Natura e MIT Media Lab selecionam projetos que unem cosméticos ao ambiente digital

A gigante da venda direta Natura e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) Media Lab acabam de selecionar os dois grandes vencedores do Hackathon – maratona de cocriação e prototipagem – realizado durante os dias 4, 5 e 6 de agosto, na sede da empresa, em Cajamar, São Paulo. Dentre os 88 pesquisadores brasileiros inscritos na chamada do programa Natura Campus, oito finalistas se reuniram com colaboradores da Natura, consumidores da marca e pesquisadores do MIT Media Lab para desenvolver projetos e soluções tecnológicas que unem o universo cosmético ao ambiente virtual.

Após três dias de trabalho e cooperação, duas estudantes que participaram dos times com projetos selecionados são, agora, convidadas pela Natura a transformar suas ideias em realidade no próprio Media Lab, nos Estados Unidos. Isa Almeida e Caroline Rozendo viajarão a partir de novembro deste ano e, em até seis meses, darão continuidade, em conjunto com os profissionais do Media Lab, ao desenvolvimento das soluções tecnológicas que serão lançadas pela empresa no futuro.

Os colaboradores da companhia que participaram dos grupos de trabalho das propostas aprovadas acompanharão de perto o desenvolvimento desses projetos no Media Lab, buscando adaptá-los aos preceitos da Natura e às características do mercado brasileiro.

“Nosso objetivo com a ação, inédita no Brasil até então, foi fomentar o novo jeito de se fazer inovação nos dias de hoje, num modelo de cocriação que envolve diversas partes no processo, como a rede cientifica, os colaboradores da empresa e o próprio consumidor da marca” destaca Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura. “Certamente essa é uma das formas mais ricas de se fazer inovação, envolvendo todo o ecossistema e gerando valor para toda a cadeia”, completa o executivo. 

Isa Almeida, de Salvador, Bahia, tem 22 anos e é estudante do quinto semestre do curso de Design Gráfico da UNIFACS (Universidade Salvador). Esta foi sua primeira experiência em um Hakathon e seu projeto já foi aprovado para ser desenvolvido no MIT Media Lab. Isa e seu grupo buscaram inspiração no conceito de bem-estar para desenvolverem o protótipo, tendo sido fundamental durante o processo a troca de experiências com consumidores e consultoras da marca.

Já Caroline Rozendo mora em São Paulo e tem 32 anos. Atualmente, cursa o quarto semestre de Design na USP (Universidade de São Paulo), sua segunda graduação. O seu grupo teve uma ideia de protótipo que desperta os sentidos dos consumidores, visando a customização de produtos por meio da tecnologia. O caminho foi ao encontro das expectativas da Natura e do MIT Media Lab, que escolheram o projeto para ser colocado em prática. 
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