Procter & Gamble anuncia nova estrutura de comando

A Procter & Gamble, maior empresa de bens de consumo do mundo, anunciou a primeira grande mudança em sua estrutura desde o retorno do antigo CEO, A.G. Lafley à companhia norte-americana. E o movimento marca um retorno ao desenho utilizado pela empresa até pouco tempo atrás.

A P&G reagrupou as suas unidades de negócios sob o guarda-chuva de quatro grandes grupos: Beleza, Grooming e Healthcare, Limpeza e cuidados com a família, bebês e mulheres. As unidades e marcas de cada setor estarão focadas em buscar sinergias de consumo, tecnologia e enfrentar concorrentes comuns. Cada setor será liderado por um presidente do grupo. O ex-CEO Bob McDonald, em um movimento para cortar custos e tentar dar mais agilidade à gigante, eliminou as antigas posições de presidentes de setor, criando uma presidência global de unidades de negócios, tocada pelo executivo Dimitri Panayotopoulos, a qual se subordinava todas as unidades de negócios da empresa.

Baseada em Singapura, a executiva Deborah A. Henretta (foto), foi eleita presidente do grupo global de beleza, que inclui as unidades de Beauty Care (Olay, Cover Girl, Old Spice entre outras marcas), Cuidados com o Cabelo e Coloração para varejo (Pantene, Head&Shouders, Wella, Clairol entre outras), Profissional (as divisões para cabeleireiros da Wella e da Clairol) e Prestígio (Gucci, Dolce&Gabbana, Lacoste e outras marcas de luxo). Deborah vai acumular sua nova função com a posição atual, de presidente de global de Beauty Care.

Na área de Grooming e Saúde, o atual presidente de Home Care, David S. Taylor assume o comando. Sob essa unidades estão alocadas marcas como Gillette, Crest e Oral-B. O atual presidente de Oral Care, Charles E. Pierce, vai assumir também as responsabilidades pela Criação de Novos Negócios e Inovação, nessa função específica ele se reportará diretamente para o CEO Lafley.

O atual comandante da área de cuidados com os bebês, Martin Riant, assume a presidência global cuidados com a família, que engloba as áreas de cuidados femininos, bebês e cuidados com a família. E Giovanni Ciserani fica com a responsabilidade sobre a área de limpeza. Todos os presidentes globais de grupo vão se reportar diretamente para A.G. Lafley. As mudanção valem a partir de 1 de julho de 2013. O atual responsável pelas unidades globais de negócios, Dimitri Panayotopoulos, foi eleito como vice-chariman e assessor do presidente.

Região crítica para a P&G a operação da America do Norte também vai se reportar diretamente ao CEO. Melanie L. Healey, presidente do Grupo - América do Norte e dos canais de Hiper e Supermercados, se reportará também a Lafley, além do atual reporte ao vice-presidente de operações globais Werner Geissler, cujo trabalho terá mias foco sobre a Europa ocidental e os mercados em desenvolvimento.
}

Comentários ()

Blogs

Tags