo com toda experiência de mais de 30 anos atuando neste segmento, ter a própria empresa é completamente diferente. São novas responsabilidades,  novos desafios, mas o que mais me motivou a tomar a decisão de ter minha própria marca, foi a oportunidade de criar livremente, produtos inovadores e de qualidade, junto com minha equipe, com quem trabalhei por muitos anos e que são também profissionais muito bem preparados e qualificados. Trabalhar com uma equipe competente e em  sintonia fez toda diferença pra esse novo desafio. 
Os primeiros três meses da K Constâncio foram em  minha casa, não tínhamos ainda a sede. Avaliei quase 100 submissões das casas de fragrância para escolher os primeiros 6 perfumes do portfólio. O primeiro perfume escolhido foi um masculino que demos o nome de Aleph, representando a primeira letra do alfabeto hebraico. Esses meses foram momentos que jamais esqueceremos, o começo de tudo.
Minha história como farmacêutica vai desde o trabalho realizado na L'acqua di Fiori, onde atuei em diversos setores, mas minha principal atividade sempre foi o P&D. Fui responsável por todos os projetos de lançamentos de produtos relacionados ao portfólio da empresa. Em paralelo, tenho trabalhos publicados, ministrei várias palestras e cursos de pós-graduação relacionados ao setor de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal.

De forma corajosa, vcs montaram uma empresa e já de cara enfrentaram uma pandemia. Quais foram os principais desafios e o que vcs fizeram para superá-los?
Sem dúvida o maior desafio foi a paralização do comércio. Mesmo que a venda na internet tenha aumentado na pandemia, nada pode se comparar à experiência no ponto venda, ainda mais se tratando de uma marca nova como a nossa. 
Manter o cronograma de lançamentos, foi também algo muito desafiador. Tivemos que ter uma vigilância redobrada no estoque de matérias-primas e insumos pra não faltar os produtos de linha e os de futuros lançamentos. Enfrentamos problemas em atrasos aduaneiros, atrasos em entregas dentro do país, além disso, estamos tendo que ter uma atenção redobrada na concessão de créditos já que o momento tem sido de grande dificuldade para todo varejo.

Qual o DNA da marca? 
Desenvolver produtos de perfumaria fina e suas extensões com padrão de qualidade internacional, mas com a assinatura brasileira K Constâncio. 

"Somos uma empresa que acredita no Brasil, no mercado brasileiro e temos o propósito de fazer o melhor para conquistar cada vez mais espaço neste segmento. Para a K Constâncio o perfume é muito mais que uma arte! É uma assinatura que marca a personalidade de quem usa" - Karla Constâncio

Quantos produtos vocês conseguiram lançar neste primeiro ano de empresa?
Lançamos 41 produtos distribuídos entre perfumes, hidratantes, desodorantes e itens de maquiagem. Uma verdadeira proeza com um ano de empresa e praticamente um ano de pandemia.

Quais as estratégias usadas na composição do portfólio de produtos? 
Começamos com os produtos premium da perfumaria fina, desta forma, conseguimos transmitir para os clientes o nosso verdadeiro DNA. O desenvolvimento dos produtos cosméticos foi baseado em novas tecnologias. Por exemplo, nossa linha de hidratantes perfumados, além da qualidade em perfumação, ela é vegana e foi baseada em ativos miméticos que simulam a primeira camada bio-protetora da pele. Nossos desodorantes perfumados body spray são também veganos, livres de alumínio e seu ingrediente ativo é totalmente orgânico e  preserva o microbioma cutâneo.

Quais são os canais de venda utilizados pela marca neste momento e como vocês vislumbram a evolução da distribuição?
A K Constâncio trabalha com lojas licenciadas com suas equipes de revendedoras e lojas de departamento. Já estamos em mais de 20 estados e com mais de 140 pontos de venda. Nossa expansão está focada na abertura de novos pontos de venda, juntamente com as revendedoras.

Como foi para você participar do Prêmio Atualidade Cosmética 2020 e já ser finalista em 3 categorias?
É motivo de muito orgulho ser finalista de um prêmio tão importante e respeitado como este. Estamos muito lisonjeados e é uma honra para nossa empresa estar ao lado de tantas marcas já consagradas e que tanto nos inspira.

Quais os próximos passos para a K Constâncio?
Estamos agora em um grande esforço para aumentar nossa linha de produtos. Vários lançamentos estão programados para todo o ano de 2021. Enfrentamos ainda muita escassez de matérias-primas e insumos, mas acreditamos que poderemos superar mais este momento pois temos um ótimo parceiro industrial que sempre tem nos apoiado e desenvolvido um excelente trabalho. Esse parceiro conta com uma equipe muito profissional e muito bem preparada. Estamos investindo na abertura de novos pontos de venda associados às equipes de revendedoras. As lojas CDs licenciadas K Constâncio vêm crescendo rapidamente em todo o Brasil.

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