PAC também é investimento comercial para empresas do setor

Fidelidade é a palavra que melhor define o perfil do consumidor brasileiro de perfumaria e cosméticos. De acordo com estudo da GS&MD, 81,5% dos consumidores compram a mesma marca por já estarem acostumados ao produto e só o trocam quando experimentam um outro similar, que entregue qualidade, performance e/ou custo-benefício equivalente ou superior, e, se possível, a um preço menor.

Logo, estabelecer sua marca no mercado com credibilidade é o foco das empresas. E, para isso, investir em produtos que atendam ao perfil do novo consumidor brasileiro, com poder aquisitivo maior e interessado em qualidade aliada a preço justo, é fundamental.

Nessa corrida por excelência, o Brasil assume posição importante. Segundo pesquisa da Nielsen, em termos de produção científica, o País já se destaca no cenário internacional como um dos oito países que mais contribuem em pesquisas relacionadas ao setor.

E são as empresas, atentas aos números do setor, aos interesses do consumidor e às inovações tecnológicas, que estão entre as finalistas do Prêmio Atualidade Cosmética 2013.

A premiação, consolidada há 21 anos, vai além do troféu e alcança a melhoria do desempenho comercial das empresas participantes. "Estar entre os finalistas do Prêmio fortalece a nossa marca. Tal distinção nos coloca no mesmo patamar das mais renomadas e reconhecidas empresas do segmento cosmético", afirma Valéria Rossi, diretora comercial da Jafra.

A Adcos, especializada em produtos de cuidado com a pele, vê no Prêmio uma oportunidade de criar um laço de confiança com o consumidor, fundamental para sua fidelização. "É um grande reconhecimento ser finalista do Prêmio Atualidade Cosmética. Isso, sem dúvida, gera uma alta visibilidade, agrega valor e abre muitas portas à marca, além de fortalecer a confiança com a rede franqueada, fornecedores e, principalmente, com nossos consumidores", declara a Dra. Ada Mota, sócio-fundadora e diretora científica da empresa.

Vale ressaltar que os números do mercado de perfumaria e beleza do Brasil são proporcionais ao seu tamanho e relevância econômica mundial. São, de acordo com a Nielsen, 550 mil salões de beleza que empregam 2,2 milhões de pessoas; 20 mil perfumarias; 55 mil farmácias e drogarias; a indústria da beleza emprega 74,1 mil funcionários; e as vendas diretas empregam 3,1 milhões de pessoas. Toda essa rede que faz a ponte entre a indústria cosmética e o consumidor final precisa estar consolidada para que consumidores e empresas saiam satisfeitos. Celia Anrelink, gerente de produtos da L'acqua di Fiori, observa, nesse aspecto, a importância da premiação em dois eixos principais: "Em primeiro lugar, junto a profissionais da área, que são responsáveis por avaliar os projetos. O reconhecimento destes profissionais é uma boa oportunidade de se trocar experiências e desenvolver novas tecnologias. Em segundo lugar, o Atualidade Cosmética traz motivação para toda nossa cadeia de vendas: comunicamos o prêmio para nossa rede de franqueados, que por sua vez comunica aos nossos clientes finais."

Para a gerente, o consumidor aprecia saber que seu perfume ou produto predileto é premiado, reconhecido por especialistas no assunto e um vencedor. Se ganhar o Prêmio Atualidade Cosmética é sinal de credibilidade, que, por sua vez, leva à fidelidade do consumidor; estar entre os finalistas do Prêmio já é bom caminho andado rumo ao sucesso no mercado nacional que consome R$ 42 bilhões por ano.
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