O queridinho das nécessaires

O queridinho das nécessaires
Marcas de batons apresentam inovação em cores, nomenclaturas e formatos; Matte segue como a grande aposta entre as texturas

Toda mulher tem ao menos um item de maquiagem em sua bolsa. E, na maioria dos casos, este item é o batom, um dos mais antigos itens de beleza feminina. De acordo com o relatório da consultoria Mintel sobre Maquiagem e Esmaltes para Unhas, divulgado em maio de 2016, 63% das mulheres brasileiras disseram usar batom ou gloss em um dia normal, em comparação com 25% das mulheres que afirmaram usá-los em uma ocasião especial.
Já no relatório divulgado no ano anterior, a subcategoria de produtos foi apontada como a mais utilizada pelas brasileiras. O consumo total de produtos para os lábios (incluindo batom, brilho labial e contorno/lápis para os lábios) foi de 75% entre as consumidoras. ?Dificilmente você encontra uma mulher que tenha menos de três batons na bolsa, além dos que têm em casa. É um dos itens de maquiagem de maior rotatividade na nécessaire?, comenta Cida Martins, gerente de produto da Payot.

Das jovens às maduras, a preferência varia. Para Patrícia Melo, gerente de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Vult Cosmética, em geral, as mulheres mais maduras optam por produtos multifuncionais que ofereçam praticidade na aplicação, enquanto as mais jovens buscam cores diferenciadas e estão mais ligadas às tendências.

No momento de comprar um batom, elas buscam alguns atributos. Segundo Daniella Brilha, diretora da marca Maybelline, são eles: a cor e o resultado depois de aplicado; a durabilidade; a consistência e o acabamento na hora da aplicação, com preferência para a textura matte; a sofisticação da embalagem e a boa relação custo-benefício. ?E a própria marca, já que levam em conta se é de qualidade e confiança?, acrescenta. Neste contexto, as marcas, que já disponibilizam cores para todos os gostos, investem em texturas e nomenclaturas ousadas, e por que não formatos?

Aposta no matte
O batom matte, caracterizado por não possuir brilho, ser opaco, fosco ou de efeito aveludado, vem conquistando espaço entre as brasileiras. A marca Payot, por exemplo, lançou no início de 2015 a coleção de batons Mate, inicialmente com oito cores (Délicat, Explosive, Joia Rara, Happy Day, Dominator, Femme, Sensual e Intense Purple). ?Todas as cores alcançaram excelentes vendas. Tanto que, após 12 meses, o mix foi complementado com mais oito cores?, relembra Cida.

A preocupação da marca era disponibilizar um batom matte, que não tivesse a característica de arrastar os lábios. Afinal, às vezes ele é mais seco e resseca um pouco. ?Nosso batom Matte tem uma cremosidade muito boa e uma duração mais longa?, garante ela. Os novos batons se juntaram aos líquidos Matte, lançados em julho de 2015 com embalagem diferenciada, semelhante a um frasco de gloss labial. ?O aplicador garante uma utilização mais definida e a secagem super rápida evidencia o efeito matte imediato. Neste produto, é necessário cuidado redobrado na formulação para garantir a fixação, que a secagem seja rápida e o produto não fique craquelado?, observa a gerente da marca que, em 2017, disponibilizará mais novidades nos batons, já em fase de desenvolvimento.

O matte também é a aposta da Vult Cosmética, que lançou durante a Beauty Fair 2016 a Coleção de Batons em Bala com Efeito Matte e a Coleção Let?s Rock com cores metalizadas. ?Com o sucesso da nossa linha de Batons Líquidos Matte, quisemos explorar ainda mais este acabamento, trazendo uma proposta em bala, com efeito matte, muito confortável na aplicação e durante a utilização do produto?, destaca Patrícia. São 16 cores. ?Como somos uma marca super antenada às tendências, desenvolvemos a Coleção Let?s Rock que traz uma formulação bem cremosa na aplicação com efeito metalizado. Este produto é grande sucesso! Tivemos um retorno muito positivo sobre esta coleção.?
Como batom é o produto queridinho dos consumidores da Vult, atendendo aos pedidos, foram lançados também seis cores para complementar a linha de Batons Cremosos. São cores clássicas compostas por nudes, vermelhos e rosas. Segundo a gerente de pesquisa e desenvolvimento de produtos, para lançar as coleções, a marca realizou uma vasta pesquisa de matérias-primas e optou pela utilização de ésteres e ceras vegetais, que além de propiciar à formulação um sensorial e aplicação diferenciados, ainda auxiliam na hidratação dos lábios.

Patrícia prevê que, para o verão 2017, a tendência para batons sejam cores suaves e discretas, embora os clássicos vermelho, cereja, bordô e os metalizados continuem em alta. ?Para embalagens, praticidade e beleza andam de mãos dadas e no que diz respeito ao sensorial, os cremosos estarão mais em evidência, mas os queridinhos matte não sairão das nossas bocas.?

Também de olho na tendência matte, a Maybelline NY lançou o Extreme Matte by Color Sensational, um maxi lápis labial com uma fórmula que combina pigmentos de pura cor à resina derivada de açúcar e que, de acordo com a empresa, é capaz de entregar um efeito matte duradouro. A linha tem oito novas cores:, que também podem ser encontradas na versão lápis ultramatte dos tradicionais Color Sensational.

