Natura incorpora vidro reciclado pós-consumo à sua linha de perfumaria

O uso de material reciclado pós-consumo nas embalagens é uma das metas da nova Visão de Sustentabilidade da Natura. Até 2020, um dos desafios é utilizar, no mínimo, 10% de material dessa origem na massa total das embalagens Natura no Brasil. Em um passo importantíssimo para atingir esse objetivo, a Natura acaba de lançar as primeiras embalagens para a perfumaria feitas com vidro reciclado pós-consumo.

A linha Natura Humor, Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e Natura Ekos Frescor foram as primeiras marcas escolhidas para serem comercializados com as embalagens mais sustentáveis. Com a introdução do vidro reciclado pós-consumo nos frascos desses perfumes, imediatamente o número atingido pela empresa mais que dobra passando de 1,2% para 2,6%. Na primeira etapa desta iniciativa foram utilizados aproximadamente 472 toneladas de vidro reciclado, o que evitaria o descarte de material equivalente a 1,365 milhão de garrafas (com peso de 0,345 kg cada). Os novos frascos entram em linha gradativamente até o final de março.

O movimento é ousado e emblemático, primeiro pelos próprios códigos de sofisticação da categoria, cuja qualidade do frasco de vidro é uma das melhores expressões. A companhia deu início às pesquisas para o uso de vidro reciclado nos frascos da perfumaria em 2006. Após diversos estudos e análises, conseguiu chegar a uma solução que fosse efetiva e preservasse o acabamento final de alta qualidade das embalagens, item de relevada importância para a categoria uma vez que interfere diretamente na decisão de compra. Por uma questão de qualidade, a Natura só vai usar o vidro reciclado à partir de frascos de vidro branco, como são chamados os vidros transparentes. Ou seja, garrafas de vinho ou cerveja, parte substancial do volume de frascos de vidros descartados, não podem ser utilizadas. Os frascos de perfumes, inclusive os da própria Natura, que sejam pintados, como os da linha Humor, também não podem ser utilizados no processo, por conta do risco de contaminação existente no processo.

O segundo aspecto que revela a importância dessa mudança é o peso que a categoria de perfumaria tem para a Natura. Os perfumes escolhidos então entre alguns dos mais vendidos pela empresa e somam milhões e milhões de frascos vendidos por ano. Por isso, para garantir a segurança no abastecimento, a Natura optou por iniciar com um percentual de 20% de vidro reciclado pós-consumo e em apenas alguns produtos do portfólio. "Isso representa uma mudança no jeito da Natura de trabalhar. Nós não vamos mais esperar ter a solução perfeita, 100% para lançar inovações como essa, como acontecia até pouco tempo. Isso, de certa forma, é uma mudança de realidade para nós", acredita o diretor de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Alessandro Mendes. Na medida em a Natura for desenvolvendo a cadeia de abastecimento e tiver algum nível de segurança, ao longo dos próximos anos o material vá sendo introduzido em outras marcas da empresa.

Como a cadeia de reciclagem de vidro pós-consumo (assim como a de quase todos os outros materiais) ainda não é bem estruturada, a Natura optou por trabalhar com uma única cooperativa, que irá centralizar os frascos. A vidraria SGD será a parceira da Natura nesse projeto. Ela que irá receber o material para reciclagem e depois mantê-lo em um ambiente isolado dentro da fábrica da vidraria, em São Paulo. A Natura diz que com isso terá, além do controle, a rastreabilidade do material reciclado e incorporado na massa dos novos frascos.

Mudanças no planejamento
Com a introdução do novo processo, a Natura deixa de comprar os frascos dessas fragrâncias pelo modelo tradicional, de pedidos regulares ao longo do ano que vão se ajustando a demanda para adotar o modelo de campanha. Nesse sistema a produção para o abastecimento anual dos frascos é realizado em apenas um ou dois momentos do ano. Apesar de ainda não usual no mercado brasileiro, esse sistema é bastante utilizado pelas vidrarias europeias, especialmente as que trabalham com frascos para as marcas de perfumaria seletiva. A própria Natura já opera nesse modelo com a vidraria francesa Pochet, para a produção do frasco do perfume Una. Como não permite respostas rápidas, o trabalho demanda antes de tudo, muito planejamento e acuracidade na previsão de demanda desses produtos, algo que segundo o diretor de Desenvolvimento, vem sendo feito de maneira exemplar pelo time de Marketing da categoria de perfumaria da empresa. O planejamento prevê inclusive as promoções e ações especiais que envolvem cada um desses produtos ao longo do ano além de um inflator, que funciona como margem de segurança para eventuais estouros de venda. "Como o frasco de vidro não é perecível, preferimos ter uma margem de segurança maior e o que eventualmente sobra pode ser usado no próximo ano", complementa Alessandro.

Esforço contínuo
Essa não é a primeira iniciativa de tornar a perfumaria da Natura mais sustentável. Em 2007 a empresa iniciou a substituição do álcool usado na fabricação das fragrâncias pelo álcool orgânico, hoje presente em 100% das fragrâncias da companhia. Mais recentemente no final de 2014, a empresa lançou o primeiro refil de perfumaria do mercado com embalagem PET 100% reciclado pós-consumo. A novidade, por enquanto, restrita aos perfumes de Ekos, deve avançar para as outras marcas da empresa na medida em que a Natura se sinta segura com a cadeia de abastecimento do PET reciclado pós-consumo. Ao mesmo tempo, a Natura avançou com uma mudança estrutural importante nas embalagens de boa parte dos seus perfumes ao substituir as tradicionais válvulas de recrave pelas de rosquear. Além de facilitar o trabalho de reciclagem, permitindo a separação do frasco da válvula, isso deixa os frascos prontos para receberem os refis de perfumes, tão logo eles estejam disponíveis.

Outra contribuição sustentável da Natura para a perfumaria nacional é a utilização óleos da biodiversidade brasileira na composição de suas fragrâncias. “Hoje, temos 18 óleos essenciais da biodiversidade brasileira, como Priprioca e Breu Branco, o que garante um coração olfativo que assina todas as nossas fragrâncias e as tornam únicas no mercado”, destaca Verônica Kato, perfumista da Natura. Para Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura, além de garantir características próprias à perfumaria Natura, o uso dos óleos essenciais garantem a sustentabilidade para muitas comunidades, responsáveis por colher as matérias-primas. "Colocamos em prática pensamentos sustentáveis que buscam gerar impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, entregando valor para toda a nossa rede de relações. Aliar de forma prática nossa visão de sustentabilidade ao negócio é um desafio que nos motiva diariamente”, finaliza.
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