Atualidade Cosmética nº 185: Repensando a cosmética pela ótica do bem estar

Atualidade Cosmética nº 185: Repensando a cosmética pela ótica do bem estar

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Não se pode dizer que é algo verdadeiramente novo, mas a verdade é que desde a pandemia, o mercado de perfumaria e cosméticos, ou ao menos uma parcela significativa dos seus atores, têm buscado formas mais efetivas de ir além da beleza estética e oferecer às consumidoras produtos que possam entregar com alguma efetividade uma experiência mais ampla de cuidado e bem estar. Como já dito, não é uma ideia nova, mas agora, com novas tecnologias que prometem ação comprovada nas atividades relacionadas ao humor, relaxamento ou até mesmo ao sono, a indústria pode navegar em novos territórios. Essa navegação pode-se dar também por meio da ação das empresas em outras esferas que não só os produtos. Isso passa pela comunicação, por exemplo, já que a pressão para se adequar a padrões de beleza pré-estabelecidos e, muitas vezes, inalcançáveis, é um elemento com potencial para afetar a autoestima das consumidoras e ter reflexo sobre a sua saúde mental. 

Não preciso dizer ao leitor o quanto de responsabilidade a indústria de beleza tem nesse processo. Por isso mesmo, é importante que ela atue agora em sentido contrário, de trabalhar para que as pessoas se sintam bem consigo mesmas. Também não é nada novo, mas com tudo o que sabemos e evoluímos ao longo das últimas décadas, não seguir por esse caminho parece soar tanto como uma falta de respeito com as consumidoras, quanto com uma miopia mercadológica. Por mais que a inerente insatisfação humana de uma pessoa com o seu visual seja um dos drivers que movem o mercado de beleza, existem meios de dar às pessoas o que elas desejam em termos de produtos e soluções sem que elas precisem se sentirem mal.

O varejo também tem um papel importante a ser exercido nesse novo contexto. É no seu ambiente que muitas pessoas podem ter acesso e contato com marcas e produtos que estão alinhados a esse novo momento. Muitas das marcas que têm impulsionado esse movimento de bem estar são pequenas, ainda desconhecidas do grande público, assim como ainda é desconhecido pela maioria dos consumidores os novos benefícios que os produtos cosméticos podem entregar a eles. Por isso, dedicar espaços específicos nas lojas, ou ao menos, sinalizar melhor esses produtos é uma forma de trazer as pessoas à consciência dessas novas propostas.

O peso do varejo para impulsionar novos negócios no mercado de beleza é enorme. O mercado de produtos profissionais no Brasil é um dos que mais cresce em todo o mundo, impulsionado justamente pela maior presença dessas marcas, originalmente de venda restrita nos próprios salões, às perfumarias e farmácias de forma organizada e consistente. Como mostra reportagem nesta edição de Atualidade Cosmética, no atual ritmo de expansão, esse é um mercado que pode dobrar de tamanho em cerca de três anos, elevando o patamar de consumo da categoria, em especial no varejo especializado em beleza, que precisa, cada vez mais, especializar e sofisticar o seu mix de produtos para se diferenciar dos outros canais de distribuição. Daí a importância que abrir espaço para produtos alinhados à proposta de bem estar pode ter para o desenvolvimento futuro do canal.

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