Ex-presidente da varejista Walmart assume o comando da empresa de venda direta Jequiti

O Grupo Sílvio Santos recrutou o executivo Marcos Samaha (foto) para assumir o comando da sua operação de venda direta, a Jequiti. Marcos, que começou a dar expediente na sede da empresa no início de agosto, é um nome com ampla vivência no varejo, área na qual acumula mais de duas décadas de vivência. Entre 1992 e 1996, ele foi responsável pelas áreas de Operações, Recursos Humanos e Franquias da rede norte-americana de fast food Arbys, cujos sanduíches tinham como base o Roast Beef. O executivo foi diretor de Hipermercados no Grupo Pão de Áçucar antes de ser recrutado pelo Walmart, o maior varejista do mundo, onde ele ocupou posições de liderança como presidente para América Central e depois de CEO e presidente da operação brasileira, posto que deixou em 2013. Marcos também teve uma rapidíssima passagem de um mês pelo grupo JBS no final de 2013, à frente da JBS Foods, operação criada para agrupar a Seara e outras marcas de frango do portfólio do grupo.

Marcos Samaha é psicológo, com especialização em psicologia industrial e organizacional. Ele possui MBA pela FIA/USP e diversos cursos de gestão e negócios em universidades como Harvard (EUA), Insead (França) e a própria FIA. É conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e professor convidado do curso de MBA da Universidade Mackenzie.

À frente da Jequiti, cujas vendas superam os R$ 500 milhões, Marcos terá vários desafios, como reavivar o portfólio de marcas locais, especialmente no segmento de perfumaria. Já que muito dos esforços de mídia e comunicação da empresa estavam concentrados no portfólio de marcas internacionais, especialmente as da Coty, que agora estão no portfólio da arqui-rival Avon. A construção de uma fábrica própria e o avanço das vendas e da base de consultoras, em uma ambiente ainda mais competitivo e recessivo, também serão desafios para o novo presidente da empresa.
}

Comentários ()

Blogs

Tags