Novidades em ingredientes e embalagens que valem a pena serem vistas na FCE

Começa na próxima segunda feira (12/5), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 19º edição da FCE Cosmetique. O evento prevê receber quase 20 mil profissionais nos três dias de exposição. Os interessados em conhecer as novidades vão encontrar  empresas distribuidoras e desenvolvedoras de matérias-primas para cosméticos, como D'Altomare, Gattefossé, Cosmotec, Quantiq, entre outras. Os principais fornecedores de embalagem do segmento também marcarão presença na feira. Empresas como C-Pack, SGD, Wheaton, Aptar, Incon e Antilhas apresentarão as tecnologias em embalagem que serão tendência no segmento cosmético nos próximos anos. Assim como acontece desde a primeira edição, as revistas Atualidade Cosmética e Packing Cosmética estarão presentes na feira, no estande da Cusman.
   
As empresas estão otimistas. Para Amanda Pimentel, gerente de Desenvolvimento de Negócios da América Latina da Gattefossé, a FCE é um dos eventos mais importantes para os fabricantes e distribuidores de matéria prima do Brasil. “É o momento em que encontramos todos nossos clientes de todas as regiões do País, de norte a sul e de todos os segmentos de atuação. A Gattefossé participa desta feira há muitos anos, juntamente com nosso distribuidor, a Brasquim. Temos certeza de que é uma excelente oportunidade para geração de negócios, além disso, o período em que acontece a FCE é bastante oportuno”, corrobora.
   
Tatiana Roque, gerente de Comunicação de Mercado da Cosmotec, explica o “momento oportuno” citado por Amanda Pimentel e destaca a importância do alinhamento da feira ao que acontece lá fora. “Por ser realizada logo após a In-Cosmetics Europa, a FCE é uma ótima oportunidade para mostrar as novidades para o nosso mercado na mesma época em que as nossas representadas estão apresentando seus grandes lançamentos ao mercado internacional”, declara.

Eduardo Scalese, diretor da MWV Brasil, acredita que além de uma excelente oportunidade de mostrar as novidades da companhia no que diz respeito a válvulas também é um importante meio de comunicação com os demais elos da cadeia cosmética. “O mercado cosmético brasileiro, independentemente das variações cambiais, cresceu – e continua a crescer –, nos últimos 15 anos, uma média de 15% ao ano. Em 2013, alcançamos a menor taxa de desemprego dos últimos 15 anos, o que significa introduzir no mercado de trabalho e, consequentemente, no consumidor, 40 milhões de pessoas das classes C e D que, com dinheiro no bolso, consomem perfumes e produtos de beleza. Além disso, falamos de um público exigente, e eventos como a FCE possibilitam a interatividade entre os elos do mercado de forma a desenvolver cada vez mais inovação e excelência”, afirma. 
   
Essa edição também conta com um aumento de 50% no número de empresas internacionais e também com a presença das principais marcas nacionais, que lançarão seus produtos para o mercado mundial.
   
Com o objetivo de proporcionar uma experiência completa aos vistantes, o evento receberá o 27º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, que contará com renomados especialistas. Devido ao sucesso da edição anterior, a FCE Cosmetique também dará continuidade ao circuito “Por Dentro dos Cosméticos”, apresentando o que há de melhor no mercado em termos de matéria-prima.

As redações das revistas Atualidade Cosmética e Packing Cosmética, fizeram uma seleção de novidades bacanas, que valem a pena serem vistas durante a feira.

Confira alguns lançamentos e novidades em matéria-prima:

COSMOTEC

A Cosmotec traz para a FCE Cosmetique mais de 50 soluções inovadoras para hair care, skin care, sun care e make-up. Entre elas, a empresa destaca a nova tecnologia de transformação imediata para cosméticos coloridos. O ativo – o qual a empresa optou por não revelar o nome antes do lançamento oficial na feira – permite desenvolver cosméticos coloridos que revelam sua cor final na medida em que são aplicados sobre a pele, promovendo uma experiência visual única. De acordo com a Cosmotec, a novidade será usada em maquiagens premium e em diferentes produtos, como o batom que ao ser aplicado muda de cor, ou mesmo em bases e pós compactos que se adequam ao tom da pele da pessoa no momento da aplicação. O ingrediente ativo da nova tecnologia vem da Ásia, onde era usado em BB e CC creams. A Cosmotec adaptou-o para a utilização em maquiagens.
 
