Japonesa Kosé assina acordo para comprar marca norte-americana Tarte Cosmetics

A fabricante japonesa de cosméticos, Kosé Corporation, assinou um acordo no último dia 04 de março para adquirir a Tarte, Inc., uma empresa norte-americana especializada em maquiagens e produtos para a pele à base de ingredientes naturais derivados.

A Tarte faz a maior parte das suas vendas nos Estados Unidos e no Canadá. Daí o interesse da empresa japonesa pela operação. "A Kosé está tomando muitas ações voltadas para a expansão das suas operações no exterior, que faz parte do projeto de "concentrando-se nos motores de crescimento", que é uma das estratégias básicas do atual Plano de Gerenciamento de Médio Prazo", diz o comunicado da empresa. Até agora, as operações fora do Japão estão concentradas principalmente no Sudeste Asiático e na China. A Kosé, que foi fundada em 1946 e tem tradição nos segmentos de cuidados com a pele, estima que as vendas para o seu ano fiscal que se encerra em 31 de março próximo, devem ficar ao redor dos US$ 180 milhões.

Fundada em 1999, pela empresária Maureen Kelly e baseada na cidade de Nova York, a Tarte vem crescendo em ritmo acelerado no mercado. As vendas da empresa saltaram de US$ 24 milhões em 2010 para US$ 55 milhões em 2012, com  lucro líquido de US$ 5,5 milhões. Os cosméticos com "ingredientes naturais de alta performance", chamados pela empresa de skinvigoratin ingredients, são vendidos por meio de canais de distribuição premium como as redes de perfumarias Sephora, ULTA e Impulse Macy. Os produtos também são vendidos no próprio site da Tarte e na no canal de compras pela TV QVC. De acordo com a empresa os produtos da marca são muito populares entre as mulheres na faixa entre os 20 e 30 anos.

Pela operação, que prevê a compra de 93,5% das ações da Tarte, a Kose deve desembolsar US$ 135 milhões para a empresária e seu sócio, o fundo de investimentos Encore Consumer Capital Fund. A fundadora da empresa, que permanece como acionista, continuará no comando das operações.

"A Kosé  está começando a aumentar o ritmo para se tornar uma organização mais global, entrando em países onde a empresa ainda não tem presença. Adquirir uma marca norte-americana bem conhecida oferece à empresa uma nova fonte de crescimento fora do Japão, que deverá contribuir para atingir os objetivos do Plano de Gerenciamento de Médio Prazo."
}

Comentários ()

Blogs

Tags