Detalhes sobre a 1ª edição do Prêmio Amigo de Vendas

Detalhes sobre a 1ª edição do Prêmio Amigo de Vendas
Além de uma programação recheada de congressos e workshops, e uma série de lançamentos de produtos, a Beauty Fair – que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo – trará uma novidade ao público, especialmente para os lojistas de perfumaria e representantes comerciais. Durante o Fórum Beauty Fair do Varejo de Beleza, que ocorre no dia 9, a maior feira da América Latina também promoverá a 1º edição do Prêmio Amigo de Vendas. A ideia é  reunir o varejo e a indústria de beleza para confraternização e relacionamento, mas também para consagrar, por meio de voto popular, o “Melhor representante comercial da indústria de beleza” e o “Melhor lojista de perfumaria”.

Marcelo Mattos, gerente de Projetos da Beauty Fair, conta detalhes sobre a iniciativa e o objetivo da premiação. Ele revela que a ideia surgiu de ressaltar a importância da equipe da indústria para o canal Perfumaria. A partir das 20h30, serão contemplados as duas figuras mais votadas em nível estadual. O intuito é tentar eleger ao menos um por estado, sendo que, em São Paulo, será eleito um pela “Grande São Paulo/Capital” e outro pelo “Interior”. 

A votação pode ser feita – exclusivamente por representantes comerciais e lojistas de perfumarias – pelo site: www.beautyfair.com.br/amigodevendas/ e, até esta terça-feira (6/9), cerca de 700 votos foram feitos. A expectativa, segundo Marcelo, é passar de 1.000, tentando atingir a 1.500. A votação acontece até as 20h da sexta-feira, dia da premiação.

- Como funcionará esta primeira edição?
Temos eventos para o lojista de perfumaria, para o dono da indústria (que faremos no final do ano), para o profissional de cabeleireiro e para profissionais em geral. Não tínhamos nenhum evento que contemplasse especificamente essa equipe comercial de vendas. Então, ele vem no sentido de cobrir essa lacuna, de aproximar cada vez mais a equipe de venda da indústria do canal multimarcas de produtos de beleza, que classificamos como canal especializado, lojas de perfumaria. O grupo Ikesaki, por meio da Beauty Fair, defende que tem de potencializar esse canal para que a indústria enxergue cada vez mais esse canal como estratégico para ela. Isso não só para lançamentos de produtos, mas principalmente para toda a parte de consultoria de venda, por meio das promotoras e demonstradoras.

- Partiu de vocês a ideia ou houve algum pedido por parte dos representantes comerciais?
Partiu da gente mesmo. Sempre escutávamos alguma coisa deles, mas foi uma ideia nossa de preencher essa lacuna. Para não ficar um evento exclusivamente de relacionamento, então criamos o Prêmio Amigo de Vendas, que neste ano se dará muito por empatia, em que o lojista de perfumaria elege o representante comercial e vice-versa, com o representante escolhendo o lojista que mais gosta, que mais compra dele, ou seja, não criamos nenhum atributo este ano. É por empatia. “Votei nesse porque ele me dá um bom atendimento”, ou ainda “votei nele porque ele me representa, está sempre investindo na minha loja, traz investimentos de Trade Marketing, demonstradoras, promotoras, etc.”

- De alguma forma, vocês irão “explorar” um pouco mais o resultado, divulgando os mais votados, ou quais os atributos mencionados, por exemplo?
Primeiro ano você sabe que sempre é difícil engajar as pessoas. Estávamos conversando de encerrar a votação no dia 30 de agosto. Mas o número não estava bacana para fechar. Por isso, faremos a votação até às 20h do dia do evento. Depois faremos a apuração e, quem estiver presente, ao ser chamado, subirá ao palco rapidamente para receber. Quem não estiver, faremos a menção e depois formalizaremos isso, enviando o troféu. Para o próximo ano, queremos fazer uma pesquisa rápida lá no dia para identificar no ponto de venda quais são os atributos que melhoram a performance da indústria dentro do canal dela. Por exemplo, sou da Ikesaki e acho que a indústria tem de colocar mas verba aqui de Trade, ou acho que a indústria tem de colocar promotoras... Também faremos essa pergunta para a equipe de vendas da indústria... E aí, em cima desse  resultado, o que você acha que a loja de perfumaria deve fazer em favor de sua marca dentro do canal? Para aí sim, no próximo ano, criarmos alguns prêmios específicos, por exemplo, “a melhor indústria em termos de investimentos em PDV”, “a melhor indústria que faz ações em trade e Marketing”, e assim categorizar este prêmio.

