Em transação comercial, L'Oréal repassa 50% da Galderma à Nestlé

Nestlé e L' Oréal anunciaram hoje que seus respectivos Conselhos de Administração, em reuniões realizadas em 10 de fevereiro de 2014, aprovaram, por unanimidade de seus membros votantes, uma transação estratégica para ambas as empresas em que L'Oréal vai comprar 48,5 milhões de ações próprias (8% do seu capital social) da Nestlé.

A operação será paga pela empresa de produtos de beleza com o repasse de 50% da desenvolvedora de medicamentos dermatológicos Galderma à Nestlé — participação avaliada em 3,1 bilhões de euros, considerando a dívida líquida da companhia — e dinheiro, no valor de 3,4 bilhões de euros.

Para realizar o cálculo, a Nestlé e a francesa L’Oréal fizeram uma média das cotações dos pregões entre 11 de novembro do ano passado e 10 de fevereiro, o que resultou em 124,48 euros por ação. Todas esses papéis recomprados serão cancelados pela L’Oréal, reduzindo sua base acionária.
A reorganização societária da L’Oréal vai deixar a família Bettencourt Meyers, que comandou a empresa durante muito tempo, com maior poder dentro da companhia. A fatia será elevada de 30,6% para 33,31%, enquanto a da Nestlé cai de 29,4% para 23,29%. A suíça perde uma cadeira no conselho de administração, reduzindo sua presença de três para dois conselheiros.
Dentro da Nestlé, a mudança trouxe a criação de uma nova subsidiária, a Nestlé Skin Health, que vai cuidar das atividades da Galderma. A suíça já possuía 50% das ações da empresa.

“Mesmo com nossa menor participação, vamos continuar a apoiar o desenvolvimento da L’Oréal, como nos últimos 40 anos”, comentou, em nota, o presidente do conselho da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe.

“A L’Oréal vai com certeza se beneficiar da presença reforçada e bastante significativa da família Bettencourt, que continuará a apoiar a companhia como sempre fez no passado, mas também com o suporte da Nestlé”, declarou Jean-Paul Agon, presidente da fabricante de cosméticos.


}

Comentários ()

Blogs

Tags