DALTOMARE

A Daltomare também traz importantes novidades para a feira este ano. A empresa passa a distribuir o portfólio completo Basf de filtros solares, ativos, emolientes, polímeros e emulsionantes para os cuidados da pele nas regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Entre os principais lançamentos estão os novos silicones da Dow Corning: Dow Corning ES-9801 Hydro Cosmetic Powder – elastômero de silicone em pó, fácil de usar em diferentes meios, dispersível em água e óleo. Confere sensorial suave e talcado, efeito "soft focus", absorção da oleosidade da pele e de óleos e fluidos diversos; Dow Corning FA 4002 ID Silicone Acrylate – agente formador de filme de alta resistência que permite formular maquiagens com efeito “no-transfer”; e o Dow Corning ES-5300 Formulation Aid – emulsificante de silicone desenvolvido para criar emulsões de baixa viscosidade e alta estabilidade, água em óleo/silicone. Possui característica sensorial leve. Contribui para a dispersão de pigmentos e otimização da cor de cosméticos coloridos.  

GATTEFOSSÉ

Com destaque absoluto, a Gattefossé lança o Emulium Mellifera, que foi premiado em abril na In-Cosmetics em Hamburgo, com a medalha de ouro no Innovation Zone Best Ingredient Awards que visa premiar um ingrediente ativo ou textura que combine ciência e inovação de forma a demonstrar benefícios substanciais para os fabricantes e usuários finais. O novo ingrediente sensorial EMULIUM MELLIFERA da nova geração de emulsionante PEG-Free se adapta ao tipo de pele e ao clima, é altamente flexível, multifuncional e oferece uma solução sensorial às expectativas de consumidores de todo o mundo. O ingrediente será apresentado no stand da Brasquim, distribuidor da Gattefossé no Brasil.

QUANTIQ

A Quantiq destaca entre seus lançamentos para a feira, o Olivem VS Feel, um co-emulsionante capaz de criar cristais líquidos. De origem vegetal, proveniente de lipídios de oliveiras, o ativo aumenta a viscosidade e a estabilidade da formulação, sem afetar negativamente a percepção sensorial final. Os cristais líquidos aumentam a espalhabilidade e são de rápida absorção, reduzindo o efeito de sabão da emulsão. Criado com critérios ambientais, é um ingrediente de ponta que permite aos laboratórios cosméticos criarem produtos em sintonia com as últimas tendências do mercado.


Confira alguns lançamentos e novidades em embalagens:

AB PLAST
Há 32 anos produzindo embalagens para os segmentos cosmético e farmacêutico, a empresa possui elevado conceito de mercado nos processos de sopro, sopro Co-Ex, injeção e injeção-estiramento-sopro (PET); processamento de resinas como PE, PP, PET, PET-G, PCTA, PVC e PS; além de dispor de decoração por meio de serigrafia hot-stamping, tampografia e rotulagem e encolhimento a vapor (sleeve). Na FCE Cosmetique 2014, a AB Plast lança novos frascos de PEAD e de PET.

ADHESPACK
Fundada em 2000, a empresa é especializada em soluções criativas para amostragem de fragrâncias e cosméticos, com aplicação na confecção de materiais promocionais. A linha de amostragem de fragrâncias, produzidos em diversos formatos e cores, consiste em uma prova fiel da fragrância a ser divulgada. Como lançamento para a FCE, a Adhespack apresenta uma nova linha para o segmento cosmético: make up sticker, para verificação de cores de maquiagens, de forma segura e higiênica.

ALPHACOLOR
Com 23 anos de mercado, a empresa desenvolveu variadas tecnologias no ramo de impressão de rótulos e embalagens, oferecendo impressões digitais e flexográficas para sleeves, autoadesivos, rótulos bulas, alumínio, in mould, tags, aromáticos e lacres. Para o evento, a Alphacolor apresenta sua última inovação,  o sistema de impressão dentro de uma sala limpa ISO 8, garantindo aos clientes de cosméticos e farmacêuticos a qualidade e a garantia de que precisam.

APTAR B&H
Para fragrâncias carregadas de emoção, a Aptar Beauty + Home apresenta para a FCE, Precious: o primeiro spray do mercado que combina atuação suave e pulverização contínua. Uma nova geração de spray, com aplicação mais sensual e envolvente. Atuador com a tecnologia patenteada LTS – Long Time Spray – oferecendo um spray mais amplo e pulverização prolongada.

