Novos desafios da Maquiagem

A Cusman, juntamente com a revista Atualidade Cosmética, realizou na última quinta-feira, dia 2 de julho, em São Paulo, mais um Atualidade Cosmética Workshop. Com o tema: "Maquiagem: a evolução da categoria em um cenário desafiador", o evento contou com a presença de importantes profissionais da indústria, representantes de marcas renomadas e conceituadas blogueiras.

O evento começou com uma breve apresentação do sócio-diretor e publisher da Cusman, Aûani Cusma De Paula. Em seguida, Juliana Martins, beauty & personal care research specialist da consultora Mintel, mostrou dados importantes sobra indústria dos cosméticos. Relatórios, novas tendências e alguns insights também foram apresentados.

No Brasil, em 2013, o mercado de maquiagem e esmaltes para unhas cresceu 5,8%, enquanto que, em 2014, esse número aumentou para 8%. Sendo assim, o País passou a ocupar o 4º lugar no mundo. Segundo pesquisas, as empresas nacionais precisam se preocupar em produzir produtos que atinjam o tom exato de cada tipo dele, devido à diversidade racial brasileira. As marcas também não podem se esquecer da pele mais madura, e continuar cada vez mais investindo em inovação e tecnologia nos itens anti-idade.

No primeiro debate, executivos de grandes marcas de cosméticos discutiram assuntos relacionados aos desafios no varejo: quais canais de venda apostar, como expôr o produto nas lojas, quanto investir em treinamento, conhecimento e tecnologia, entre outros pontos. Estavam presentes: Murilo Reggiani, sócio-diretor da Vult; Cida Martins, gerente de produtos da Payot; Ester Krivkin, diretora operacional da Océane; e Maria de Lourdes Sacilotto Scuro, sócia proprietária da Danny Cosméticos, representando as perfumarias. 

Logo após a discussão, o diretor executivo da Adhespack, Daniel Almeida, apresentou aos convidados um novo conceito de amostragem, o lançamento Self Sampling, um expositor que funciona como autoatendimento nos PDVs. A empresa brasileira, de atuação global, tem novidades para os varejistas: máquinas e displays que prometem facilitar a vida do consumidor dentro das lojas.

Um case de sucesso também foi apresentado. Bruna Nunes, responsável pelo marketing da categoria make up da Eudora, importante marca de venda direta, explicou como seus produtos podem ser classificados como "premium acessível". Os itens estão dentro de duas linhas: Eudora e Soul. No ano passado, Eudora, lançada há quatro anos, foi umas das ganhadoras do Prêmio Atualidade Cosmética e Prêmio de Beleza Nova, além de ser conhecida e recomendada pelas mais importantes blogueiras do segmento, como a popular Camila Coelho. 

Paloma Vale, maquiadora e responsável pela área de educação da bareMinerals apresentou a marca, que tem como carro-chefe uma base de formulação mineral. Uma maquiagem perfeita para a mulher que não quer parecer maquiada, que gosta de ser natural. Novos ingredientes e formas de aplicação em produtos que se destacam no mercado.

Por fim, as blogueiras Fernanda Ferreira (blog Dicas da Fê), Dany Bello (blog Espaço Gattena) e Fê Gonçalves (blog A melhor escolha) conversaram com os participantes, dando outro ponto de vista, a visão do consumidor. Elogiaram as marcas brasileiras, com muitos pontos positivos, bem como a evolução da qualidade dos produtos. Também destacaram alguns pontos a serem melhorados, como um melhor atendimento dentro das lojas. 
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