No último dia 27 de outubro, jornalistas que se dedicam a cobertura especializada de diferentes setores da economia brasileira, se reuniram No Teatro CIEE, em São Paulo, para a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Especialistas. A iniciativa inédita premia e reconhece jornalistas especializados em 32 áreas da negócios como Agropecuária, Cosméticos, Farmacêutico, Papel e Celulose, Petróleo e Gás, Saúde e Telecom. Estes jornalistas entregam ao público uma informação de qualidade em seus respectivos segmentos, bem apurada, que é relevante para o cotidiano do leitor, e por isso merecem ser reconhecidos diz Márcio Cardial, publisher da revista Negócios da Comunicação, especializada em mídia e comunicação e organizadora da premiação
A escolha dos vencedores três por segmento - foi realizada por meio de voto livre e direto dos jornalistas e profissionais de comunicação que indicaram espontaneamente até três jornalistas por categoria. Cerca de 60 mil profissionais de todo o País receberam um link individual de acesso à votação, que foi realizada pela H2R Pesquisas Avançadas e auditado pela BDO Brazil.
Entre os premiados da primeira edição, na categoria de Cosméticos, estava o editor e publisher da Cusman que edita a Packing Cosmética e também Atualidade Cosmética e o site CosméticaNews Aûani Cusma de Paula (na foto, à direita). "É uma honra e uma satisfação enorme receber essa premiação, que é fruto de muito trabalho e dedicação ao mercado de beleza. Após tantos anos concedendo prêmios e troféus, ganhar um é realmente uma sensação especial, que eu compartilho com toda a equipe da Cusman, as fontes do mercado e, principalmente, com os nossos leitores", comemora. O editor da Cusman foi o único profissional de veículos especializados na área a figurar nessa categoria, que também teve como vencedoras as jornalistas Luísa Melo, do site Exame.Com e Tatiane Bortolozi, do jornal Valor Econômico. A placa de reconhecimento foi entregue pelo coordenador de Comunicação Corporativa do Grupo Boticário, um dos patrocinadores do evento, Wallace Faria.
Desde a minha infância estou envolvido com o mercado de beleza, com perfumes e cosméticos, e antes dos 10 anos já era um leitor regular de revistas e jornais. Juntar as duas coisas acabou sendo natural, diz Aûani, que soma 20 anos de casa, sendo mais de dez deles à frente da redação, definindo a linha editorial dos veículos e trabalhando em conjunto com os repórteres da Cusman na criação de pautas atrativas e originais, na apuração dos principais acontecimentos do mercado e na construção de reportagens especiais sobre os diferentes aspectos do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil e no Mundo.
Para o editor da Cusman, o jornalismo especializado de qualidade demanda rodagem
e conhecimento para entender o setor que você está cobrindo com um olhar
holístico, juntando pontos que provavelmente os leitores no caso do jornalismo
especializado, os profissionais da área que se cobre talvez não enxerguem ou
não conectem de imediato. Isso é ainda mais importante nos dias de hoje,
quando lidamos com uma avalanche de informações que faz com que você acabe
sabendo da mesma coisa muitas vezes em diferentes veículos e plataformas, só
que sem saber exatamente as implicações que aquela informação pode ter no
mercado, as consequências que ela pode desencadear. E isso é o mais importante para
quem precisa entender de verdade o que se passa no mercado para tomar decisões,
pontua.