Investimentos em logística, trade marketing e compras direcionam as operações da BrPharma em 2012

Em teleconferência com investidores, os executivos da BrPharma, quarto maior grupo do varejo farma brasileiro, divulgaram os resultados do quarto trimestre de 2012 e do balanço do ano. De acordo com o documento, o grupo que concentra bandeiras como Guararapes, Big Ben, Sant'Ana, Rosário e Farmais, encerrou o ano de 2012 com 1.096 pontos de vendas, sendo 708 lojas próprias e 388 franquias.

A receita bruta da empresa alcançou os R$3.094, 3 milhões, um aumento de 20,9%, comparado com  os resultados obtidos em 2011. A margem bruta ficou também dentro das previsões da companhia, 30,6%.

A companhia apresentou EBTIDA de R$191,0 milhões, um número 23% maior do que em 2011, com margem de 6,2% ante 6,1% alcançada em 2011. Já o lucro líquido cresceu 30,6%, resultado abaixo do alcançado em 2011, quando foi registrado crescimento de lucro de 31,3%. Apesar da queda, o CEO da BrPharma, Andé Sá, afirma que esse resultado está em linha com as projeções da empresa. Em valores, o lucro líquido da BrPharma em 2012 ficou em torno dos R$70 milhões.

Na teleconferência, os executivos do grupo afirmaram que as atividades, principalmente do quarto trimestre do ano, foram fortemente impactadas pelo calendário de feriados de 2012. O CEO ainda disse que esse movimento também deve ser observado nos resultados do início deste ano, por conta da antecipação dos feriados de Páscoa e Carnaval e do ano bissexto.

A companhia destacou que o foco de abertura de lojas da empresa continua sendo os mercados nortista, nordestino e do Centro-Oeste, sendo que os dois primeiros receberam 34 novas lojas em 2012, e o segundo registrou 28 aberturas de ponto de venda.

Para o segmento de franquias, em que o grupo atua com a rede Farmais, 2012 foi o ano da retomada de crescimento. A empresa saltou de 359 lojas em 2011 para 388 em 2012, um incremento de 52 novas lojas.

O Departamento Comercial da companhia foi o grande impulsionador do crescimento da BrPharma em 2012, e deve seguir sendo em 2013. Com suas vertentes Compras, Logística e Trade Marketing, o departamento registrou desenvolvimento na área logística com a inauguração de dois novos centros de distribuição. O primeiro, inaugurado em Camaçari, na Bahia, deve sustentar o crescimento da drogaria Sant'Ana, adquirida pelo grupo no começo do ano passado. O outro, localizado na região Centro-Oeste, deve ajudar a BrPharma a diminuir os custos logísticos nessa região, ajudando as redes locais a se destacarem em um mercado com uma competitividade que se acirra a cada dia, com a chegada de novos players vindos do Sudeste.

O grupo também tem investido na melhora do relacionamento com a indústria, para oferecer a seus clientes uma maior variedade de produtos a preços mais baixos, assim como na melhora dos layouts de lojas e no investimento na reforma de pontos de venda, para atrair mais consumidores.

Sobre as Despesas de Vendas Gerais e Administrativas, a BrPharma viu seus custos caírem de 25,3% em 2011 para 24,5% em 2012. Entretanto, apesar disso, os executivos da companhia destacaram que a pressão dos custos foi fortemente influenciada pelo aumento da inflação.

O documento divulgado pela BrPharma ainda ressaltou que aproveita o bom momento vivido pelo varejo farmacêutico brasileiro e pelas grandes redes do setor, para se tornar a maior rede de drogarias do País.

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