Aptar destaca que tendências para 2017 são promissoras

Aptar destaca que tendências para 2017 são promissoras
Em qualquer país, o mercado de embalagens costuma ser um termômetro da própria economia, já que o crescimento ou a diminuição de pedidos às fábricas está intimamente associado à performance comercial de várias indústrias, como alimentos, bebidas, fármacos, perfumaria, cosméticos e artigos de higiene, dentre várias outras. 

Em segmentos específicos, como no de produtos solares, as tendências são promissoras, sobretudo para o próximo ano. No período das Olimpíadas, a Aptar Beauty + Home lançou no mercado em caráter de teste o Proteo (foto), conceito de embalagem em sachê transportável de 50 ml. “Realizamos uma pesquisa e identificamos que o consumidor gosta de embalagens maiores para manter em casa e versões menores do mesmo produto para levar consigo aonde for. Foi por essa razão que desenvolvemos o sachê de 50 ml”, explica Mirelle Orpinelli, coordenadora de desenvolvimento de mercado da Aptar Beauty + Home no Brasil.
 
No estudo da multinacional, alguns dados são bastante curiosos: o nicho de protetores solares, por exemplo, está em alta no Brasil. Na pesquisa, 68% das pessoas ouvidas relataram usar algum tipo de creme ou loção protetora. “Os fabricantes que olharem para além da proteção contras os raios ultravioletas poderão aumentar a participação de mercado, dado o interesse do consumidor: 25% estão interessados em proteção solar com benefícios antienvelhecimento, 23% em produtos faciais que atuem contra fatores ambientais como a poluição, e 20% desejam produtos que também protejam o cabelo e o couro cabeludo”, destaca Orpinelli. 
 
Outra tecnologia de destaque nesse mercado é a Bag on Valve (BoV), parecida com um aerossol, mas cujo conceito é airless. Com mais recursos, funcionalidades e maior proteção das fórmulas mais sensíveis, visa proporcionar ao consumidor uma melhor experiência, já que o produto contido na embalagem – geralmente sprays, loções e géis – conta com funcionalidade em 360°, tem evacuação total e pulverização contínua.
 
Além desses, mais dois produtos estão movimentando o setor: as bombas GS e o spray EuroMisty. A primeira é uma pump de loção versátil que oferece diversas opções estéticas e benefícios funcionais. Feita a partir de um sistema modular que permite uma fácil personalização, ela também possui um sistema on/off de trava, que facilita o transporte.
 
Já a EuroMisty oferece um spray de alta qualidade, com grande variedade de dosagens, insertos e atuadores que permitem uma ampla gama de combinações. A bomba é facilmente personalizável e tem a possibilidade de manipular até mesmo formulações mais difíceis.
 
Curiosidades do estudo

No estudo realizado pela Aptar, ficaram constatadas algumas peculiaridades: mesmo com a primeira queda nas vendas em mais de 20 anos, a indústria brasileira de cosméticos, perfumaria e artigos de higiene, famosa por não se abalar diante de instabilidades na economia, permanece muito forte. No segmento de protetores solares, 20% dos usuários brasileiros afirmaram usar produtos desenvolvidos especificamente para o próprio tipo de pele.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, outros 23% se sentem seguros usando produtos de proteção solar para pele sensível, como sabonetes SPF, que mantém a pele protegida mesmo depois do enxágue do corpo.  Em 12 meses, 27% dos lançamentos de proteção solar na América Latina foram comercializados como sendo adequados para peles sensíveis, dos quais 66% eram voltados à categoria “kids”.
 
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