BEMCO
Especializada tanto no mercado cosmético quanto no farmacêutico, a Bemco estará na FCE apresentando suas novas bisnagas para dose única. A companhia visa atender à necessidade do mercado ao desenvolver embalagens especiais nos processos de sopro e injeção. Além disso, também desenvolve diversos tipos de decoração procurando seguir as tendências do mercado.
 
BIOPLAN-MAPPEL
A agora multinacional francesa trará para o Brasil inovações em amostras grátis e em mono-doses para os mais diversos usos e segmentos do mercado.

BISPHARMA PACKAGING
A empresa fabrica bisnagas de alumínio com maior proteção e segurança, com total barreira à água, oxigênio, luz, óleos e essências, hermeticidade, inviolabilidade e flexibilidade sem retorno de ar, além de ser monomaterial infinitamente reciclável. A Bispharma comemora na FCE 25 anos de fundação com o reconhecimento de “Melhor Fornecedor de Bisnagas de Alumínio”, segundo votação realizada pela Sindusfarma.

BOX PRINT
Especializados na produção de embalagens e displays para os mais diversos segmentos: cosmético, farmacêutico, alimentício, veterinário, eletrônicos, etc e com 55 anos de atuação, a empresa conta com um portfólio de acabamentos diferenciados: relevos e vernizes com efeitos, hotstamping, gofragens etc. 

BRAL-MAX
A Bral-Max participará da FCE trazendo muitas novidades. Especializada em tampas plásticas, possui um extenso portfólio de tampas standard, contendo mais de 50 modelos. Flip-top, disc-top, tampas roscadas para frascos e potes, batoques, espátulas, além do fornecimento de tampas exclusivas para clientes tradicionais do setor cosmético e farmacêutico. A empresa apresenta novos conjuntos de embalagens, desenvolvidos em parceria com fabricantes de frascos e potes, a linha alu-max e novas tampas com novos designs e novas termina.

COREL PINCÉIS
Para a FCE Cosmetique 2014, a Corel Pincéis desenvolveu tecnologia 100% nacional que possibilitou a produção do Aplicador Inteligente. Além de se adaptar  a diferentes produtos como Sombras, Blush, Duo-Cake, Pan-Cake, Bases Cremosas, Batons, Gloss e afins, o Aplicador Inteligente transfere para a pele, lábios e olhos exatamente a quantidade de produto desejado permitindo com sua textura Siliconada um acabamento de extrema delicadeza e suavidade. “Este é um aplicador diferente. Ele é 100% reciclável, possui ponteiras coloridas e ainda permite a personalização da Ponteira, ou seja, a aplicação de logotipo em baixo relevo, o que é um diferencial. Além disso, ele pode ser usado tanto para produtos cremosos quanto para sólidos”, reforça Marcelo Nunes, diretor Comercial da empresa.

EMBALAGENS SCAMPLASTIC
A Scamplastic lança na FCE a tampa R9mm Stand Up com perfurador interno e design diferenciado; e os Potes Sol, linha de potes soprados com capacidades para 500G e 1KG, sofisticados e inovadores. Como complemento da linha Potes Sol, a empresa traz ainda para a feira o Frasco Horizonte com capacidades de 1L, 500ml e 300ml com beleza e imponência. A empresa apresenta também a tecnologia de utilizar Heat Transfer e Tampografia além dos tradicionais Hot Stamp, Silk Screen, pintura e metalização em todos os itens.

MWV
Por meio de sua unidade de negócios de válvulas dispensadoras e sprays para o segmento de Beauty & Personal Care, a MWV apresenta sua coleção “Emotions of Spray Collection by MWV” na FCE. A coleção é uma linha de seis válvulas sprays para fragrâncias de luxo, cada uma com um diferente padrão de spray. A “Emotions of Spray Collection by MWV” oferece às empresas a oportunidade de criar uma combinação perfeita entre a fragrância e as válvulas, elevando a experiência do consumidor, a conexão com a marca e a fidelização, levando a repetição da compra. O conjunto de produtos traz três novas válvulas, Melodie Pure, Melodie Delicate e Maestro Extravagant, que se unem às já presentes com sucesso no mercado Melodie (2005), Melodie Agile (2012) e Melodie Forever (2012).

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