Regulamento do Prêmio Atualidade Cosmética 2017

A) Da Instituição e Objetivos
  1. Desde o ano de 1993, a Revista Atualidade Cosmética instituiu seu concurso anual, Prêmio Atualidade Cosmética, que é regido pelo presente regulamento.

 

  1. O Prêmio Atualidade Cosmética visa estimular, promover e reconhecer o trabalho de personalidades, empresas e seus produtos que mais contribuíram para o desenvolvimento técnico e mercadológico do setor cosmético brasileiro e, que tiveram atuação destacada no decorrer dos anos de 2016 e 2017.
  1. Está previsto o total de premiações, para as seguintes categorias:

 
Empresas:
- Empresa do Ano
- Ponto de Venda Especializado
- Ponto de Venda e-commerce
- Empresa Revelação
Profissionais:
- Profissional do Ano
- Hall da Fama (premiação especial por indicação)

Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal: 
- Linha/Produto Infantil
- Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar
- Linha/Produto de Tratamento Profissional para Cabelos
- Linha ou Coleção de Maquiagem
- Inovação em Produto de Maquiagem
- Linha/Produto de Beleza e Higiene Masculina
- Linha/Produto de Banho e Higiene
- Linha Produto de Tratamento Corporal
- Linha/Produto de Tratamento Facial

Perfumaria:
- Perfume do Ano Latino-Americano Masculino
- Perfume do Ano Latino-Americano Feminino

Troféu Atualidade Cosmética - "A escolha do consumidor"
- Perfumaria Latino-Americana Feminina
- Perfumaria Latino-Americana Masculina

Troféu "Aparício Basílio da Silva"
- Criação Perfumística Latino Americana Feminina
- Criação Perfumística Latino Americana Masculina

Troféu Criação Perfumística Livre

B) Das Empresas e Profissionais

 1. Concorrem por indicação os Profissionais, as empresas e pontos-de-venda em todas as categorias descritas no tópico Instituição e Objetivos (A3) , de acordo com as especificações abaixo:

1a. Na categoria de Empresa do Ano, os finalistas serão indicados pela Organização do Prêmio Atualidade Cosmética. As indicações das empresas levam em conta desempenho no mercado, investimentos, lançamentos e inovações ocorridas durante os anos de 2016/2017, pela sua contribuição para o desenvolvimento do mercado e pela disseminação de práticas sustentáveis.

 1b. Na categoria de Empresa Revelação, os finalistas serão indicados pela Organização do Prêmio Atualidade Cosmética. Podem ser indicadas empresas criadas entre os anos de 1997 e 2012. As indicações das empresas levam em conta desempenho no mercado, empreendimentos, lançamentos, criações e aquisições ocorridas durante os anos de 2016/2017, e pela sua história e importância para o mercado.

1c. Na categoria de Profissional do Ano, os finalistas serão indicados pela Organização do Prêmio Atualidade Cosmética. As indicações dos profissionais levam em conta a sua atuação no campo da pesquisa e desenvolvimento, empreendimentos, criações e toda expertise colocada à disposição do setor até o ano de 2016.

1d. As empresas que irão concorrer na categoria Ponto de Venda serão indicadas pela redação da revista Atualidade Cosmética, depois de uma ampla consulta ao mercado, levando em conta os seguintes critérios de avaliação: nível de serviço e atendimento, capacidade operacional, diversificação do mix de produtos, arquitetura e ambientação das lojas, inovação e contribuição para o desenvolvimento do mercado.

2. Serão indicados apenas 03 finalistas em cada uma das categorias listadas acima.

3. Nas categorias Profissional, Empresa, Empresa Revelação e Ponto-de-venda, a escolha do vencedor será feita por votação junto ao mercado, por meio de cédulas de votação de simples escolha, que serão distribuídas aos leitores das revistas Atualidade Cosmética.

4. O vencedor será o nome que obtiver o maior número de votos em cada categoria.

5. Por serem categorias com votos de simples escolha, pode haver empate em uma ou mais categorias de empresa e profissional. Nesse caso, ambos serão proclamados vencedores, não cabendo critério de desempate.

