FEBRAFAR formaliza parceria com a IMS Health durante encontro anual

Entre os dias 07 a 09 de abril, a FEBRAFAR - Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias - promoveu seu primeiro encontro de 2014. A ocasião reuniu diretores da Federação, dirigentes das 43 redes associadas, representantes das empresas parceiras, executivos dos principais players do mercado e gestores de redes convidadas. Com a temática “Estratégias + Parcerias = Evolução”, o 1º Encontro FEBRAFAR 2014 teve contemplou a abordagem de assuntos como Escrituração Contábil Digital (ECD) / SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal; Posicionamento da Performance dos Produtos PEC (Programa de Estratégias Competitivas); PAI (Painel de Aferição de Indicadores) e SIGPHARMA (Sistema Integrado de Gestão), da FEBRAFAR; e Rastreabilidade e Intercambialidade de Medicamentos, Venda de medicamentos tarjados com receita médica e Logística Reversa de Medicamentos. Na oportunidade, a parceira REDE anunciou as cinco redes associadas à FEBRAFAR que superaram suas metas no que se refere às operações transacionadas com a administradora de cartões REDE e, com isso, foram premiadas em espécie.

Os executivos da REDE aproveitaram para anunciar a nova campanha da empresa, com vigência a partir deste ano. Um dos pontos fortes da sessão ficou por conta do anúncio, pelo Diretor Executivo da FEBRAFAR, José Abud Neto, do novo distribuidor parceiro da Federação. Trata-se da mineira ORGAFARMA - Organização Farmacêutica Ltda, que passa a reforçar o time de fornecedores sócios honorários da FEBRAFAR.

Outro momento muito aguardado pelos diretores e gestores das redes associadas à Federação foi a participação do Diretor Superintendente da Hypermarcas, Claudio Bergamo, que durante mais de uma hora discorreu sobre o momento atual do país, a evolução do comércio farma e de perfumaria (setor de Higiene e Beleza – H.B.) e  as três fases de desenvolvimento da Hypermarcas – Aquisições, Reestruturação e Execução. “Passamos por um grande processo de aquisições, em seguida veio o crescimento orgânico rentável e, agora, nos encontramos na fase da execução – com investimentos direcionados à inovação, marketing, comercial, distribuição e operações,” afirmou Bergamo, que destacou os produtos Hypermarcas líderes em várias categorias do segmento farma (OTC/MIPs, similares, genéricos e Dermocosméticos) e ranqueou as marcas líderes em consumo. Para este ano, o executivo anunciou a inauguração de quatro novas unidades fabris da Hypermarcas, justificando que “como indústria, temos que inovar sempre.” E frisou que “as boas oportunidades somente se tornam valor quando há excelentes resultados”.

Nova parceria
Uma das atividades mais aguardadas do encontro, o Jantar Anual FEBRAFAR, serviu de palco para o anúncio da parceria firmada entre a IMS Health, renomada consultoria - que audita o mercado farmacêutico em 110 países – e a FEBRAFAR. Entre as principais explanações, Nilson Paletta, vice-presidente da empresa na América Latina, justificou a parceria com dados mercadológicos. “Num mercado de R$ 60 bilhões, a FEBRAFAR já possui 12% de share. Ou seja, vocês vêm ano após ano conquistando uma importante participação dentro do setor. Então, a partir de hoje, toda a comunidade representada pela Federação terá visibilidade total dentro do nosso painel. Ou seja, todos nossos players – indústrias – conseguirão visualizar as milhares de lojas integradas à FEBRAFAR”.

O executivo encerrou sua participação enfatizando que a parceria estabelecida entre o IMS HEALTH e a FEBRAFAR, sem dúvida, trará vantagens não somente para a indústria, mas para todos os players da cadeia farmacêutica - haja vista que a consultoria já detém um universo próximo a 700 provedores de dados no país. Na sequência, Paletta convidou ao palco o Diretor de Relacionamento com Provedores de Informações do IMS Health Brasil, Edu Rocha, que comprovou com informações mercadológicas a pujança da FEBRAFAR no mercado varejista de medicamentos, por meio da palestra “A FEBRAFAR NO CONTEXTO BRASILEIRO DE VAREJO”.

Durante sua apresentação, Rocha expôs a global IMS Health em números no cenário mundial, reiterando que o painel da consultoria no Brasil permite uma cobertura
de mais de 98% das vendas no mercado do varejo farmacêutico. Também disse que a parceria estratégica com a FEBRAFAR fundamentalmente visa “aperfeiçoar a visibilidade de um canal relevante e crescente, que é o Associativismo da FEBRAFAR, ampliar a capilaridade dos dados e oferecer novos serviços à indústria, aumentando a exposição da Federação junto aos nossos clientes farmacêuticos e de consumo”. E salientou que “as principais organizações farmacêuticas e de saúde ao redor do mundo confiam em nós para ajudá-las a repensar estratégias, remoldar operações e reinventar modelos de negócios para o ambiente de saúde”.

