in-cosmetics Latin America 2018: uma plataforma completa

in-cosmetics Latin America 2018: uma plataforma completa

Em sua quinta edição, a in-cosmetics Latin America apresenta novidades e atrações, a fim de mostrar como as tendências globais podem ser trazidos para a realidade de mercados com necessidades específicas como é a região


Tendências, tecnologia e novidades. Estes são três fatores que movem o mercado de beleza em todo o mundo e também são os pilares que sustentam a in-cosmetics, uma das grandes plataformas de negócios de matérias-primas da indústria cosmética. Nesta ano, a quinta edição da versão Latin America acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira acontece ao longo do ano em mais cinco localidades, sempre com agências e especialistas apontando tendências globais para a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), que vão da análise do comportamento do consumidor a aplicação de novas tecnologias. O desafio para a edição latino-americana é como trazer estes conceitos para a realidade de mercados com necessidades específicas como a América Latina.

A demanda por inovação no setor é enorme e isso faz com que as indústrias necessitem investir em pesquisa e apresentem ingredientes cosméticos alinhados com as principais tendências. A agência Mintel, parceira da feira, já adiantou grandes movimentos globais de beleza e cuidados pessoais para 2018, que vão desde de biotecnologia a novas definições de beleza criadas pelos próprios consumidores e que não se limitam a questões como idade, gênero e tipo de corpo. Sendo assim, expositores estarão dispostos a atender às necessidades dos visitantes da feira, que são profissionais da área Química e de P&D de diversas empresas. Mais de 20 novos fornecedores de países como China, Malásia, Índia Coreia do Sul e outros da Europa participarão pela primeira vez da edição latino-americana.

O papel da in-cosmetics Latin America é conectar a região com o que acontece de mais importante no mundo para a indústria HPPC, contextualizando e transformando informações globais em insights locais. "A feira vem crescendo em tamanho e em conceito a cada ano, sendo reconhecida por visitantes e expositores pelo foco, conteúdo e geração de negócios rentáveis", explica Daniel Zanetti, diretor do evento. Em relação à América Latina, um levantamento da Euromonitor Internacional confirma que o Brasil, México, Chile e Colômbia são os mercados mais dinâmicos e robustos da região. Ou seja, com um volume importante e potencial de crescimento expressivo. "O Brasil, até mesmo pela importância em exportações, é o ponto de encontro. Este ano vamos trazer novas ações inspiradoras, criando uma agenda extremamente positiva para este que é um dos principais setores da economia", finaliza Zanetti.

Atrações e diferenciais

Nesta edição, a organização trouxe diferenciais de live marketing, com ações práticas dentro da própria feira para que os possíveis clientes possam experimentar alguns produtos apresentados. Entre as novidades da edição de 2018 que se enquadram dentro deste conceito está um novo espaço chamado Spotlight On. Nele, os visitantes podem entrar em contato com os ingredientes funcionais e ativos mais interessantes e inovadores do momento em três categorias: Haircare, Anti-aging e outras formulações. Desta forma, será possível verificar a aplicação em um produto final, que poderá ser testado. Trata-se de uma área de exposição de produtos que muda a cada ano, sempre destacando as tendências mais quentes que atualmente influenciam o mercado de cuidados pessoais na região. Enquanto isso, na área chamada Regulations & Testing Zone, os fabricantes terão ajuda para navegarem pelas mais recentes regulamentações e identificarem novas soluções de teste para substanciar seus claims.

Outra área voltada para o live marketing é a Innovation Zone, que conta com os principais lançamentos de produtos dos últimos seis meses antes da feira e apresentações ao vivo da Mintel, falando sobre as principais tendências ao redor do mundo e permitindo o visitante a ter melhor entendimento dessas tendências antes de chegarem ao Brasil.

Conhecimento gratuito

Já famoso durante as edições da in-cosmetics Latin America, o teatro Marketing Trends estará mais uma vez pronto para oferecer aos visitantes sessões gratuitas sobre as mais recentes tendências do mercado de beleza e cuidados pessoais da America Latina e do mundo. Serão dados, estudos e análises exclusivas apresentados por renomados especialistas das principais agências de pesquisa e inteligência globais, trazidos à feira com o intuito de inspirar projetos atuais e futuros.

Em um dos painéis deste espaço, a Atualidade Cosmética e algumas Influenciadoras Digitais ministrarão uma palestra sobre "Como as influenciadoras digitais tem influenciado a indústria cosmética e o P&D". O objetivo é promover insights sobre como elas se relacionam com as suas seguidoras e saber por que elas gostam de postar receitas caseiras para cosméticos, ou ainda o que pensam sobre como a indústria de beleza as percebe, e também como elas pesquisam e se atualizam sobre as tecnologias cosméticas empregadas nos produtos que testam. Elas apareceram para o mundo da beleza não tem nem dez anos, mas as blogueiras - hoje influenciadoras digitais - deixaram de ser apenas uma opção "barata" de comunicação para pequenas marcas de cosméticos locais. Sendo assim, o relacionamento com elas é, agora, estratégico para marcas de todos os portes. E olhar para o que elas estão falando, fazendo e inventando é fundamental para o processo de desenvolvimento de diferentes áreas da empresa, inclusive o P&D.

A Mintel, por sua vez, fará duas apresentações. Uma delas com Juliana Martins, especialista Sênior de Beleza e Cuidados Pessoais, que apresentará algumas tendências que estão impactando o mercado de beleza nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia como elas poderão influenciar o desenvolvimento de novos produtos no Brasil. Além dela, Andrew McDougall, especialista Global de Cuidados com o Cabelo da agência de inteligência, abordará os produtos para o cabelo "Como as tendências de cuidados com a pele podem impulsionar o desenvolvimento de produtos para o couro cabeludo".

Enquanto isso, Juliana Bondança, consultora nos setores de Químicos & Materiais e Cuidados Pessoais da Factor-Kline, tratará dos "Ingredientes no mercado de cuidados pessoais: tendências e oportunidades em natural e orgânico". Já Vânia Goy, especialista em beleza - Editora, Cosmopolitan Brasil - Peclers, mostrará algumas "Tendências de beleza para a America Latina"; e Fernanda Pigatto, diretora Internacional de Marketing da BEAUTYSTREAMS, indicará "Movimentos de tendência em fragrância". 

A "Premiunização do segmento de beleza e cuidados pessoais da América Latina" é o tema da palestra de Elton Morimitsu, Analista Sênior da Euromonitor International. Para falar sobre "O Futuro da Beleza: Gerações, ingredientes e movimentos que irão impactar o mercado", Nina Giglio, executiva de Marketing da WGSN, olhará para novos movimentos nos mercados de fragrâncias, cosméticos e cuidados com a pele, assim como os impactos no varejo e o que isso significa para os próximos dois anos e além. Por fim, John Jiménez, Sênior Cientista de Pesquisa da companhia peruana Belcorp, abordará "L-beauty: explorando as 'indie brands' na América Latina", trazendo a definição e as características do termo "Indie Beauty" e quais tendências atuais das marcas latino-americanas podem inspirar o conceito L-Beauty.

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