L´Oréal faz aquisição na África

Com o objetivo declarado de agregar um bilhão de novos consumidores, a francesa L’Oréal, maior fabricante de cosméticos do mundo anunciou mais uma aquisição em um mercado emergente. O alvo da vez foi a empresa Interconsumer Products Limited (ICP), uma das maiores companhias do mercado queniano, com vendas da ordem de R$ 40 milhões. Com fortes posições nos mercados de cuidados com os cabelos e pele, os produtos da ICP são fabricados em Nairóbi, capital do país africano e vendidos nos mercados da África Oriental. O mercado estima que a transação tenha girado ao redor dos R$ 35 milhões.

Usando a combinação de marketing de guerrilha e preço baixo a ICP conseguiu crescer rapidamente no mercado de cosméticos e controlar cerca de 30 por cento do mercado total de higiene pessoal e beleza, em um crescimento impulsionado pela marca Nice & Lovely, no segmento de cuidados com o cabelo.

 “A aquisição da ICP é um marco importante para a L’Oréal no Quênia. Ela amplia a nossa oferta de produtos com marcas acessíveis, e fortalece a posição do Grupo no mercado de massa. Esta aquisição também acelerará o nosso desenvolvimento na África Oriental”, disse Geoff Skingsley, Vice-Presidente Executivo da empresqa para África e Oriente Médio.

A Interconsumer Products foi criada em 1995 por Paul Kinuthia (na foto abaixo), como uma empresa de um homem só. O empresário era o único funcionário da fábrica e também o seu chefe de vendas. Ele iniciou as operações com um capital de menos de R$ 100 (considerando o valor sem atualização ao câmbio atual), que ele usou para comprar produtos químicos para fazer seus shampoos. Depois de embalar os seus produtos, Kinuthia andava de um salão de beleza para o outro, mostrando seus produtos a potenciais clientes e tentando lhes convencer de que o seu shampoo sem marca era tão bom quanto os produtos de marca que eles tinham em estoque.

A empresa avançou lentamente até 2001, quando contratou profissionais para ajudá-lo a tocar a empresa. Um dos segredos do sucesso foi ter acertado no preço. "O Quênia é um mercado sensível ao preço e o simples fato de que fomos capazes de fornecer aos nossos clientes produtos de qualidade a preços relativamente mais baixos fez muito por nós", disse Kinuthia.

A L’Oréal África Oriental tem sede em Nairóbi desde 2011. A subsidiária é responsável pelo desenvolvimento dos negócios do Grupo no Quênia, em Uganda, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Etiópia. Com as marcas SoftSheen Carson e Mizani - marcas com foco nos consumidores afro-étnicos, a L’Oréal África Oriental oferece produtos que se beneficiam da inovação tecnológica desenvolvida pelos laboratórios do Grupo e pelo Instituto de Pesquisa de Pele e Cabelos Étnicos em Chicago. A L’Oréal tem tido uma participação ativa na região através de seus programas de filantropia, em particular o “Cabeleireiros contra AIDS” e o programa L’Oréal – UNESCO “Para Mulheres na Ciência”, incluindo um prêmio para uma jovem cientista queniana em 2012.



Com informações do Business Daily






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