6. A votação será realizada em plataforma digital restrita à base de leitores da Revista Atualidade Cosmética e do site cosmeticanews.com.br. Somente serão computados os votos que chegarem até o dia 30/10/2017.

C) Da Perfumaria e dos Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal

1. Concorrem por inscrição, os Produtos em todas as categorias descritas no tópico Instituição e Objetivos (A3).

2. Cada empresa poderá realizar um número restrito de inscrições em cada uma das categorias de produtos, a saber:

2a. Nas categorias de “Higiene e Beleza Capilar”, “Tratamento Profissional para Cabelos”, “Banho e Higiene”, “Infantil/ Kids”, “Tratamento Corporal”, “Tratamento Facial”, “Beleza e Higiene Masculina”, “Inovação em Produto de Maquiagem” e “Linha/Coleção de Maquiagem”, cada empresa poderá inscrever o máximo de 2 (dois) linhas/ produtos.

2b. Nas categorias de “Perfumaria Latino Americana Masculina e Perfumaria Latino Americana Feminina”, cada empresa poderá inscrever o máximo de 3 (três) perfumes.

 3a. Na categoria de "Higiene e Beleza Capilar", podem concorrer produtos produzidos em qualquer país do mundo e que tenham sido colocados à disposição do consumidor no BRASIL entre setembro de 2016 e agosto de 2017, sejam comercializados no varejo farmacêutico e alimentar, venda direta ou lojas próprias e estejam devidamente legalizados. No caso de "Higiene e Beleza Capilar" não podem participar produtos distribuídos no canal profissional.

3b. Na categoria de "Tratamento Profissional para Cabelos", podem concorrer produtos produzidos em qualquer país do mundo e que tenham sido colocados à disposição do consumidor no BRASIL entre setembro de 2016 e agosto de 2017, sejam comercializados em salões de cabeleireiros e lojas especializadas. No caso de "Tratamento Profissional para Cabelos" não podem participar produtos de uso exclusivo do profissional, ou seja, produtos cuja aplicação deve ser realizada por um profissional.

3c. Nas categorias de "Inovação em Produto de Maquiagem", “Linha/Coleção de Maquiagem”, "Banho e Higiene", "Tratamento Corporal", “Infantil/Kids”,  "Tratamento Facial" e “Beleza e Higiene Masculina”, podem concorrer produtos produzidos em qualquer país do mundo e que tenham sido colocados à disposição do consumidor no BRASIL entre setembro de 2016 e agosto de 2017, sejam comercializados no varejo farmacêutico e alimentar, venda direta ou lojas próprias e estejam devidamente legalizados. No caso de produtos que sejam distribuídos em canais massivos e seletivos (farmácias e perfumarias seletivas, por exemplo), a organização do Prêmio Atualidade Cosmética vai levar em conta o modelo de distribuição do produto em questão no seu mercado de origem.

 3d. Categorias de Perfumaria
§1-  Nas categorias de "Perfumaria latino-americana feminina e Perfumaria latino-americana masculina", podem concorrer produtos de qualquer país da América Latina e que tenham sido colocados à disposição do consumidor na REGIÃO entre setembro de 2016 e agosto de 2017, e estejam devidamente legalizados.

§2- Na categoria “Criação Perfumística Livre”, podem se inscrever Casas de Fragrâncias de Origem Latino Americana. Não podem participar empresas distribuidoras de fragrâncias.

3e. Em todos os casos, produtos inscritos em edições anteriores do Prêmio Atualidade Cosmética, não podem participar. Exceto em caso de relançamento, quando houver alteração na formulação.

 4. Inscrição:

A inscrição se dará mediante a apresentação dos seguintes documentos:

4a. Categorias de Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal:
Linha/Produto de Higiene/Beleza Capilar, Linha/Produto de Tratamento Profissional para Cabelos, Linha/ Coleção de Maquiagem, Inovação em Produto de Maquiagem, Linha/Produto de Banho e Higiene, Linha/Produto de Beleza e Higiene Masculina, Linha/ Produto de Tratamento Facial, Linha/Produto de Tratamento Corporal e Linha/Produto Infantil/kids

  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida e no formato estipulado pela organização.
  • 04 amostras do produto (para inscrição nas categorias de produto) ou 04 linhas completas (para categorias de coleção ou linhas).

