Quando o farmacêutico Maurice Berger desenvolveu uma lamparina com um pequeno dispositivo catalisador que purificava o ar nos hospitais, as lamparinas logo ganharam popularidade com o público. Mas, ele certamente não imaginou que 120 anos após sua invenção patenteada, a Lampe Berger ganharia o mundo como uma das principais marcas globais de perfumação de ambiente. O portfólio da empresa se expandiu para outros itens relacionadas com a perfumação e a purificação de ambientes, como velas, varetas e aromatizadores para carros, que o fundo de investimentos que comprou a companhia em 2017, resolveu mudar o seu nome para Maison Berger, para refletir o novo posicionamento de mercado.
Ainda assim, as lamparinas permanecem como o carro-chefe do negócio. Todos os anos são vendidas cerca de 800 mil lamparinas e cinco milhões de litros de fragrâncias, em sete mil pontos de venda. A estimativa é de uma receita global ao redor dos US$ 60 milhões.
Para operar no Brasil, a empresa estabeleceu uma joint-venture com os empresários locais Jérome e Veronique Massei (foto). Experimentados executivos do mercado de fragrâncias e beleza são eles que têm a missão de expandir os negócios da empresa no Brasil. E isso envolve uma série de desafios que vão desde a necessidade de explicação de funcionamento das lamparinas - que demanda alguns processos - até a necessidade da construção da própria categoria no País, incluindo a busca por canais de venda alternativos para o produto.
Embora pequeno, o mercado de perfumação de ambientes (excluindo os produtos da categoria em supermercados) tem avançado no Brasil, mas isso se dá por meio de lojas próprias, ou por linhas de private label. Para a Maison Berger, os principais canais de distribuição no Brasil são as lojas de decoração e presentes e de cama, mesa e banho. É comum que muitas das compras iniciais estejam relacionados mais com o aspecto decorativo das lamparinas - que além das versões mais clássicas são desenvolvidas em modelos artísticos e de edição limitada, por exemplo - do que pela sua funcionalidade. Mas, é justamente a funcionalidade, a capacidade que o produto tem de capturar odores e purificar o ar (e perfumar, é claro) que diferencia a Lampe Berger. Inclusive, existe um bom número de consumidores que conheceram o produto no exterior e que acabam indo até a loja da empresa, em Moema, na capital paulista, para comprar mais lamparinas - para uso próprio ou presente - e as fragrâncias. "Tem gente que chega aqui querendo fragrâncias que não temos no Brasil, inclusive", explica Veronique, que diz que foi feito uma seleção especial das fragrâncias da marca mais adequadas ao mercado brasileiro. Mais recentemente, a empresa tem desenvolvido o canal de tabacarias, já que as características do produto são um atrativo e tanto para os amantes dos charutos.