As novidades foram disponibilizadas entre outubro e novembro e trazem nomenclaturas descoladas. Segundo Daniella, a marca oferece tendências e inovações acessíveis e em todas as comunicações busca falar com a mulher moderna, jovem e antenada. ?Tentamos refletir um pouco da sua personalidade nos produtos e nomes. Eles são pensados não apenas para indicar a cor ou benefício do produto, mas também trazem um tom mais emocional, de como a mulher se sente ou o que ela quer dizer quando escolhe cada produto, cada cor.?

A DNA Italy lançou em setembro o seu primeiro item de maquiagem: o Love Lip Color. A inovação surgiu em um frasco de esmalte, formato escolhido para mostrar a transição da marca, já consagrada no mercado de cosméticos com esmaltes, para a linha de maquiagens. Desenvolvido para realçar a cor natural dos lábios, o Love Lip conta com uma tecnologia que faz com que se adapte ao tom da boca, reforçando a preferência atual de ?make natural?. Disponível em duas versões, Love Cherry, com nuance rosada, e Love Red, avermelhada, possui fragrância de frutas vermelhas. No mesmo período, a marca disponibilizou a coleção completa de batons líquidos com textura matte. Composta por 12 cores, a linha inspirada na mulher brasileira conta com tons opacos diversificados que contemplam desde as consumidoras básicas até as mais ousadas. Conforme a marca, a tendência de batons matte veio para ficar e o batom líquido, Love Lip, com a proposta de tingir os lábios com naturalidade, é uma inovação que as consumidoras têm gostado bastante.

À base de água
Substâncias umectantes são alvos para o desenvolvimento de novos ativos cosméticos para os lábios, segundo a empresa de ingredientes Lubrizol. Diante da tendência do matte, a empresa desenvolveu o Aqua Mat Lipstick. ?Ele permite uma formulação de batom à base de água, proporcionando um acabamento opaco e matte nos lábios, com benefícios anti-idade e sem secura?, explica Karina Teixeira, gerente de Marketing da Lubrizol.
Esta formulação estabilizada com o polímero Avalure Flex-6 permite a utilização de ingredientes ativos solúveis em água, como Antarcticine Marine Ingredient. O polímero Avalure Flex-6, um ingrediente multifuncional não iônico, oferece compatibilidade de pigmento e estabilidade à emulsão para o sistema Pickering W/O, levando à incorporação de cerca de 15% de fase aquosa com um toque suave e confortável em pó. ?Esta formulação inovadora permite a utilização de ingredientes ativos solúveis em água, tais como Antarcticine ingrediente marinho C, uma glicoproteína que ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento alisando os lábios. O éster Schercemol DISD aumenta a dispersão de pigmentos não revestidos para intensidade e cobertura de cor elevada.?

De acordo com Karina, a Lubrizol também disponibiliza o Hilurlip, ativo especialmente delineado para produtos de preenchimento labial. ?Trata-se de uma suspensão oleosa com partículas micronizadas de hialuronato de sódio, da ordem de 1 µm (micrometro), que melhora a penetração e eficácia. Estas intumescem quando em contato com a água cutânea, produzindo um efeito de preenchimento duradouro nos lábios, além de proporcionar hidratação?, completa.

Do pó ao creme
Um batom em pó, o FC8916 ? powder-to-cream flame Scarlet ? de efeito acetinado, que proporciona a mudança de estado físico do pó ao creme quando aplicado sobre os lábios, é a inovação da empresa de ingredientes Cosmotec. De acordo com Vanessa Silva, coordenadora de Tecnologia e Inovação, isso é possível devido à utilização de dois tipos diferentes de sílicas que, em associação, permitem o desenvolvimento de fórmulas com aparência e textura que se transformam. São elas Aerosil R 202 (Evonik/Cosmotec), sílica pirogênica, pós-tratada com propriedade de encapsulamento de partículas aquosas, e Sipernat  500 LS (Evonik/Cosmotec), sílica precipitada com alta área superficial e porosidade.

Segundo ela, a fórmula do batom em pó, de apresentação diferenciada, atrai a atenção do consumidor pela experiência sensorial de transformação provocada na aplicação e pelo conforto durante o uso. Durante a aplicação, as cápsulas de sílica liberam a fase aquosa, conferindo toque cremoso e refrescância. ?A cor intensa é conferida por pérolas da linha Intenza  (SunChemical/Cosmotec), que são pigmentos perolados compostos por mica natural ou sintética e pigmentos orgânicos?, conta Vanessa.

Embalagem não acompanha inovação
Se nas cores as marcas inovam constantemente, no quesito embalagem o ritmo não é o mesmo. ?O foco do investimento nos últimos anos está voltado muito mais em fórmulas que propriamente em embalagem, que se mantém sem grandes alterações, uma vez que as novas fórmulas utilizam as formas tradicionais como batom em bastão, líquido, cremoso (lipgloss)?, observa Ricardo Petriccione, CEO da Primera Design, empresa especializada em embalagens e acessórios para produtos de maquiagem e cosméticos.

No entanto, ele destaca a necessidade de diferenciar o produto no ponto de vendas através de cores e decorações especiais aplicadas à embalagem, ou seja, do design, qualidade, acabamento e funcionamento premium. ?Tudo adequado às necessidades econômicas atuais do país. O luxo acessível?, acredita. Em termos de design, o mercado não para, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. ?A cada dia surge um novo tipo de acabamento que imprime grande personalidade e customização aos produtos, que esperamos poder oferecer aqui no Brasil em breve?, encerra o CEO.

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