NENHUM MATERIAL ALÉM DO SOLICITADO ACIMA SERÁ EXPOSTO.

Somente serão aceitas inscrições das seguintes linhas nas categorias descritas a seguir:

Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar: itens ou linhas completas de produtos de shampoos e pós-shampoos, finalizadores e artigos de tratamento (exceto produtos profissionais).

Linha/Produto de Tratamento Profissional para Cabelos: Itens ou linhas completas de produtos de shampoos e pós-shampoos, finalizadores e artigos de tratamento (exceto produtos de uso exlusivo do profissional).

Inovação de Produto de Maquiagem e Linha/Produto de Maquiagem de Distribuição Seletiva: itens ou linhas de produtos para make up, tais como bases, primers, blushes, máscaras, batons e glosses, paletas de sombras, delineadores e esmaltes.

Linha/ Coleção de Maquiagem: linhas completas de produtos para make up, compostas desde produtos como primers, bases e corretivos até produtos para colorir boca, olhos, rosto e unhas. Linhas ou coleções completas de esmaltes.

Linha/Produto de Banho e Higiene: itens ou linhas completas de desodorantes, sabonetes, hidratantes, cremes, loções, óleos de banho e outros produtos destinados à limpeza, higiene pessoal e bem-estar durante e/ ou após o banho.

Linha/Produto de Beleza e Higiene Masculina: itens ou linhas completas de desodorantes, sabonetes, hidratantes, cremes, loções, óleos de banho e outros produtos destinados à beleza e a higiene pessoal do homem.

Linha/Produto Infantil: itens ou linhas completas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos destinados ao público de até 12 anos.

Linha/Produto de Tratamento Corporal: itens ou linhas completas de cremes, loções, géis para cuidados tópicos e tratamentos específicos da pele do corpo.

Linha/Produto de Tratamento Facial: itens ou linhas completas de cremes, loções, produtos de limpeza, tônicos e máscaras para cuidados tópicos e tratamentos específicos da pele do rosto.

Linha/Produto de Skin Care de Distribuição Seletiva: itens ou linhas completas de cremes, loções, géis para cuidados tópicos e tratamentos específicos da pele do corpo e itens ou linhas completas de cremes, loções, produtos de limpeza, tônicos e máscaras para cuidados tópicos e tratamentos específicos da pele do rosto.

Parágrafo Único: De maneira alguma serão aceitas inscrições de produtos “cosmecêuticos” ou “aliméticos”, ou produtos que devam ser ingeridos para serem avaliados.

4b. Categorias de Perfumaria:

§1- Perfume do Ano Latino-Americano - versões masculina e feminina

  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
  • Mínimo de 04 amostras do perfume para a avaliação da Categoria Perfumaria, conforme critérios abaixo:
  • As Amostras em frasco original, considerando-se a quantidade equivalente 100ml/ frasco.
  • O número de frascos em sua somatória deve conter o mínimo de 400 ml de fragrância.


Os perfumes nacionais e latino-americanos podem ser inscritos pela empresa fabricante, ou pela casa de fragrância criadora do perfume (desde que com a autorização do cliente).

 

§2- Criação Perfumística Livre

  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida, sempre em nome da Casa de Fragrância.
  • A Casa de Fragrância deverá enviar 500g do óleo/fragrância por inscrição para o endereço constante na carta de briefing.
  • O óleo/fragrância será devidamente aplicado pelo terceirista na concentração de 18%.
  • Serão necessárias o mínimo de 20 amostras do perfume para a avaliação da Categoria, conforme critérios abaixo:
  • Todas as Fragrâncias inscritas serão aplicadas em base (álcool) comum
  • Deverão assinar a criação apenas perfumistas e avaliadores que sejam funcionários da Casa de Fragrância inscrita.
  • O briefing da fragrância a ser criada será enviado por e-mail à equipe inscrita pela Casa de Fragrância
  • Não poderão participar da criação colaboradores, consultores, avaliadores  e/ou perfumistas  externos (prestadores de serviços).

