Com maior investimento do ano, Avon relança a maquiagem Avon Color

Com o mercado de maquiagem bombando, a Avon retoma os investimentos para garantir a sua posição de líder da categoria no Brasil


Depois de colocar o trem novamente nos trilhos, a Avon Brasil volta com tudo ao mercado. E em meio aos diversos lançamentos que a empresa já realizou e ainda vai realizar em 2013, nenhum está demandando tanta atenção e investimento quanto o relançamento da linha Avon Color. O movimento é mais do que estratégico. Com novas marcas chegando em profusão e os concorrentes tradicionais investindo, a categoria de maquiagem é uma das mais dinâmicas do mercado brasileiro, movimentando todos os canais de distribuição, faixas de preço e posicionamento.

E, para quem tem a primeira e a segunda linha de maquiagem mais vendida do País – Avon Color e Color Trends, o esforço de manter a posição é fundamental para os negócios no Brasil e na matriz da empresa, que tem no Brasil o seu maior mercado.

Toda redesenhada, com novas tecnologias e embalagens, o relançamento de Avon Color será o maior investimento da empresa neste ano. “Teremos a Camila Pitanga como estrela da linha, um plano de mídia robusto, vamos estar em todas as novelas, folheto maior em formato diferenciado, um novo canal de internet na página www.avonmaquiagem.com.br... O mercado não para de crescer e nós estamos vindo com tudo”, conta o diretor de marketing da Avon, Ricardo Patrocínio (na foto abaixo), sem revelar valores. No ano passado, a companhia já havia relançada a linha Color Trends.

Na esteira do relançamento de Avon Color, a empresa de venda direta aproveitou para resgatar em grande estilo o tradicional Prêmio Avon de Maquiagem, reconhecido pelos profissionais de beleza como o Oscar da maquiagem no Brasil. “Nós somos a companhia líder de maquiagem no Brasil e por isso o Prêmio é tão importante para nós, as pessoas que com um lápis, um traço, uma sombra, com um pequeno mimo, podem converter a mulher para que ela revele a sua beleza não só exterior, mas também a interior”, disse David Legher, presidente da Avon, durante a cerimônia que marcou a entrega dos troféus, no último dia 04 de julho, em São Paulo.

Nos últimos anos, a companhia dedicou atenção ao Conexão Beauty Art, uma rede social online para maquiadores e amantes da maquiagem, que acabou englobando a premiação e direcionando-a muito mais para os jovens talentos. “Agora, voltamos para celebrar e premiar os grandes maquiadores e os jovens talentos”, lembra o diretor da Avon. Para celebrar a nova fase, a premiação criou o Wall of Fame, imortalizando o trabalho de seis dos mais importantes (e mais premiados) maquiadores do Brasil. Os jovens talentos também foram premiados em seis diferentes categorias (veja a lista dos vencedores e homenageados no quadro abaixo). “Uma premiação só alcança os 18 anos, porque é boa, porque tem credibilidade e respeito do mercado”, conclui o presidente.

Inovação em todo o portfólio
A nova linha Avon Color traz a clássica equação da Avon: investimentos altos e centralizado em tecnologias
que serão distribuídas pelas mais de 100 operações da empresa em todo o mundo. O resultado é uma linha de produtos altamente tecnológicos, com preços bastante acessíveis.

Uma das fortalezas da Avon, a tecnologia tem destaque na nova linha Avon Color. “O novo batom Ultracolor, nosso campeão de vendas, agora conta com FPS 15 e uma nova tecnologia, chamada também de Ultracolor que com o simples movimento de pressionar os lábios – o que quase toda mulher faz quando usa um batom, estoura as microcápsulas que estão presente na formulação, reavivando a cor. É só ela fazer o movimento e a cor volta”, explica o executivo. Outras novidades em tecnologia são um  batom em formato de diamante, que aumenta a precisão da aplicação, e o BB Cream da marca, que promete 10 benefícios.

Ajudando a consumidora
Além da tecnologia, a nova Avon Color está inovando na maneira como ela ajuda as suas consumidoras a se entender melhor com a sua maquiagem. Uma dessas novidade está na nova maneira de codificar os tons da[os produtos de maquiagem para o rosto. Ricardo explica que a grande dificuldade da consumidora brasileira, é identificar o seu tom de pele e depois escolher os produtos: a base, o pó o blush que combinem com a pele dela. “Agora, temos 10 números de tons de pele. À partir do momento que ela achou o tom ideal, todos os diferentes itens terão o mesmo número”. A Avon também está oferecendo muito mais mais tonalidades para a pele negra.

Na mesma linha, de ajudar a consumidora, o quarteto de sombras conta com identificações de 1 a 4 dentro do estojo, enquanto a embalagem traz as indicações relacionando os números do quarteto com a região do rosto onde cada um deles deve ser aplicado.

Poder brasileiro
Se o investimento em pesquisa e desenvolvimento está centralizado no centro global de P&D da empresa em Sufferland, nos Estados Unidos, o resultado final dos trabalhos, hoje, é muito determinado pelas demandas do Brasil. “Dentro da lista do que pode dar certo para um produto na Avon Global, a primeira pergunta é se funciona no Brasil”, diz Ricardo Patrocínio.

Como maior operação da Avon em todo o mundo, o Brasil hoje influencia de maneira decisiva a paleta e o passo dos lançamentos da companhia, que continuam sendo globais. O que não impede de que os laboratórios de Sufferland desenvolvam cores específicas para o Brasil, o que já acontece.

Ao mesmo tempo, nem tudo o que foi desenvolvido fora tem que vir para o Brasil, como acontecia no passado. Recentemente a Avon lançou na Rússia, outro mercado fundamental para a empresa, a linha Avon Luxe, posicionado em um patamar de preço superior ao da linha de maquiagem Renew, até então a mais cara da companhia. No momento, o time da Avon Brasil estuda a relevância dessa linha para o mercado brasileiro.


OS VENCEDORES DO 18º PRÊMIO AVON DE MAQUIAGEM

Rodrigo Gomes, vencedor da categoria Passarela
Mari Figueiredo, vencedora da categoria Audiovisual
Cleber de Oliveira, vencedor da categoria Artes Cênicas
Kátia Freire, vencedora da categoria Publicidade
Alex Cardoso, vencedor da categoria Social
Juliana Rakoza, vencedora da categoria Editorial
 
Os vencedores participarão de viagens internacionais para fazer treinamentos exclusivos com grandes nomes da maquiagem e workshops que não existem no mercado e são realizados unicamente para os vencedores do Prêmio Avon de Maquiagem.

OS HOMENAGEADOS DO WALL OF FAME
A Avon homenageou seis dos grandes nomes da maquiagem, eternizando suas mãos em placas no Wall of Fame. Os homenageados contribuiram para elevar a maquiagem ao status de arte e abriram caminhos e inspiraram a nova geração

Celso Kamura, quatro vezes vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem
Duda Molinos, cinco vezes vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem
Henrique Mello, seis vezes vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem
Mauro Freire, quatro vezes vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem
Westerley Dornellas, sete vezes vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem
Vavá Torres, quatro vezes vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem
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