Natura fecha 2012 com vendas de R$ 6,34 bilhões

Resultado é 13,5% superior ao de 2011. No último trimestre do ano passado, as vendas avançaram 12,2%, mas o lucro líquido ficou 11,5% abaixo, na comparação com o mesmo período de 2011


A gigante brasileira dos cosméticos Natura, divulgou ontem (6/2), os seus resultados para o ano de 2012. As vendas líquidas da empresa foram de R$ 6,34 bilhões, resultado 13,5% superior ao do ano anterior. O lucro llíquido no período avançou 3,7%, para R$ 861 milhões.

No Brasil, a receita líquida atingiu R$ 5,611 bilhões, 10,3% a mais do que em 2011. As operações internacionais somaram crescimento de 45,8%, atingindo a cifra de R$ 734,4 milhões. Em moedas locais, o crescimento foi de 28%. "Nosso crescimento de receita apresentou um melhor equilíbrio entre o aumento da base
de consultoras e de produtividade. Entre o 4º trimestre de 12 e o 3º trimestre de 12, 41,8 mil consultoras se uniram a nossa base, totalizando 1.268 mil consultoras no encerramento de 2012,enquanto a produtividade cresceu 2,9%", disse a empresa em seu relatório. A produtividade no ano se manteve estável, de R$ 9.016 em 2011 para R$ 8.957 em 2012.

O lançamentos dos sprays corporais perfumados Natura Tododia e a fragrância de UNA, foram os destaques entre os lançamentos da empresa em 2012. Os dois estão em linha com a estratégia da comapnhia de oferecer produtos posicionados em faixas de preço a Natura ainda não estava presente. A participação da empresa no mercado-alvo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de acordo com dados da ABIHPEC até outubro de 2012, teve uma queda de 0,9 ponto percentual. O ganho de 0,5 ponto percentual no segmento de cosméticos e perfumaria, não foi suficiente para cobrir a queda no segmento de higiene pessoal, onde a empresa perdeu 1,6 ponto percentual de share.

                                               Brasil Tamanho de Mercado (R$ Mi)      Market Share Natura (%)

                                                10M12       10M11        Var.                  10M12       10M11        Var.
    Cosméticos e Fragrâncias       9.292        8.137         14,2%               34,5%       33,9%        0,5 pp
                  Higiene Pessoal      10.371        8.545         21,4%               11,6%       13,2%       (1,6) pp
                                  Total       19.662      16.682         17,9%               22,4%       23,3%       (0,9) pp



Nas Operações Internacionais, o crescimento foi puxado pelo crescimento da base de consultoras, fruto da estabilização do modelo Consultora Natura Orientadora no Chile, na Colômbia e no Peru e dos ajustes no modelo de Rede de Relações Sustentáveis no México, um modelo de venda direta multinível, mais adequado a realidade do mercado mexicano.

Os investimentos em capital somaram R$ 437,4 milhões distribuídos em expansão fabril, tecnologia da informação e logística.

Considerando apenas os resultados do 4º trimestre, o lucro líquido da Natura recuou 11,5%, enquanto as despesas avançaram 17,5%.O resultado de R$ 257,3 milhões para o período, ficou abaixo da média das previsões de analistas consultados pela Agência de Notícias Reuters, que era de R$ 296,4 milhões. Segundo a empresa, o resultado é fruto de impactos não-recorrentes concentrados no 4ºtrimestre de 2011, que diminuíram a carga tributária daquele período, elevando a base de comparação.

As vendas, no entanto, ficaram 12,2% acima e bateram em R$ 1,875 bilhão.

Apostas para 2013
Para 2013, a projeção de investimento em capital da Natura é de R$ 450,0 milhões, que inclui as inaugurações de uma fábrica de sabonetes no Pará e do novo centro de distribuição em São Paulo, além da ampliação da capacidade produtiva do parque fabril da companhia, em Cajamar.

A Natura diz em seu relatório que a empresa inicia um ciclo de investimentos em que a tecnologia da informação será cada vez mais um diferencial competitivo. Investimentos em sistemas que permitirão uma significativa evolução na experiência de compra por meio do uso da tecnologia. "Demos os primeiros passos para promover uma significativa evolução na experiência de compra por meio da integração da tecnologia a serviço da relação entre consultoras e consumidores. Nesse cenário, vislumbramos a oportunidade de estarmos cada vez mais conectados às necessidades das pessoas, permitindo a expansão da rede de relações da Natura por meio da oferta de novas marcas, produtos, serviços e negócios".




 

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