Temporada de Balanços: L’Oréal Brasil registra crescimento de 14,7% no primeiro semestre de 2013

Empresa destaca crescimento de dois dígitos em todas as suas divisões no País


A operação brasileira da gigante francesa L’Oréal, fechou o primeiro semestre 2013 com aumento de 14,7% no faturamento comparado ao mesmo período de 2012. De acordo com a empresa, o resultado está acima do índice de crescimento do setor de beleza como um todo. Durante a conferência com analistas para comentar o balanço do grupo, o CEO da L´Oréal Jean Paul Agon, questionado por um analista sobre o crescimento dos negócios no Brasil, respondeu que apesar do desaquecimento da economia do País, o setor de beleza segue em um ritmo de crescimento forte. Segundo Agon, a empresa ganhou market share em todas as divisões e cresceu, no primeiro semestre, 12% nas divisões de Produtos de Grande Público - onde estão as marcas de mass market como L´Oréal Paris, Garnier e Maybelline e 12% em Produtos Profissionais. A divisão de Luxo avançou 20%, e a divisão de Cosmética Ativa, que engloba as marcas de dermocosméticos do grupo, viu as vendas aumentarem em 26%.

Sobre o impacto de desvalorização do Real, o executivo francês disse que isso afeta os resultados da companhia. Mas o impacto é mitigado em grande parte pelo fato de que mais de 70% dos produtos vendidos no Brasil são fabricados localmente. Desde 1º. de julho o Brasil é uma região de negócios independente da América Latina. “O Brasil é um grande ator para o sucesso dos negócios do Grupo, pois tem alto potencial científico, diversidade étnica e um mercado consumidor com grandes possibilidades de expansão”, afirma Didier Tisserand, CEO da L’Oréal Brasil. Os investimentos de R$ 200 milhões nos próximos dois anos para a ampliação das operações nas fábricas, inauguração de um novo Centro de Distribuição em Duque de Caxias (RJ) e um novo Centro de Pesquisa e Inovação no Rio de Janeiro reforçam a estratégia da L’Oréal Brasil para a expansão dos negócios nos próximos anos.

O destaque na divisão de Grande Público foi Elseve, de L’Oréal Paris, que reforçou sua posição com o lançamento de Quera Liso, linha de produtos com fórmulas feitas sob medida para o consumidor brasileiro. Além disso, um forte crescimento também foi registrado em Maybelline. Questionado sobre como a L´Oréal vê o cenário para a linha no mercado brasileiro, em uma categoria atualmente dominada pela venda direta, Agon disse "estamos tentando de tudo". De acordo com a companhia, a marca terá mais um ano de crescimento acima de 40%, o quarto ano consecutivo.

Na divisão Cosmética Ativa o destaque ficou com desempenho significativo das marcas Vichy e SkinCeuticals, sendo que esta última registrou um crescimento de 75% no semestre. Em Produtos Profissionais, Kérastase consolidou sua liderança no segmento de luxo em cuidados capilares. Na outra ponta, Matrix continua a conquistar salões de beleza com foco nas classes C e D e está expandindo a sua rede de microdistribuidores nas áreas economicamente menos favorecidas.A divisão Luxo também está crescendo acima do mercado graças ao lançamento do perfume La Vie est Belle, de Lancôme, e à edição especial de Drakkar Noir , assinada pelo jogador Neymar Jr.

Resultado global

Com faturamento de 11,7 bilhões de euros no primeiro semestre, a L’Oréal mantém seu crescimento acima do mercado. Comparado ao mesmo período de 2012, o Grupo teve um aumento de 5,4% excluindo a variação cambial. “A L’Oréal demonstrou o seu dinamismo e registrou um primeiro semestre sólido, apesar da ligeira desaceleração no ritmo de crescimento do setor. Todas as divisões e regiões estão crescendo acima do mercado”, afirmou Jean-Paul Agon.

O destaque foi o aumento de participação de mercado na Europa Ocidental (+1,7%), apesar do cenário em crise, e na América do Norte (+5,4%). Nos Novos Mercados, o crescimento continua acelerado. Na região de Ásia, Pacífico foi de +8,0%; na América Latina, +13,5%; na Europa Oriental, +8,4% e na África, Oriente Médio foi de +15,1%, sempre comparado ao mesmo período de 2012.
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