RaiaDrogasil mantém a liderança no varejo farmacêutico

Companhia divulgou os dados para o ano de 2012


A RaiaDrogasil, líder do varejo farma brasileiro, encerrou o ano de 2012 com receita bruta de R$ 5.6 bilhõe, um desenvolvimento de 18,3% na comparação com ano de 2011.  A companhia fechou o exercício com 864 lojas, sendo que 101 foram abertas no período. A margem bruta alcançada, de 26,7% da receita, representa um incremento de 1,1 ponto percentual sobre o ano anterior.

Apesar do novo regime tributário que aumentou a carga de ICMS da companhia, a empresa também registrou crescimento de 20% no EBTIDA ajustado, alcançando a cifra de R$325,8 milhões, e margem de 5,8%. O lucro líquido foi de R$154 milhões, o equivalente a 2,8% de margem líquida.

Durante a divulgação dos resultados, a RaiaDrogasil destacou alguns fatores que serviram de mola propulsora para o crescimento observado em 2012. Primeiramente, o varejo farma brasileiro vive ummomento de glória, crescendo mais de 15% ao ano desde 2007, impulsionado pelo aumento substancial no número de idosos no País, e no alargamento da classe C, que representa cerca de 40% de seu público.

2012 ficou marcado como o ano de consolidação do grupo RaiaDrogasil, que em 2011 se formou graças à fusão entre as duas tradicionais bandeiras paulistas. No início do ano passado, as gerências das duas redes foram unificadas, assim como foram revistas as condições de negociação com os fornecedores, o que gerou sinergias de custos significativas para a empresa.

A inauguração de dois novos centros de distribuição no Rio de Janeiro e em São Paulo, também incrementaram a capacidade de distribuição e de crescimento do grupo. Paralelamente a essa  melhora no processo de distribuição, o grupo também adquiriu os pontos de venda de três redes locais no Centro-Oeste: King, Santa Marta e Panda. Com a mudança de 26 lojas de Santa Marta para Drogasil em 2013, o grupo pretende se tornar líder na região.

}

Comentários ()

Blogs

Tags