- Então, a ideia então é manter este prêmio anual, aumentando-o com esta pesquisa e também categorizando-o?
Isso, criando aí de três a cinco categorias.

- O que podemos apontar como o grande objetivo desta premiação?
Tem dois. Que o lojista enxergue na Beauty Fair que todo o ano ele tem de estar presente na feira, porque hoje ela não é só mais uma feira em si. É uma empresa que promove diversas oportunidades para esse lojista se desenvolver como empresário a nível de gestão, ter oportunidade de estar lá recebendo em primeira mão os lançamentos e principalmente todo o pacote estratégico de vendas para o final do ano, que toda a indústria se prepara para isso. Então, que ele coloque realmente na sua agenda e que pense “pô, tenho de estar presente na Beauty Fair”. Do ponto de vista dos representantes comercias, também temos a intenção depois de fornecer serviços para eles, através de empresas parceiras. A Beauty Fair, a partir deste ano, começou a se posicionar de uma forma diferente no mercado, não só como uma empresa de feira. Levamos um grupo de empresários para a NRF em Nova Iorque, depois teve o pós-NRF, depois fizemos o Fórum de Líderes para Salões de Beleza. Então, queremos criar alguns eventos, produtos e serviços, para estar conversando com o mercado durante todo o ano, não só nesses quatro dias pontuais da feira. 

- Qual o tamanho da importância da premiação para essas duas figuras: lojistas e representantes comerciais?
Com os representantes, queremos plantar uma sementinha para eles internalizarem isso para dentro das indústrias, mostrando o quanto que é importante estar investindo dentro do canal Perfumaria, pois de alguns anos para cá ele deixou de ter aquela gestão familiar. Já existem modelos de negócios, que podem se comparar a grandes redes de drogarias, que antes não eram assim percebidas pela indústria. Então, queremos posicionar o canal Perfumaria, que já tem modelos, como a Ikesaki e muitas outras pelo País... e para mostrar que a indústria pode sim quando for desenvolver uma estratégia específica para o canal e que ela pode vir junto, procurar a Beauty Fair, para a gente estar conectando isso com o mercado. Para o lojista, é mais de a gente dar palco para esse cara e valorizá-lo, por todo o trabalho que ele vem fazendo, vem absorvendo do Fórum Beauty Fair do Varejo de Beleza, que é um evento que deslocamos da feira há quatro anos e deu muito certo, se firmou. E também escutamos um feedback bacana do mercado, dizendo “puxa vida, foi por causa das palestras X, Y, Z que vi no fórum, que eu comecei a fazer tal coisa no meu negócio. Entendemos então que estamos conseguindo cumprir nosso papel, que é desenvolver o mercado de beleza.

- Que pontos você indicaria para que o relacionamento entre lojistas e representantes comerciais fosse ainda melhor?
Do ponto de vista do lojista, ainda tem de ter uma maturidade a atingir, comparando um pouco com o farma, que é a parte da informação. A loja tem de entender o quão é importante ela ter uma informação fidedigna no que diz respeito às suas vendas, que para o representante estar transmitindo que ele vai botar o seu gerente regional, ele vai subir e aí você consegue ter uma mensuração melhor de tudo o que é sell in e sell out das marcas dentro do canal. Então, quanto mais a loja conseguir entregar isso, de forma mais assertiva e correta para a indústria, mais a indústria vai enxergar o quanto o canal é importante e que ela pode sim vir investir porque ela está enxergando números fidedignos.
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