Symrise traz Maurice Roucel para trabalhar no Brasil

Em evento realizado no último dia 28 de abril, em São Paulo, na Galeria Rabieh, a casa de fragrâncias Symrise apresentou Maurice Roucel como o mais novo integrante de sua equipe de perfumistas no Brasil. Considerado um dos mestres da perfumaria fina mundial, Maurice trabalhará diretamente pro mercado brasileiro.


O Brasil tem sido, historicamente, um gerador de bons números para as casas de fragrâncias globais. Com a soma de um povo apaixonado por cheiros e marcas locais que se posicionam entre as maiores do mundo, fica fácil de entender o porquê de tanta atenção dessas empresas por aqui. E num movimento ousado, a filial brasileira da casa de fragrâncias alemã Symrise, trouxe para o time de perfumistas do centro criativo da empresa, em São Paulo, um dos mais celebrados nomes da criação perfumística em todo o mundo: o francês Maurice Roucel.

Formado em química, Maurice estreou no mundo da perfumaria em 1973, na Maison Chanel – onde trabalhou por seis anos e se aprofundou na arte da alta perfumaria. Durante sua carreira atuou por quase todas as grandes casas de fragrâncias do mercado como a norte-americana IFF, a holandesa Quest e a suíça Givaudan. Também criou fragrâncias exclusivas para as casas Guerlain e Hermès. O portfólio de criações assinadas por Maurice é bastante versátil e inclui perfumes de marcas de nicho como Frederic Malle e Bond Nº9 e também fragrâncias para o mercado de mass market e masstige, para marcas como Adidas, Nautica e Avon, incluindo a criação de Luiza Brunet Poderosa, assinado em conjunto com o perfumista Isaac Sinclair.

Em 2012, ao lado de outros quatro perfumistas, Maurice foi nomeado Chevalier de l 'Ordre des Arts et des Lettres, a homenagem com a condecoração mais alta da pasta da Cultura Francesa. A Ordem das Artes e Literatura é um prêmio francês de prestígio que reconhece contribuições significativas para esses campos ou o avanço deles.  “A arte não existe sem a técnica, e a técnica nunca seria nada sem a arte”. Essa é a frase que Maurice adora repetir. Apaixonado por sua profissão, o top perfumista declarou ter aceitado o convite para trabalhar no Brasil (com um contrato inicial de dois anos) a fim de compartilhar essa paixão em criar fragrâncias, e por fim, deseja poder celebrar a arte. Em sua apresentação, Maurice confessou ficar entediado de trabalhar nos Estados Unidos, e agora enxerga no Brasil uma grande oportunidade. No País ele vai trabalhar ao lado dos perfumistas Joachim Correll, Magali Lara, Isaac Sinclair e Fanny Grau.

Base para o crescimento
O alto investimento realizado pela operação local da Symrise para alocar no Brasil um nome desse quilate não é sem motivo. A empresa acredita que o mercado nacional busca luxo, sofisticação, inovação olfativa e best practices de "grand maisons" da perfumaria internacional. “Maurice tem o dom de traduzir todos estes códigos, que com um toque de brasilidade e ‘latinidade’ pode fazer a diferença. Em conjunto com nossos principais clientes, esperamos longas e vitoriosas parcerias”, explica Ricardo Omori, vice-presidente de Fragrâncias para a América Latina.

Durante o evento de apresentação do perfumista, um teste sensorial foi realizado, com a apresentação de cinco novos ingredientes da Symrise: Tiramisone, Belanis, Vanilla de Madagascar, Ambrocenide Crystal e Sultanene. No final do mês a Symrise apresenta ao mercado outro grande investimento, a abertura de uma planta na cidade de Benevides, no Pará, que irá se destacar na produção de ingredientes de origem amazônica para fragrâncias e cosméticos.


Errata:
ao contrário do que foi dito na versão original da matéria, o perfumista Philippe Roques não faz mais parte do time da Symrise. Desde maio do ano passado ele está atuando na operação local da Takasago
}

Comentários ()

Blogs

Tags