Indústria de higiene pessoal recebe a maior multa antitruste da história da França

As três maiores companhias de produtos de higiene pessoal e beleza do planeta, Procter & Gamble, L'Oreal e Unilever, estão entre as 11 empresas dos segmentos de cosméticos e higiene doméstica multadas em um total de 951.2 milhões de euros (1,17 bilhão dólares) pela autoridade concorrencial francesa, diz uma reportagem da Bloomberg. O regulador antitruste francês acusou as empresas de conspiração para inflar os preços dos produtos.

O caso foi desmembrado entre os setores de higiene pessoal e doméstica. O valor combinado de 606 milhões de euros aplicado à indústria de higiene pessoal é a mais alta já proferida pelo braço antitruste da França. De acordo com o regulador, os acordos entre as empresas envolviam produtos como gel de banho, shampoos, cremes dentais, desodorantes e lâminas de barbear. "As práticas eram particularmente graves, tendo em conta não só o seu caráter secreto, mas também por causa de sua natureza: práticas combinadas que visam distorcer os principais componentes de negociações comerciais, especialmente no que diz respeito a evoluções dos preços", disse o regulador por e-mail à Bloomberg.

De acordo com a reportagem, a L´Oréal foi multada em 189.5 milhões de euros, a maior multa, enquanto a Unilever recebeu uma penalidade de 172,5 milhões de euros. Ambas as empresas planejam recorre da decisão. "A L'Oreal refuta acusações de práticas anticoncorrenciais com os seus concorrentes", disse a empresa em comunicado enviado também por e-mail. A gigante francesa também alega que o valor da multa é "totalmente fora de proporção."

Outras empresas também foram multadas no caso que envolve a indústria de higiene pessoal. A Reckitt Benckiser em 121 milhões de euros, a Henkel em 109.2 milhões de euros, a  Procter & Gamble em 78.9 milhões de euros, a Beiersdorf em 72.1 milhões de euros e a Colgate-Palmolive em 46.7 milhões de euros. A  Hillshire Brands terá que pagar 25.3 milhões de euros dos quais a Colgate-Palmolive é solidariamente responsável por 20,7 milhões de euros. A Johnson & Johnsonrecebeu uma pena de 8.130 milhões de euros.
}

Comentários ()

Blogs

Tags