Givaudan adquire fabricante francesa de matérias-primas Soliance

O negócio pode indicar maior disposição da casa de fragrâncias para investir no segmento de ingredientes cosméticos

A casa de fragrâncias suíça Givaudan anunciou, no final de fevereiro, que entrou em negociações exclusivas para adquirir a francesa Soliance SA. Fundada em 1994 a empresa é atualmente uma divisão da ARD (Agro Industrie & Recherches Développements), um centro de pesquisa de referência para a extração, análise e valorização de ingredientes vegetais, cuja visão era trabalhar a agricultura com o objetivo de agregar valor à biomassa não alimentares, tais como as culturas da região de Champagne-Ardenne, no nordeste da França.

A Soliance desenvolve ingredientes ativos para a indústria cosmética de alto valor agregado, derivados de fontes vegetais, microorganismos e microalgas. A companhia opera duas plantas na França, emprega 77 pessoas e distribui seus produtos por meio uma rede de distribuidores espalhados pelo mundo, em especial na Europa e na Ásia.

A aquisição é a primeira da Givaudan desde que a companhia suíça adquiriu a concorrente Quest, em 2006.

Embora os termos do acordo não tenham sido divulgados, a Givaudan disse que a Soliance vai representar cerca de 25 milhões de francos suíços em vendas incrementais aos resultados da empresa de 2013 em uma base pró-forma. Apesar de representar pouco mais de 1% do faturamento da divisão de fragrâncias, cujas vendas no ano passado foram superiores à 2 bilhões de francos suíços, a aquisição vai reforçar a área de ingredientes cosméticos da empresa. A Givaudan mantém atividades na área de ingredientes cosméticos, com um portfólio de ativos herdados da aquisição da Quest. Atualmente, a Givaudan usa uma rede de distribuidores para comercializar os produtos dessa divisão, como a Lonza, aqui no Brasil.

A aquisição pode indicar uma tendência da empresa de ampliar a sua oferta de produtos à indústria cosmética, passando a oferecer soluções completas para produtos para pele e cabelos, por exemplo, em um modelo mais parecido com o adotado pela sua concorrente alemã Symrise, que comercializa tanto fragrâncias como ingredientes cosméticos para os seus principais clientes.

"Esperamos que a Soliance, ao se tornar parte integrante da Divisão de Fragrâncias, possa trazer contribuições significativas ao longo dos próximos anos, particularmente em Pesquisa e Desenvolvimento. A Soliance tem um forte histórico de identificação de moléculas naturais que podem trazer valor aos nossos clientes e seus consumidores", disse Michael Carlos, presidente da Divisão de Fragrâncias da Givaudan.

A transação deverá ser concluída no segundo trimestre de 2014 e está sujeita às aprovações habituais. Até a conclusão da aquisição, a Givaundan disse que não pode comentar sobre como será a estrutura final do negócio, como se a Soliance permanecerá como uma empresa independente.
ias de P & D no desenvolvimento de ingredientes ativos cosméticos para formulações cosméticas para Givaudan.
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