Pierre Fabre, pioneiro dos dermocosméticos, morre aos 87 anos, na França

Pierre Fabre (foto), fundador e chairman do laboratório que leva o seu nome morreu no último sábado (20/7), aos 87 anos, na França.

Por conta do sucesso de um produto chamado Cyclo 3, um tônico desenvolvido a partir da Gibarbeira, que tratava de problemas venosos, Pierre Fabre, que tinha aberto uma farmácia em 1951, resolveu abrir o seu próprio laboratório, em 1961. Em 1965, com a compra da marca de cosméticos naturais Klorane, ele entrou oficialmente no negócio de dermocosméticos, onde a companhia é uma das líderes globais até os dias de hoje.

Terceiro maior laboratório farmacêutico da França, com 10 mil funcionários espalhados pelo mundo, o Pierre Fabre teve vendas de quase 1,978 bilhão de euros em 2012, dos quais 1,045 foram oriundos da divisão de dermocosméticos, que controla marcas como Avène, Ducray e Klorane.

No Brasil, a Pierre Fabre adquiriu em 2006, o laboratório carioca Darrow, reforçando a sua presença no mercado local, onde opera com foco na marca Avène.

"Desde a sua criação, em 1961, e até nos últimos dias, o Sr. Fabre dedicou toda a sua energia para a construção da terceira maior empresa farmacêutica francesa. Ele liderou, dirigiu e planejou todas as diferentes fases do seu desenvolvimento e construiu, pedra por pedra, uma empresa internacional. Um empresário verdadeiramente visionário, com intuição excepcional e ética de trabalho, o Sr. Pierre Fabre, levou a empresa aos caminhos de sucesso, com um talento inigualável e perseverança. Ele fez isso sem nunca comprometer seus valores fundamentais: a independência da empresa, fidelidade indestrutível à sua região de nascimento, a prioridade dada ao médio prazo e a continuidade da empresa através de todos os investimentos necessários em pesquisa e fabricação", disse o comunicado da empresa.

Buscando proteger a empresa no futuro, de movimentos de mercado hostis, Pierre Fabre - que não tinha herdeiros diretos, deu suas ações para a Fundação Pierre Fabre. Em breve, a empresa deve comunicar sobre as decisões que serão tomadas para que a companhia continue operando nas melhores condições possíveis e em plena conformidade com os valores e desejos de seu Presidente e Fundador.
}

Comentários ()

Blogs

Tags