Artigo de Opinião Por que medir o sell-out em tempo real - e como toda a cadeia pode se beneficiar disso

Artigo de Opinião Por que medir o sell-out em tempo real - e como toda a cadeia pode se beneficiar disso

Sabemos que a maioria das empresas ainda avalia seu desempenho de vendas com base nos números de sell-in, ou seja, a quantidade de produtos que conseguem vender e alocar no estoque de seus compradores, sejam eles marcas, distribuidores ou varejistas. A medida pelo sell-in induz toda a cadeia a se comportar em um padrão que gera extremos, como excesso de estoques ou escassez de produtos.

Por exemplo, quando o estoque de um varejista está cheio, mesmo que acima de sua capacidade de vendas, a marca, produtor ou distribuidor pode se considerar em uma posição positiva, de lucro. No entanto, a médio e longo prazos, essa situação irá impactar negativamente toda a cadeia. Esse padrão, sendo repetido mensalmente, inviabiliza uma gestão precisa de estoque e previsão acertada de demanda.

Por essa razão, o sell-out deve ser o indicador máximo a ser monitorado diariamente. O controle desse número inverte a lógica e reorganiza todas as etapas da operação de venda da cadeia.

No modelo ideal, o estoque do varejista é quem manda no jogo. Esse deve ser controlado com base nas vendas ao consumidor final (sell-out). E, se o distribuidor, a marca e a indústria têm esse indicador em mãos, poderão fazer a reposição do estoque conforme necessidade específica, beneficiando o planejamento de vendas e a gestão de todos os estoques envolvidos no processo.

Veja essas quatro ações altamente impactantes que você pode aplicar com números de sell-out atualizado sempre em mãos.

Gestão conjunta de vendas e estoque

A integração entre os agentes da cadeia através do indicador de sell-out cria em todos o compromisso contra as oscilações do mercado, evitando falta de produto, excesso de estoque e até o vencimento de produtos no ponto de venda.

Economia com visitas às lojas

Saber exatamente quando deslocar pessoal para visitas ao ponto de venda. Com a rotina realizada apenas quando necessária, as visitas passam a ser mais efetivas, gerando economia de tempo e dinheiro.

Medida real de desempenho

O lojista pode ser acompanhado e

You can place an order for your favorite uk aaa quality omega copy watches online.

Among all the online shops of UK Swiss luxury cartier replica watches, this website is the one with the best quality and cheapest price. analisado pelo número de produtos que vende (sell-out), e não mais pelo que compra (sell-in). O método gera uma avaliação mais real do desempenho e da capacidade de recompra desse lojista.  

Estratégia de bonificação e incentivos nos pontos de venda

Com números mais precisos de sell-out, é possível implementar uma estratégia de bonificação no ponto de venda que ajude a influenciar a decisão de compra e melhore sua performance. Reconhecendo e motivando o trabalho de promotoras e balconistas, conseguimos impulsionar produtos específicos com campanhas segmentadas por PDV.

O monitoramento dos números deve ser, no mínimo, semanal, sendo que o ideal é o acompanhamento diário, para haja tempo de reação e decisão baseadas em dados confiáveis e atualizados. A realidade é que definir metas mensais com acesso a dados desatualizados somente uma vez por mês é contar com a sorte.

Está no caminho certo e alcançando melhores resultados quem está coletando esses dados em tempo real, organizando-se para gerar informação útil à tomada de decisão.

A tecnologia deveria ser uma aliada nesse processo. No entanto, nosso setor ainda carece de soluções específicas. Os gestores fazem o que podem, usando ferramentas adaptadas e fazendo boa parte do processo manualmente, o que gera falhas, retrabalho e lentidão. Meu objetivo na Byefive, start-up a que me dedico há dois anos, é finalmente resolver esse problema, entregando uma ferramenta única, simples e especializada.

O desafio agora é criar no mercado uma cultura de investimento em tecnologia e inteligência de dados aplicada ao marketing.

Um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que não fazem esse investimento. Inteligência de Dados, Big Data e Mobilidade são serviços que se destacam na pesquisa. Entre os benefícios do uso da tecnologia para as empresas estão a otimização dos processos, redução de custos e agilidade nas tarefas. 

O clichê “dados são o novo petróleo” vale mais do que nunca. Com a concorrência direta e indireta pela atenção do consumidor aumentando a cada dia, se quisermos aumentar nossas vendas não podemos fazer as mesmas coisas que fazíamos antes.

Conhecer a quantidade de cada produto que vendemos ao consumidor final semanalmente é o primeiro passo em uma gestão proativa e estratégica das vendas. Precisamos criar uma mentalidade de interdependência, onde todos os agentes da cadeia colaboram para vender mais. E, para isso, devemos direcionar nosso foco a um indicador comum, o sell-out.

Contato: alexandre@teha.com

You can place an order for your favorite uk aaa quality omega copy watches online.

Among all the online shops of UK Swiss luxury cartier replica watches, this website is the one with the best quality and cheapest price.

}

Comentários ()

Blogs

Tags