A FEBRAFAR em números
Segundo Edu Rocha, as lojas integradas às redes associadas à FEBRAFAR apresentaram crescimento superior ao mercado nos últimos dois anos. Em unidades, o crescimento obtido em 2013 foi de 17% na comparação com o ano anterior. Em valores, o incremento chegou a 18,7%, de dezembro a dezembro, justificado pelo aumento no volume comercializado pelas lojas associativas. Com maior participação no Nordeste, o avanço da FEBRAFAR foi alavancado pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste. “A Federação apresenta alta importância na maioria dos Estados que mais crescem e avança acima do mercado nos 5 principais (SP, RJ, MG, RS e PR),” afirmou. Conforme o executivo, a alta capilaridade da entidade propicia acesso a quase metade da população brasileira. “A FEBRAFAR cobre 44% da população. Ou seja, atende aproximadamente 83 bilhões de pessoas em território nacional, sendo que os PDV´s associativos atingem principalmente os novos consumidores, a emergente classe média/média baixa - os quais apresentaram as maiores taxas de crescimento em 2013.”

Outro dado relevante refere-se à utilidade do programa governamental Farmácia Popular, que trouxe grandes reflexos para a população e para as próprias farmácias da rede privada. De acordo com o estudo, as lojas FEBRAFAR que fazem parte do Farmácia Popular destacaram-se em importância e evolução nas vendas (dez/13). Ou seja, estas obtiveram vendas 54% maiores do que as não credenciadas no programa, que registraram aumento de 12%. O mesmo ocorreu com as lojas que utilizam o produto PEC, da FEBRAFAR, para captação e fidelização de clientela. As lojas com o PEC apresentaram vendas por loja, e evolução, superiores às demais.

Com relação ao perfil de compra do consumidor no varejo farmacêutico, de acordo com o estudo Pharmaview 2013, os consumidores que compraram além do planejado levaram predominantemente produtos de consumo (não medicamentos). Neste contexto, as lojas da FEBRAFAR oferecem diversidade de mix superior à média do mercado. Contudo, um portfólio mais focado em medicamentos também é observado nas melhores lojas associativas - que apresentam maior mix em todas as categorias. Ou seja, existe espaço para crescimento das multinacionais na comunidade FEBRAFAR, tanto em medicamentos como em Health Care (saúde e bem estar).

Por fim, Rocha apresentou as tendências do mercado, demonstrando que existem perspectivas de que o ambiente no varejo e distribuição deve permanecer bastante dinâmico nos próximos anos. “Enquanto as grandes corporações seguem com planos de aberturas de novas lojas, com importantes desafios pela frente, as lojas independentes, médias e pequenas redes buscam diferentes modelos para ganhar poder de barganha e eficiência no negócio, tais como a consolidação do canal associativista, a especialização como forma de capturar clientela segmentada (exemplo, Diabetes, Manipulação, Personal & Beauty Care, Espaço do idoso, Nutricionais, etc) e foco em nichos específicos (Drogarias Ultra popular)."

Encerramento
O último dia do encontro foi reservado para tratativas internas, ocasião em que o residente da FEBRAFAR, Edison Tamascia (foto), comentou as mais recentes leis que regem o setor e seus principais impactos ao varejo, além dos grupos técnicos de trabalho dos quais a Federação integra no Governo Federal e aproveitou para anunciar o Treinamento para Líderes que a entidade realizará em maio (do dia 19 ao dia 22), sob coordenação do CPDEC e patrocínio da Hypermarcas, aos executivos que exercem liderança na atual Diretoria ou pretendem exercê-la em gestão futura da rede.

Presente à reunião, o prof. Rodnei Domingues, consultor do CPDEC, apresentou o conteúdo programático do treinamento com a discriminação dos horários das atividades (cronograma), dia a dia. Ao final, reforçou que, aos treinandos com 100% de presença, será emitido um certificado de participação. As empresas farmacêutica Medley, consultoria IMS Health, Agência Mais Corporativo, DPV Nice (Consultoria / Capacitação / Eventos) e Byss (Comunicação / Marketing / Eventos) também abrilhantaram a sessão.

Compartilhe

Comentários ()

© 2012 • Cosmética News. Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por Index Software

Voltar ao topo