Mês do Meio Ambiente: De fórmulas limpas à compensação ambiental, conheça algumas ações da Henkel Beauty Care

Como resultado, o grupo fez e vem fazendo um progresso significativo no âmbito ambiental, tornando-se uma empresa mais sustentável na última década. No geral, a companhia conseguiu reduzir para 39% as emissões de CO2, resíduos e uso de água na fabricação de seus produtos, excedendo a meta estipulada para 2020, que era de 30%. Como plano futuro, o objetivo é reduzir em 65% sua emissão de carbono até 2025 e, até 2030, a Henkel utilizará apenas eletricidade de fontes renováveis.

No Mês do Meio Ambiente, é comum repensarmos algumas práticas que podem ser modificadas para a preservação do ecossistema. Esse movimento vem sendo feito pela Henkel, empresa detentora das marcas Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept e STMNT Grooming Goods, referências em cuidados capilares no mercado de beleza.

Entre os destaques, podemos listar a Authentic Beauty Concept, marca holística cuja preocupação com meio ambiente faz parte de sua filosofia ao priorizar fórmulas limpas, ingredientes puros e produtos cruelty-free, livres de silicones e parabenos. Ela também possui o selo PETA, certificação que garante que os produtos são livres de quaisquer ingredientes de origem animal, e apoia a Iniciativa Guar Sustentável, programa lançado pela companhia Solvay para melhorar os meios de subsistência de pequenos produtores de feijões de Guar, na Índia, e fornecer de forma responsável o ingrediente, que é bastante utilizado na indústria cosmética.

Alguns desses cuidados foram estendidos à STMNT Grooming Goods, marca de alto desempenho, com a missão de reescrever os padrões de beleza do gênero masculino. Dentro de seu portfólio, são encontrados produtos veganos, livres de sulfatos (SLS) e óleos de silicone.

Com foco em alta tecnologia e embalagens sustentáveis, a linha de coloração IGORA ROYAL, da Schwarzkopf Professional, possui caixas feitas com 96% de papel de cana de açúcar, evitando o uso de 340 toneladas de papel não reciclado por ano. Os tubos de coloração e as tampas de plástico são feitos respectivamente de alumínio e plástico 100% reciclado.

Além disso, os produtos de Henkel Beauty Care contam com o selo eureciclo, que certifica a compensação ambiental das embalagens que são colocadas no mercado. Para isso, é feito um trabalho em parceria com diversas cooperativas e operadores de reciclagem para garantir que, a cada produto vendido, uma quantidade equivalente do mesmo material da embalagem seja reciclada.

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens comercializadas. Porém, a Henkel Beauty Care realiza a compensação de 100% desse material. Em 2021, foi compensada uma massa estimada de 162.5 toneladas nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A medida equivale a 650 caixas d’água de 1000L.

A Henkel também investe em logística sustentável em parceria com a empresa FM Logistic, utilizando uma frota de veículos ecológica e reduzindo em 94% a utilização de plástico nas operações de armazenamento e transporte. Esse sistema logístico potencializa as operações com entregas mais sustentáveis, além de um custo mais baixo – estima-se uma redução em 30% – mais qualidade e maior controle dos materiais transportados.

Como resultado, o grupo fez e vem fazendo um progresso significativo no âmbito ambiental, tornando-se uma empresa mais sustentável na última década. No geral, a companhia conseguiu reduzir para 39% as emissões de CO2, resíduos e uso de água na fabricação de seus produtos, excedendo a meta estipulada para 2020, que era de 30%. Como plano futuro, o objetivo é reduzir em 65% sua emissão de carbono até 2025 e, até 2030, a Henkel utilizará apenas eletricidade de fontes renováveis.

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