L´Oreál lança projeto para formar operadores de indústria

A fábrica de São Paulo da multinacional francesa L´Oréal, lançou no último mês de julho a Academia Manufatura L’Oréal. O projeto surgiu quando 70 colaboradores iniciaram um movimento de transformação com participação voluntária, levando a adolescentes de comunidades do entorno capacitação formal na indústria da beleza.

O curso é uma parceria com o Programa Formare, um dos braços da Fundação IOCHPE criado para incluir no mercado de trabalho jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Nas aulas, os colaboradores atuam como educadores, ministrando disciplinas como organização industrial, fundamentos da cosmetologia, matemática aplicada e planejamento de produção. Também fazem parte do currículo atividades de integração, tais como inglês, música e teatro. Com cerca de 800 horas de aula teórica e 160 horas de prática, o curso é baseado em uma metodologia desenvolvida pela IOCHPE e será certificado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

“A Academia Manufatura L’Oréal está dentro de um dos quatro pilares do nosso compromisso de sustentabilidade, onde buscamos compartilhar conhecimento e oportunidades com colaboradores, fornecedores e comunidades”, explica Maya Colombani, líder do programa no Brasil. “Nos preparamos intensamente para receber e formar esses jovens da melhor forma possível, possibilitando que eles ingressem com o pé direito no mercado de trabalho. Para muitas famílias das nossas comunidades vizinhas, é uma oportunidade única”, conta Daniela Nishimoto, gerente de RH.

“A qualificação profissional tem sido a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho. Ao fim do curso, eles sairão formados como Operador da Indústria da Beleza e estarão aptos a atuar na área, tendo a possibilidade inclusive de serem contratados pela L’Oréal Brasil”, declara Antonio Grandini, Diretor da Fábrica. Para Camilla Sales, de 17 anos, uma dos 20 alunos selecionados para a primeira turma, o programa é uma oportunidade única de desenvolvimento. “Muitos terminam a escola sem saber o que fazer, eu mesma era um exemplo. Estou muito esperançosa e achando incrível, pois aprendo não só a prática profissional, como ensinamentos para a vida”, diz.
}

Comentários ()

Blogs

Tags