 5. Fichas de inscrição

5a. Para as categorias Linha/Produto de Higiene/Beleza Capilar, Linha/Produto de Tratamento Profissional para Cabelos,  Linha/ Coleção de Maquiagem, Inovação em Produto de Maquiagem, Linha/Produto de Banho e Higiene, Linha/Produto de Beleza e Higiene Masculina, Linha/ Produto de Tratamento Facial, Linha/Produto de Tratamento Corporal e Linha/Produto Infantil/kids, Perfumaria Latino Americana Feminina e Perfumaria Latino Americana Masculina, deverão ser enviadas à Coordenação do Prêmio Atualidade Cosmética para o e-mail premioatualidadecosmetica@cusmaneditora.com.br a partir de 19/06/2017 até 25/08/2017.

5b. As fichas de inscrição e de submissão para a categoria Criação Perfumística Livre deverão apresentar, respectivamente, os dados da empresa e dos responsáveis (responsável técnico e perfumistas participantes, e a INSPIRAÇÃO da fragrância criada e o seu CONCEITO – informações fundamentais para a avaliação.
A ficha de submissão não poderá conter informações da empresa e nem dos participantes da criação, sob risco de desclassificação.
As fichas deverão ser enviadas à Coordenação do Prêmio Atualidade Cosmética para o e-mail premioatualidadecosmetica@cusmaneditora.com.br a partir de 19/06/2017 até 25/08/2017.

6.  Envio dos produtos

6a. As amostras das categorias Linha/Produto de Higiene/Beleza Capilar, Linha/ Coleção de Maquiagem, Inovação em Produto de Maquiagem, Linha/Produto de Maquiagem de Distribuição Seletiva, Linha/Produto de Banho e Higiene, Linha/Produto de Beleza e Higiene Masculina, Linha/ Produto de Tratamento Facial, Linha/Produto de Tratamento Corporal e Linha/Produto Infantil/kids, Perfumaria Latino Americana Feminina e Perfumaria Latino Americana Masculina, deverão ser remetidas para  no endereço: Rua Dom Duarte Leopoldo, 678   Cambuci  CEP 01542-000 -  São Paulo/ SP, impreterivelmente, até o dia 25/08/2017.

6b. As amostras da categoria Criação Perfumística Livre deverão ser remetidas para o endereço do Rua Dom Duarte Leopoldo, 678 – Cambuci até o dia 25/08/2017.

6c. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução das amostras e fichas técnicas.

7.  Das Avaliações.

7a. Das avaliações das Categorias de Perfumaria Latino Americana Masculina e Feminina.

A avaliação das categorias de Perfumaria será dividida em 02 fases.
- A 1ª fase será olfativa. Os produtos inscritos em cada categoria de perfumaria serão reenvasados em laboratório especializado, para o teste cego.
- Para o teste cego das fragrâncias serão levados em conta os seguintes critérios:

  • Originalidade/ Inovação
  • Harmonia
  • Evolução da Fragrância

- Para cada critério serão consideradas notas de 0 à 10, sendo a nota final da 1ª fase a média entre as 3.
- As 20 melhores fragrâncias da primeira fase serão submetidas a 2ª fase da avaliação.
- Nesta 2ª fase, os produtos serão avaliados pela apresentação. Serão levados em conta os seguintes critérios:

  • Adequação ao conceito
  • Inovação/ Originalidade do produto

- Para cada critério serão consideradas notas de 0 à 10, sendo que a nota final desta fase será a média entre as 2.
- Serão finalistas os 10 produtos que atingirem as melhores notas na soma entre as duas fases.
- Será considerado vencedor em cada categoria os produtos que obtiverem o maior número de pontos.
-  O comitê responsável pelas avaliações das categorias de perfumaria será composto por especialistas, consumidores, blogueiras especializadas, jornalistas, formadores de opinião e consultores da área de embalagens.

7b. Do critério para o troféu Aparício Basílio da Silva de melhor criação perfumística masculina e feminina.

-  Serão considerados finalistas as 10 fragrâncias que obtiverem as melhores notas no teste cego da 1ª fase da Avaliação das categorias de perfumaria.
- Será considerada vencedora em cada categoria a fragrância que obtiver o maior número de pontos.

7c. Da avaliação da categoria de melhor Criação Perfumística Livre.

