Temporada de Balanços: Natura comemora bons resultados em suas operações internacionais na América Latina

Em balanço divulgado nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, a Natura deixou claro seu interesse e necessidade de estender suas fronteiras para além de suas atuais operações. Em concordância a isso, a companhia apresentou bons resultados em suas operações internacionais na América Latina. Ao fim de 2013, elas já representavam 14% de seus negócios, mantendo um ritmo de crescimento superior a 30% nos últimos anos. No México, a Natura alcançou a significativa marca de 100 mil consultoras e consultores em janeiro, por conta da implantação de um modelo multinível (Rede de Relações Sustentáveis), que estimula o empreendedorismo e o crescimento acelerado da base de consultoras.

A companhia brasileira encerrou 2013 com a receita líquida total de R$ 7,01 bilhões, o Ebitda de R$ 1,61 bilhão e o lucro líquido de R$ 842,6 milhões –resultados obtidos em meio a um ciclo de vigoroso investimentos em operações e modelo logístico e, cada vez mais, em tecnologia da informação.

No Brasil, discreta recuperação

Seguindo a tendência dos últimos anos, a Natura segue perdendo sua participação no mercado brasileiro, porém menos do que em anos anteriores. Em 2013 a retração foi de 1,2% até outubro, com tendência de recuperação a partir do segundo semestre. A perda de market share esteve concentrada em cosméticos, com manutenção de participação nas categorias de higiene pessoal, principalmente motivada pelo lançamento da submarca Sou, fruto de um projeto de intensificação de investimentos em marketing em slo tupiniquim.

A melhora nos resultados em território nacional se deu também pela ampliação de meios de pagamento para as consultoras, recuperando o crescimento das vendas e a produtividade delas ao longo do segundo semestre do ano. No último trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita líquida cresceu 9,3%, a produtividade das consultoras 6,2% (1,4% no ano) e a base de consultoras 2,3% (3,9% no ano).

Estratégia e perspectivas

De acordo com o balanço da Natura, 2013, foi um ano de fechamento de um ciclo de capacitação e de investimentos em infraestrutura logística, que resultou na conquista de altos índices de qualidade do serviço prestado às CNs e na redução do prazo de entrega dos pedidos de 5,1 para 4,5 dias (35% desses pedidos já são entregues em 48 horas). Como resultado, viabilizou-se importantes iniciativas: o centro administrativo e de distribuição em São Paulo, e o complexo industrial Ecoparque, no Pará, que será inaugurado em março de 2014, além do aumento da capacidade produtiva em Cajamar (SP).

No que diz respeito às operações internacionais , atualmente centradas na América Latina, e, como já visto, com robusto crescimento, espera-se seguir nesses patamares, com foco na ampliação da rede de consultores, que já soma 366,5 mil, além de dar continuidade à trajetória de construção da marca, de constante avanço no nível de serviços e da evolução da lucratividade.

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