Unilever assume a vice-liderança entre as maiores empresas de beleza do mundo

A edição de agosto da revista norte-americana WWD Beauty Inc., trouxe a sua tradicional lista com as 100 maiores empresas de beleza do mundo por vendas. E, ao contrário do que normalmente acontece, com mudanças de posições no topo do ranking. Com vendas de US$ 20,7 bilhões, a Unilever assumiu a vice-liderança, uma posição que era ocupada pela norte-americana P&G desde 1997. A estratégia global da Unilever tem sido a de fortalecer o seus negócios na área de higiene pessoal. Nos últimos três anos, a empresa adquiriu a marca de produtos profissionais TIGI, a Alberto Culver, dona de marcas como Tresséme, Nexxus e St. Yves, as marcas de beleza da Sara Lee, além da russa Kalina. Enquanto isso, as vendas de beleza da P&G tem avançado pouco nos últimos trimestres. Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades no seu mercado local, a empresa considera que avançou de maneira rápida demais no seu processo de expansão para os mercados emergentes. No final de maio, o executivo AG Lafley retornou à empresa no lugar de Bob McDonald, o CEO que o sucedeu no comando da P&G. De acordo com o ranking da WWD, as vendas empresa americana foram de US$ 20,08 bilhões. A gigante francesa L´Oréal continua na liderança isolada do mercado de beleza, com receita de mais de US$ 28 bilhões.

A Natura é a empresa latino-americana mais bem posicionada no ranking, ocupando a 16º posição. A peruana Belcorp aparece em 24º. Grupo Boticário, Hypermarcas e Niely também marcam presença na lista. Das 100 empresas listadas, 54 possuem operações ou marcas distribuídas oficialmente no Brasil.

No total, a receita conjunta das empresas listadas avançou 2,8%, superando a barreira dos US$ 200 bilhões. Empresas de 17 países estão representados no levantamento, que leva em conta apenas as vendas de produtos para a pele,cabelos,maquiagem,banho,perfumes,desodorantes e preparações de barbear. As vendas de sabonete em barra, produtos para higiene bucal e descartáveis, não são consideradas.


          EMPRESA      Vendas de beleza 2012 (US$ BI)
  1. L´Oréal            28,88
  2. Unilever           20,7
  3. P&G               20,08
  4. Estée Lauder     9,98
  5. Shiseido            8,38
  6. Avon                 7,64
  7. Kao Corp.          6,73
  8. Beiersdorf          6,16
  9. Johnson´s          5,87
  10. Chanel               5,33
  11. LVMH                4,65
  12. Coty                  4,59
  13. Henkel               4,32
  14. Limited B.          3,6
  15. Colgate              3,31
  16. NATURA            3,27
    24. BELCORP         1,9
    34. BOTICÁRIO          998,4
    35. HYPERMARCAS  925,4
    63. NIELY                   345
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