Prêmio Atualidade Cosmética tem inscrições abertas até o dia 18 de agosto e novidades na avaliação

Com as inscrições já abertas, 22ª edição do Prêmio Atualidade Cosmética traz novidade na categoria Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar. Neste ano, itens inscritos passarão por testes de eficácia em laboratório
 

Já são 22 edições do ‘Oscar da Perfumaria latino-americana’. E a cada ano, o Prêmio Atualidade Cosmética vem apresentando novidades e inovações, ingredientes estes que foram e são fundamentais para consolidar o evento no mercado de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos. Outro ponto fundamental para credenciar o PAC como a principal premiação deste segmento é seu processo de avaliação dos produtos que concorrem aos troféus nas diferentes categorias. Neste ano, a novidade está na categoria Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar.

Todos os itens inscritos nesta categoria serão submetidos a Teste de Eficácia – realizado em laboratório – antes de participarem do Processo de Avaliação – que acontecerá entre os dias 25 a 29 de agosto, nas Faculdades Osvaldo Cruz, em São Paulo. A inscrição para o PAC 2014 foram abertas no dia 16 de junho e serão encerradas no dia 19 de agosto. Durante este período, o Teste de Eficácia será realizado. “O PAC está consolidado cada vez mais na sua evolução e a base dela é a avaliação. Portanto, quanto mais se aprimora este processo, mais consolidado o prêmio fica, pois o troféu vai ganhando peso. Uma coisa é você ganhar um prêmio por conta do ‘oba-oba’, sem exatamente saber se a marca é boa. E o PAC atua justamente neste ponto, ou seja, se alguém ganhou o prêmio é porque o produto realmente é bom”, explica Jenifer Vieira, coordenadora do Prêmio Atualidade Cosmética.

Fator a mais
Durante o Processo de Avaliação, diversas características dos produtos concorrentes são analisas, como: a formulação, o toque e sensorial dos produtos, a harmonização no lançamento de uma linha cosmética, fragrâncias, originalidade, funcionalidade e beleza das embalagens. Com a realização do Teste de Eficácia, os jurados terão um atributo a mais para auxiliar na escolha dos finalistas. Conforme este teste, que é realizado em um grupo de pessoas, tiver um veredito, este resultado qualitativo estará informado na ficha do produto capilar durante a Avaliação.

A ideia é que os jurados desta categoria Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar, que normalmente são técnicos e especialistas, possam analisar o resultado do teste e compará-lo com as informações descritas nos rótulos dos produtos. Este comparativo certamente influenciará na nota final dos jurados. “Eles vão comparar a promessa do item com o resultado do laboratório. Isso é muito importante, pois, anteriormente, não havia como realizar a comprovação da eficácia dos itens durante a Avaliação. Os jurados analisavam a textura do produto, sua apresentação, a fragrância e o design. E esse é o principal objetivo de agregar este teste, ou seja, comprovar a eficácia dos itens que concorrerão nesta categoria”, completa Jenifer.

Desenvolvendo o mercado
Desde de sua criação em 1993, o Prêmio Atualidade Cosmética sempre teve como compromisso o desenvolvimento do mercado de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos. Isso também é o preceito da Cusman, que organiza o PAC e também edita a revista Atualidade Cosmética. Sendo assim, todas as inovações que são implementadas pela empresa caminham junto com essa meta. “Nosso papel é desenvolver o mercado e apresentar resultados a ele que são de fato verídicos. E ao agregarmos mais este processo (Teste de Eficácia) ao PAC, comprovamos este nosso objetivo, cujo qual aplicamos desde as primeiras notícias do evento até a entrega do troféu. Além disso, quando nos empenhamos em mostrar o que é bom, o que está no caminho e quais são as inovações, estamos zelando pelo desenvolvimento e ainda por cima apresentando tendências. Isso é muito importante”, contextualiza ela.

Fora o trabalho de agregar valores ao mercado de HPPC, o Prêmio Atualidade Cosmética também tem sua função de contemplar todo o empenho daqueles que constroem este segmento. “O PAC não é uma festa. Ele é, antes de tudo, um evento de premiação e de celebração do trabalho de profissionais e de empresas. Este é o valor dele e esta mudança é para mostrar ainda mais o empenho que nós temos de trazer o melhor. Além de tudo, para um profissional que recebe um troféu como esse, sem dúvida, é porque de fato ele mereceu. Pois, para o produto chegar até ali, é porque ele foi avaliado por pessoas técnicas, que têm conhecimento do mercado”, sintetiza.

Grande noite
A noite de premiação do 22º Prêmio Atualidade Cosmética acontece em 4 de novembro, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Para realizar as inscrições, bem como ter acesso ao regulamento completo do PAC, basta acessar o site: cosmeticanews.com.br/premioatualidadecosmetica. Todo o evento é auditado pela PwC e o anúncio dos finalistas será feito durante a Beauty Fair, que acontece entre os dias 6 e 9 de setembro. Vale lembrar que um dos principais intuitos do PAC é alcançar todo o mercado, dando espaço para empresas de todos os lugares e tamanhos. Isso pode ser comprovado pelo fato de as inscrições serem gratuitas. “Assim, podemos saber o que é bom e está escondido, ou ainda o que está ruim, mas está sendo muito divulgado por causa de sua marca”, considera Jenifer.

O Prêmio Atualidade Cosmética visa estimular, promover e reconhecer o trabalho de personalidades, empresas e seus produtos que mais contribuíram para o desenvolvimento técnico e mercadológico do setor cosmético brasileiro e, que tiveram atuação destacada no decorrer dos anos de 2013 e 2014. Está previsto o total de 24 premiações, para as seguintes categorias: Empresas (Empresa do Ano, Ponto de Venda Especializado, Ponto de Venda Farma e Empresa Revelação); Profissionais (Profissional do Ano e Hall da Fama); Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal (Linha/Produto Infantil, Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar, Linha ou Coleção de Maquiagem, Inovação em Produto de Maquiagem, Linha/Produto de Maquiagem Distribuição Seletiva, Linha/Produto de Beleza e Higiene Masculina, Linha/Produto de Banho e Higiene, Linha Produto de Tratamento Corporal, Linha/Produto de Tratamento Facial e Linha/Produto de Skin Care Distribuição Seletiva); Perfumaria (Perfume do Ano Latino-Americano Masculino e Perfume do Ano Latino-Americano Feminino); Troféu Atualidade Cosmética - “A escolha do consumidor” (Perfume do Ano Internacional Feminino, Perfume do Ano Internacional Masculino, Perfumaria Latino-Americana Feminina e Perfumaria Latino-Americana Masculina); e Troféu “Aparício Basílio da Silva” (Criação Perfumística Latino Americana Feminina e Criação Perfumística Latino Americana Masculina).

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