- Para a eleição da fragrância vencedora na Categoria Criação Perfumística Livre, apenas serão consideradas as notas dos jurados especialistas e técnicos.
- Para o teste cego das fragrâncias serão levados em conta os seguintes critérios:

  • Originalidade/ Inovação
  • Harmonia
  • Evolução da Fragrância
  • Adequação à proposta

- Para cada critério serão consideradas notas de 0 à 10, sendo a nota final a média entre as 4.
-  Serão considerados finalistas as 10 fragrâncias que obtiverem as melhores notas no teste cego da Avaliação.
- Será considerada vencedora a fragrância que obtiver o maior número de pontos.

 

7d.  Da avaliação da Categoria de Linha/ Coleção de Maquiagem.

- As avaliações serão realizadas em laboratório, por um comitê formado por profissionais de beleza, consumidores, blogueiras especializadas e imprensa.
- Serão levados em conta os seguintes critérios:

  • Inovação
  • Paleta de cores
  • Design das embalagens
  • Aspectos Sensoriais.
  • Qualidade

- Os produtos/ linhas serão apresentados individualmente a cada jurado para que se efetue a avaliação.
- Para cada critério serão consideradas notas de 0 à 10.
-Serão considerados finalistas os 10 produtos que obtiverem o maior número de pontos resultantes da soma das notas em cada critério.
- Será considerado vencedor em cada categoria a linha/ produto que obtiver o maior número de pontos.

7e.  Da avaliação da Categoria Inovação em Produto de Maquiagem.

- As avaliações serão realizadas em laboratório, por um comitê formado por profissionais de beleza, consumidores, blogueiras especializadas e imprensa.
- Serão levados em conta os seguintes critérios:

  • Inovação
  • Entrega do Benefício
  • Design das embalagens
  • Aspectos Sensoriais.
  • Qualidade

- Os produtos/ linhas serão apresentados individualmente a cada jurado para que se efetue a avaliação.
- Para cada critério serão consideradas notas de 0 à 10.
-Serão considerados finalistas os 10 produtos que obtiverem o maior número de pontos resultantes da soma das notas em cada critério.
- Será considerado vencedor em cada categoria a linha/ produto que obtiver o maior número de pontos.

7f. Das avaliações das Categorias Beleza e Higiene dos Cabelos e Tratamento Profissional para Cabelos.

- As linhas/ produtos para cabelos inscritos do 25º Prêmio Atualidade Cosmética serão previamente testados em laboratório de análise de eficácia clínica. Os resultados serão colocados à disposição dos jurados para as avaliações de cada produto.
- As linhas/ produtos serão avaliadas por um comitê formado por cabeleireiros, consumidores, especialistas e imprensa, que avaliarão os produtos em teste.
- Serão levados em conta os seguintes critérios nas avaliações:

  • Coerência do conceito
  • Inovação
  • Aspectos sensoriais
  • Posicionamento e Avanço Mercadológico
  • Eficácia 
  • Design das embalagens.

- Para cada critério avaliado serão consideradas notas de 0 à 10.
- Serão considerados finalistas os 10 produtos que obtiverem o maior número de pontos resultantes da soma das notas em cada critério.
- Será considerado vencedor em cada categoria a linha/ produto que obtiver o maior número de pontos.

7g. Das avaliações das Categorias de Banho e Higiene, Beleza e Higiene Masculina e Infantil/ Kids.

- As linhas/ produtos das Categorias acima descritas, serão colocados à disposição do comitê avaliador em ambiente apropriado para utilização/ experimentação dos produtos.
- O comitê avaliador será formado por técnicos, consumidores e especialistas.
- Serão considerados os seguintes critérios nas avaliações:

  • Coerência do conceito
  • Inovação
  • Design das embalagens
  • Aspectos sensoriais
  • Funcionalidade/ praticidade de uso.

- Para cada critério avaliado serão consideradas notas de 0 à 10.
- Serão considerados finalistas os 10 produtos que obtiverem o maior número de pontos resultantes da soma das notas em cada critério.
- Será considerado vencedor em cada categoria a linha/ produto que obtiver o maior número de pontos.

7h. Das avaliações das Categorias de Tratamento Facial e Tratamento Corporal.

- As linhas/ produtos das Categorias acima descritas, serão colocadas à disposição do comitê avaliador em laboratório apropriado para utilização/ experimentação dos produtos.
- O comitê avaliador será formado por dermatologistas, esteticistas, consumidores, técnicos e imprensa.
Para avaliação das categorias de PELE serão levados em conta os seguintes critérios:

  • Inovação tecnológica
  • Aspectos sensoriais
  • Adequação ao conceito
  • Funcionalidade de uso

- Para cada critério serão consideradas notas de 0 à 10, sendo que a nota final será a média entre as 4.
- Serão finalistas os 10 produtos que atingirem as melhores notas em cada categoria.
- Será considerado vencedor em cada categoria o produto que obtiver o maior número de pontos.

8. O número de jurados para cada categoria deverá ser de no mínimo 10 até ao máximo de 20, levando-se em conta o peso da avaliação de cada jurado (especialidade) para cada categoria.

9. As cédulas de votação serão entregues por cada jurado diretamente ao responsável pela avaliação, presente no local.

10. Em caso de empate, será declarado vencedor o produto com a maior soma de pontos no 1º quesito de cada categoria (de acordo com a numeração ao lado de cada quesito). Caso o empate persista, passa a valer a maior soma de pontos no 2 º quesito de cada categoria, e assim por diante, até que tenhamos um único vencedor. Esse critério é válido para todas as categorias de Perfumaria, Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal.

D) Do Troféu Atualidade Cosmética "A Escolha do Consumidor"

1. Concorrem a esse prêmio todas as fragrâncias finalistas da categoria  “Perfumaria Latino Americana Masculina e Feminina".

2. Todos os finalistas serão expostos em locais públicos a serem definidos, onde os consumidores terão a oportunidade de testar todos os produtos antes de escolher os seus preferidos.

  3. O consumidor pode selecionar uma fragrância masculina e uma fragrância feminina. As cédulas serão depositadas em urnas lacradas pela auditoria do evento.

  4. Serão consideradas vencedoras as fragrâncias com mais votos em cada categoria.

E ) Da Premiação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria

1. Os finalistas de cada uma das categorias serão oficialmente anunciados, com aproximadamente um mês de antecedência ao evento de entrega do Prêmio.

2. Os vencedores somente serão divulgados durante a cerimônia de entrega do Prêmio.

3. A solenidade será realizada no dia 07 de novembro de 2017, no Teatro Bradesco, em São Paulo,  à partir das 19hs00.

F ) Da Divulgação

1. A Revista Atualidade Cosmética se reserva o direito de exibir e debater todo o material inscrito e classificado em Universidades, Escolas, Congressos ou quaisquer eventos, tanto no Brasil como no Exterior.

2. Todos os produtos inscritos poderão ser divulgados no site www.cosmeticanews.com.br, que irá contar com um Banco de Dados de produtos para consulta dos seus visitantes mediante a autorização da empresa participante na ficha de inscrição.

G) Da Desclassificação

1. Estarão automaticamente desclassificados:

- as amostras que não tiverem sido remetidas até a data limite ou em quantidade abaixo da solicitada;
- as fichas técnicas contendo informações inverídicas;
- produtos acabados que não estejam à disposição do consumidor até setembro de 2017;
- amostras remetidas que estejam alteradas, se comparadas aos produtos à venda;
- produtos que já participaram de edições anteriores do Prêmio Atualidade Cosmética;
- produtos que estejam em desacordo com o que está disposto neste regulamento.

2. Caso ocorra abordagem e/ou interferência no acompanhamento das votações, a empresa estará automaticamente desclassificada.

3. Categorias que não tenham um mínimo de 5 marcas participantes, estarão automaticamente desclassificadas.

4. Produtos que já participaram de edições anteriores.

H ) A equipe da Revista Atualidade Cosmética se compromete:

1. Serão mantidos os cases e as fichas técnicas, ficando em poder da redação da Revista Atualidade Cosmética até o final da premiação.

2. Caso ocorra desclassificação por qualquer um dos motivos acima citados, a empresa receberá um comunicado confidencial, destinado ao contato estabelecido, a fim de que a incorreção seja sanada.

3. As datas, horários e locais não definidos neste regulamento para as diversas etapas do prêmio serão divulgados em tempo hábil.

4. As questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela organização do evento.